PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Anticoncepcionais hormonais: por que tantas mulheres estão deixando de usá-los?
Anticoncepcionais hormonais: por que tantas mulheres estão deixando de usá-los?

Os anticoncepcionais hormonais são um grande marco no feminismo e na revolução sexual feminina. Afinal, foi somente no ano de 1960 que as mulheres puderam parar de se sentir obrigadas a transar para procriar e passaram a ter a escolha de transar com o intuito de se divertir e ter prazer.

Obviamente, apesar de terem gerado felicidade e a sensação de liberdade para muitas mulheres, os anticoncepcionais hormonais também causaram muita controvérsia e discussão. Principalmente, para as pessoas mais conservadoras na época.

Mas, logo, logo, os medicamentos se tornaram os queridinhos do público feminino (e masculino, diga-se de passagem). Tomar a pílula era o mais puro sinal de liberdade que as mulheres poderiam conhecer. Afinal, elas estavam no controle do próprio corpo e das próprias vidas.

Há alguns anos, mesmo depois de tanto tempo sendo adorados por tantas pessoas (fazem 60 anos da criação dos anticoncepcionais hormonais, em 2020), os anticoncepcionais hormonais começaram a causar polêmica novamente.

E hoje, a liberdade que se busca é outra: as mulheres querem se libertar dos anticoncepcionais hormonais. Isso mesmo! A quantidade de mulheres que têm optado por parar de tomar a pílula é gigante. Algumas o fazem com o auxílio do (a) ginecologista. Outras têm até optado por parar por conta própria.

Mas por que tantas mulheres têm optado por parar de tomar os anticoncepcionais hormonais?

Os motivos pelos quais muitas mulheres têm optado por parar de tomar os anticoncepcionais hormonais são inúmeros. Vão desde os efeitos colaterais leves até problemas mais graves que eles podem vir a causar.

A seguir, listaremos alguns dos principais motivos pelos quais muitas mulheres têm deixado de fazer o uso de anticoncepcionais hormonais. Lembrando que essas são as principais queixas/ motivos de muitas mulheres.

Se você faz uso desse tipo de medicamento e se encontra com dúvidas com relação a ele, se tem muitos efeitos colaterais ou até mesmo se tem vontade de descontinuar o seu uso, converse com o seu (ou sua) ginecologista o quanto antes sobre o assunto.

1 – Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais hormonais

O motivo mais comum pelo qual muitas mulheres optam por deixar de usar os anticoncepcionais hormonais são os efeitos colaterais que eles trazem. Já falamos sobre isso em outros textos aqui no blog, mas cabe relembrar.

Muitas mulheres, ao fazer uso desse tipo de medicamento, podem sofrer com uma grande diminuição da libido, dores de cabeça e até enxaquecas, retenção de líquidos, baixa disposição, infecções vaginais por fungos (decorrentes de uma mudança no pH vaginal) e muito mais...

Portanto se você sofre com algum tipo de efeito colateral que os anticoncepcionais hormonais causam, talvez seja hora de conversar com o seu (ou sua) ginecologista. Você nem precisa, necessariamente, suspendê-lo de imediato, mas testar outras versões do medicamento.

2 – Os riscos que o medicamento apresenta para a saúde da mulher a longo prazo

A quantidade de mulheres que começam a tomar os anticoncepcionais hormonais como se eles fossem a oitava maravilha do mundo e sem nem ter noção do risco que eles podem trazer a longo prazo não está no gibi.

Muitas vezes os (as) ginecologistas receitam o medicamento como se ele fosse a solução para os mais diversos problemas (prevenção de uma gravidez indesejada, menos efeitos da TPM, menos cólica e fluxo menstrual...), mas não conversam com as pacientes sobre os possíveis efeitos colaterais. Principalmente, a longo prazo.

Os anticoncepcionais hormonais trazem riscos cardiovasculares, trombogênicos e até de alguns tipos de câncer. Na maior parte dos casos, esse risco é maior se a mulher já tem algum histórico pré-existente desse tipo de condição, sofre com obesidade, é fumante ou tem algum outro tipo de condição.

E isso não é válido somente para as mulheres em idades mais avançadas não, viu? Muitas mulheres novas (na faixa dos 20 anos e até menos) passaram por problemas graves (trombose venosa, AVCs e afins) por conta dos anticoncepcionais hormonais.

3 – O simples fato de não querer mais ingerir o tanto de hormônios que os anticoncepcionais trazem

Há também as mulheres que, por conta de um maior autoconhecimento e autoconsciência decidem que não querem mais ingerir hormônios de maneira artificial e “desnecessária”.

Afinal, se o uso do anticoncepcional (que é um medicamento) não está sendo utilizado para tratar nenhuma questão de saúde, para que o tomar. Ninguém toma remédio para dor de cabeça se não sente dor de cabeça, certo?

Então, visto que existem hoje no mercado tantos modos de se prevenir de uma gravidez indesejada, para que encher o próprio corpo de hormônios. Lembrando que o método mais seguro até hoje e que previne contra DSTs é o preservativo.

Concluindo...

Existem muitas mulheres que optaram por deixar os anticoncepcionais hormonais de lado e vivem muito bem sem eles. Se você está com dúvidas com relação a para ou não, cabe uma conversa com o seu (sua) ginecologista. Nesse caso, o que vale é colocar a sua saúde em primeiro lugar!