PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Tem a vagina sensível? Venha entender por que isso acontece
Tem a vagina sensível? Venha entender por que isso acontece

A vagina sensível é algo que preocupa as mulheres. Afinal, estamos falando de quando ela está demasiado sensível. Mas por que isso acontece? Há várias causas possíveis...

Esse tema é também muito sensível! Afinal, falar de vagina e de seus problemas continua sendo um pouco tabu. Mas é preciso falar do assunto sem frescuras, com cuidado e verdade, porque é uma parte bem importante de nossa saúde como mulheres.

Portanto, se você estiver sentindo a vagina sensível ou algum desconforto nessa área, vamos lhe ajudar com esse artigo.

Porém, antes de mais, você precisa entender uma diferença essencial da anatomia da mulher. Há quem confunda a vagina com a vulva, ou a vulva com a vagina. Mas são coisas um pouco diferentes!

A vagina é o canal que liga o útero à parte externa de seu corpo. É, portanto, por onde sai a menstruação e também os bêbês.

Já a vulva inclui os lábios externos e internos da vagina, bem como o clitóris, a uretra (que é por onde sai a urina) e também a abertura vaginal.

Assim, essa diferença é bem importante para você conseguir entender onde está a vagina sensível, em que parte exatamente é o desconforto.

Mas o que é mesmo a vagina sensível?

Estamos falando de sentir desconforto nessa área. Veja que chamar para a conversa a vagina sensível significa que algo não está indo como sempre esteve. Portanto, se trata de algum tipo de sinal que, de alguma forma, nos preocupa.

Essa vagina sensível pode ser simplesmente um desconforto ou uma irritação em si mesma ou na vulva, ou ainda incluir também ardor ou mesmo dor. Tudo depende da situação e das causas.

O incômodo pode ser na parte interna do canal vaginal, ou mais em sua parte externa, na vulva, em seus lábios vaginais, ou em todo lado!

Porque a vagina fica sensível?

Existem várias causas que podem ajudar a entender o que leva a uma vagina sensível e algumas são para você se preocupar. Mas outras são simplesmente um indicador de como essa região é delicada. Por isso, você precisa cuidar tão bem dela, com carinho e muito amor!

Mas venha, então, entender porque a vagina fica sensível com algumas razões possíveis...

Sexo vigoroso

A prática de sexo selvagem e intenso pode ser uma das causas para sua vagina sensível. Veja que essa região tão sensível pode rasgar ou se machucar durante uma sessão de sexo violento, provocando até dor.

As lesões são mais prováveis de ocorrerem se a pele estiver seca ou sem lubrificação, por exemplo, em casos de abuso sexual ou de violação. Em situações dessas, procure de imediato médico e apresente queixa. Esse tipo de crime não deve ficar impune!

Mas mesmo quando é feito com consentimento, ou que você seja adepta de BDSM e de alguma dor, sua vagina pode machucar com a prática de sexo mais vigoroso. Se for o caso, procure abrandar um pouco depois dessa sessão mais intensa. Mais vale dar algum descanso a sua xaninha por um tempo!

Trauma na zona

Em caso de ter sofrido algum acidente, por exemplo de aviação ou de queda do cavalo, você pode também sentir sua vagina sensível. Isso pode ocorrer sobretudo se bater com essa zona com alguma violência.

Mas também em caso de uma gravidez, com parto natural, sua vagina estará muito sensível durante um bom tempo. Algumas mulheres ficam se queixando por algumas semanas, mas em outras, o desconforto pode ser mais demorado.

Infecções por fungos

Há várias infecções que podem afetar sua vulva e/ou vagina, provocando maior sensibilidade, mas também dor, ardor e coceira.

Uma das infecções mais comuns nas mulheres é a candidíase que é causada por um fungo, deixando sua vagina sensível. Alguns de seus sintomas são:

  • Dor durante a relação sexual
  • Ardor fazendo xixi
  • Corrimento espesso, branco e com odor fedorento.

A candidíase é habitual em muitas mulheres, sendo associada, em alguns casos, ao uso de anticoncepcional hormonal ou ao elevado stress. Mas os hábitos de higiene depois do sexo, e mesmo antes, também podem aumentar o risco de desenvolvimento desse fungo. Demorar em trocar as roupas suadas do ginásio é um bom exemplo do que você não deve fazer.

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é causada por uma mudança no equilíbrio das bactérias que existem, naturalmente, em sua vagina. Não é certo por que isso pode acontecer e nem todo mundo tem sintomas.

Nas mulheres em que a infecção se manifesta, podem sentir:

  • Odor intenso a peixe
  • Corrimento branco, cinza ou espumoso
  • Coceira
  • Ardor ao urinar.

O risco de sofrer de uma vaginose bacteriana aumenta mais se você se lavar demasiadas vezes lá em baixo - verdade! A xaninha tem sua própria forma de autolimpeza, portanto, náo exagere nas lavagens!

Manter vários parceiros sexuais e a falta de bactérias boas em sua flora vaginal também aumentam as chances de sofrer essa infecção.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

As ISTs, ou infecções sexualmente transmissíveis, também podem deixar a vagina sensível, com dor, coceira e a sensação de que está queimando. Algumas dessas infecções são:

Se suspeita que está com uma dessas ISTs, ou com outra, procure seu médico e evite manter relações sexuais. É importante que você se proteja e se trate.

Além disso, procure realizar o quanto antes testes rápidos de ISTs e HIV, para despistar situações mais complicadas.

Infecção Urinária

As infecções urinárias são muito comuns em mulheres, ocorrendo quando bactérias conseguem entrar no trato urinário.

Alguns de seus sintomas são:

  • Dor pélvica e pressão pélvica
  • Vontade constante de fazer xixi
  • Urina de cor e odor fortes
  • Sexo doloroso.

Uma boa forma de solucionar e evitar esse problema é você beber muita água ao longo do dia. Isso levará a que urine muito, o que limpará seu trato urinário das bactérias indesejadas.

Alergias ou irritações

Há casos em que a vagina sensível pode ocorrer devido a irritações e alergias que podem ser provocadas, por exemplo, por:

  • Detergentes
  • Sabonetes
  • Produtos de banho
  • Espermicida
  • Preservativos de látex
  • Tampões e almofadas menstruais.

Raspar ou depilar a zona também pode causar incômodo e provocar irritação, sobretudo na fase em que os pelos começarem crescendo. Mas esse tipo de situação é temporário.

As duchas também podem causar problemas de irritação, pois a região é tão sensível que se pode sentir machucada com tanta lavagem.

O suor, o uso de roupas apertadas, mas também doenças de pele podem provocar igualmente irritação na zona.

Secura vaginal

A secura vaginal é algo que pode ocorrer em qualquer fase da vida de uma mulher, mas é mais comum após a menopausa. Isso se deve a uma queda nos hormônios estrogênio existentes em seu organismo.

Quando o tecido vaginal se encontra mais seco, fica mais suscetível a danos e a irritação. Sem a lubrificação natural, o roça-roça do sexo pode parecer uma lixa, o que será muito desagradável.

Uma boa ideia, nesses casos, é usar um lubrificante de boa qualidade que você pode comprar em sexshops, farmácias ou até em alguns mercados.

Vulvodinia

Essa é uma condição de dor crônica que pode durar alguns meses ou anos! Se trata de uma dor ou desconforto com queimação na vulva, podendo envolver apenas uma área ou toda ela.

A dor pode acontecer com o toque na região genital feminina, por exemplo, quando você insere um tampão ou um pênis durante o sexo. Mas também se sentir o tempo todo em toda a vulva e vagina.

Pode ainda haver sensibilidade aumentada na região, bem como coceira e uma sensação de calor na vulva.

Apesar de tudo isso, na vulvodinia, a vulva tem uma aparência normal, sem sinais de irritação ou de inflamação.

Também conhecida por vestibulite vulvar, não existe uma causa identificada como provocadora desse tipo de problema. Mas o estresse, a ansiedade, disfunções do assoalho pélvico e candidíase recorrente são algumas das causas possíveis.

Endometriose

A endometriose é mais uma condição que pode causar a vagina sensível. Essa situação ocorre quando o revestimento do útero se acumula em sua parte externa, provocando sintomas como:

  • Dor pélvica
  • Dor menstrual
  • Dor durante o sexo
  • Dor durante uma evacuação
  • Inchaço
  • Dor ao fazer xixi.

Mas nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas. Portanto, o ideal é sempre consultar seu médico especializado.

Vaginismo

O vaginismo é um problema sério que pode até tornar a penetração sexual completamente impossível.

Essa condição ocorre quando os músculos do assoalho pélvico se contraem em excesso, estreitando a parte inferior da vagina. Isso causa dor durante o sexo, mas até usando tampões ou coletores menstruais, o que pode tornar impossível introduzi-los.

Se trata de um problema complexo que precisa de atenção e cuidado médico.

Líquen escleroso

O líquen escleroso é um problema que afeta a pele em torno da vulva e do ânus. É mais habitual após a menopausa, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Não são conhecidas as causas para essa condição, mas se acredita que é uma doença autoimune, com o sistema imunológico atacando seu próprio corpo.

Podem surgir manchas de pele brancas e enrugadas nas áreas afetadas, causando dor e coceira. Também pode levar a mudanças permanentes na vulva, por exemplo, encolhendo ou mesmo fazendo desaparecer os pequenos lábios, ou lábios internos vaginais.

O que fazer perante uma vagina sensível?

Antes de mais, você não tem de ficar sofrendo no silêncio. É muito comum as mulheres sentindo sua vagina muito sensível e com desconforto, sejam quais forem os motivos.

Assim, pense que esse incômodo é sua xaninha lhe dizendo que não está bem. Por isso, você precisa cuidar dela.

Portanto, tenha atenção aos sinais, avalie o que está sentindo e pense no que andou fazendo nos últimos dias. Será que algum comportamento seu pode explicar sua vagina sensível?

Se o desconforto e a sensibilidade continuar, procure ajuda médica. É importante perceber o que se passa e fazer o tratamento adequado, caso haja alguma infecção ou problema de saúde.

Veja que ignorar os sintomas de desconforto só vai piorar a situação.

Remédios naturais

Você pode tentar alguns truques naturais, como o que tem aí em casa, para tratar seu problema. Mas veja que é preciso cuidado com as escolhas que tomar.

Por outro lado, esses remédios naturais vão provavelmente aliviar o desconforto, não resolvendo a infecção.

Uma boa solução, pois não implica riscos, é mergulhar sua xaninha num banho morno. Será ótimo para acalmar ela! Também pode utilizar compressas frias ou pacotes de gel para reduzir o incômodo.

Mas tenha muito cuidado com o que mete em sua xaninha - afinal, ela é mesmo delicada!

Como evitar vagina sensível?

A prevenção é sempre o melhor remédio, não é mesmo! Por isso, você deve apostar em fazer algumas mudanças em sua vida, para evitar ficar com vagina sensível. Algumas ideias são:

  • Deixe de fazer sexo durante um tempo
  • Use lubrificantes sem álcool na relação sexual
  • Prefira preservativos sem látex
  • Evite ficar usando produtos que irritem sua pele (por exemplo, sabonetes, lenços umedecidos ou cremes com fragrâncias e conservantes)
  • Não use roupas muito apertadas (especialmente roupas íntimas)
  • Prefira roupas íntimas 100% algodão ou de bambu
  • Evite as duchas íntimas
  • Tenha cuidado com atividades físicas que pressionem demasiado sua vulva (por exemplo, andar de bicicleta ou fazer cycling)
  • Não use detergentes e amaciantes agressivos ao lavar suas roupas íntimas, enxaguando sempre muito bem.

Sua vagina sensível não melhorou? Vá ao médico!

A vagina sensível não tem de ser um drama, mas pode ser um alerta para que algo não está indo bem com seu órgão genital. Por isso, tenha atenção a todos os sinais, avalie seus comportamentos e tome a decisão certa.

Muitas vezes, essa sensibilidade pode ser por algo menor e nada grave. Mas também pode estar acontecendo algo sério que exija um tratamento adequado. Assim, não deixe sua vagina sensível por muito tempo sem procurar ajuda médica - afinal, é sua saúde que está em jogo!