PUB
mascote
PUB


O que fazer quando a mulher sente dor durante a relação sexual?

Infelizmente, é comum que, em pelo menos alguma fase de suas vidas, as mulheres sintam dor durante a relação sexual. Em algumas situações, isso é muito comum. Mas e você, sabe como proceder quando a mulher sente dor durante a relação sexual? Se você é mulher, sabe como agir?

Afinal, não existe nada mais desagradável e responsável por acabar com a qualidade da vida sexual de um casal do que sentir dor durante a relação. É realmente muito chato passar por isso e a quantidade de mulheres que passam ou já passaram por isso não é pequena.

Quando a mulher sente dor durante a relação sexual: por que o sexo pode ser doloroso?

Como já dissemos, o sexo, quando doloroso, é responsável por minar a qualidade de vida sexual de qualquer pessoa. Quando se trata do público feminino, mais ainda pois, pelo fato de os órgãos genitais serem internos, fica mais difícil de solucionar o problema.
Existem algumas razões “simples” pelas quais a mulher sente dor durante a relação sexual com penetração vaginal. Algumas delas são:

1 – Um sexo mais hardcore sem as devidas preliminares

Seja você homem ou mulher, nunca se esqueça de que grande parte das mulheres levam entre 10 e 15 minutos até estarem preparadas para serem penetradas. Por isso, a paciência nas preliminares é fundamental.
Começar a penetração sem a devida lubrificação é um erro gravíssimo e pode causar desde um pequeno incômodo até dores e ardências maiores na vagina da mulher. Se a intenção é uma rapidinha, fazer uso do lubrificante é fundamental!

2 – Posições com penetração mais profunda

Um bom exemplo de posição na qual a mulher sente dor durante a relação sexual é a posição cachorrinho (ou doggystile ou de quatro). A falta de lubrificação também pode ser a culpada nesse caso, onde o pênis pode encostar no colo do útero dada a amplitude e a profundidade da penetração. Lubrificante e cautela são essenciais nesse caso.

3 – Alterações hormonais em fases como a amamentação e a menopausa

Fases da vida da mulher onde ela passa por alterações hormonais mais “bruscas” também são responsáveis por diminuir a lubrificação e a flexibilidade das paredes vaginais. A amamentação e a menopausa são bons exemplos de momentos nos quais a mulher pode sentir dor durante a relação sexual.

Pode ser grave quando a mulher sente dor durante o sexo?

Infelizmente, a dor na relação sexual não é um problema que tem por trás dele somente as causas mais simples. Dependendo da situação, a dor pode representar alguns problemas um pouco mais sérios e que necessitam de ajuda médica para serem resolvidos. Entre eles:

1 – DSTs e doenças vaginais infecciosas de uma maneira geral

Existem DSTs e doenças vaginais que podem fazer com que a mulher sinta dor, ardência ou um grande incômodo durante a relação sexual. Se a dor for acompanhada de algum corrimento de cor e cheiro estranhos, coceira e ardência, procure atendimento médico.

2 – Miomas, endometriose, cistos e tumores

Sim, quando a mulher sente dor durante a relação sexual, pode ser que seja sinal de algo bem sério, como um mioma, endometriose, cistos ovarianos e até tumores. Por isso, dependendo da intensidade da dor e de outros sintomas que você venha a sentir, busque ajuda médica o quanto antes.
É essencial que, ao desconfiar de qualquer um desses problemas, o médico seja comunicado para tentar resolver a situação o quanto antes.

3 – Cistites e infecções urinárias

Pelo fato de o trato urinário se encontrar muito perto da região genital feminina, é bem possível que problemas como cistites e infecções urinárias venham a causar dor durante a relação sexual.

4 – Vaginismo

Essa é uma síndrome psicofisiológica que pode fazer com que a mulher sinta dor durante a relação sexual. Ela consiste em uma contração involuntária dos músculos vaginais durante a penetração, dificultando-a e, consequentemente, gerando dor. É Muito comum em mulheres jovens ou que já sofreram com abusos e traumas sexuais.

Como proceder quando a mulher sente dor durante a relação sexual?

Qualquer que seja o motivo pelo qual a mulher sente dor durante a relação sexual, uma coisa é certa: ela irá evitar de ter relações (principalmente com penetração) a fim de evitar a dor. E isso pode abalar fortemente os seus relacionamentos afetivos e a sua autoestima. Afinal, uma vida sexual saudável faz parte de uma boa qualidade de vida.

Por isso, conversar sobre o assunto e entender o que está acontecendo é essencial para que a própria mulher consiga entender melhor a situação pela qual está passando.

Se você desconfia que a sua parceira está com algum problema, certifique-se de tocar no assunto e deixá-la confortável para falar sobre isso. E, se você é mulher, não sofra calada se sentir dor durante a relação sexual, converse com o parceiro, com uma pessoa de confiança e busque auxílio de um ginecologista. Com a ajuda adequada, você conseguirá retomar a sua vida o quanto antes.