PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Quando a menstruação atrasa: por que isso acontece e como proceder?
Quando a menstruação atrasa: por que isso acontece e como proceder?

Se tem uma coisa que mexe com a cabeça de todas as mulheres (e de determinados homens) é a tal da menstruação atrasada. Principalmente as mulheres que se gabam de ter um ciclo regular e, quando não estão planejando uma gravidez, se deparam com um atraso quase enlouquecem.

Afinal, o que fazer quando a menstruação atrasa? Será que a única possibilidade nesse caso é a gravidez ou pode ser que alguma outra coisa esteja acontecendo no organismo?

Para que você entenda melhor sobre a situação, fizemos esse texto sobre alguns motivos que podem levar a atrasos menstruais e como proceder caso você venha a se deparar com essa situação.

Quando a menstruação atrasa: o que será que está acontecendo com o seu corpo? Algumas possibilidades:

1 – Gravidez

Sim, por mais que você esteja lendo esse texto esperando outros motivos que não a gravidez para estar com a menstruação atrasada, essa é uma possibilidade. Normalmente, a primeira possibilidade na qual toda mulher pensa ao notar o atraso menstrual. Afinal, a gravidez é altamente associada à ausência de menstruação.

Se você é sexualmente ativa, mesmo que se proteja, vale pensar na hipótese da gravidez. E cabe lembrar que, no primeiro trimestre, ainda é muito comum ter alguns sangramentos de escape e que a ausência mesmo ocorra só depois desse tempo.

Por isso, se você já tem pelo menos uma semana de atraso, vale fazer um teste de gravidez (seja ele de farmácia ou o de laboratório) para tirar a dúvida e poder planejar os próximos passos. Não deixe de consultar com um ginecologista o quanto antes se o resultado for positivo, ok?

2 – Estresse e/ ou ansiedade

Tudo o que mexe fortemente com a sua mente pode ter influência negativa na sua produção hormonal e, consequentemente, no seu ciclo menstrual. Por isso, se você passou por alguma situação recente de estresse e/ ou ansiedade, essa pode ser a causa do seu atraso menstrual.

Uma situação interessante que pode acontecer com uma mulher que não tem planos de engravidar é o seguinte: ela pode ter algum pequeno atraso menstrual eventualmente. E, quando a menstruação atrasa, ela fica ainda mais ansiosa/ estressada pela ausência da menstruação e isso pode causar um atraso maior ainda.

3 – Grandes variações no peso corporal ou excesso de atividades físicas

Tanto um grande ganho de peso quando uma grande perda de peso podem ser responsáveis por alterações no ciclo menstrual. Isso também é válido para mulheres que são esportistas e praticam altos volumes de atividade física.

Mulheres que sofrem com condições como obesidade ou anorexia e bulimia são propensas a ter alterações no ciclo menstrual, inclusive a ausência da menstruação.

Além disso, exercícios físicos em excesso, como treinos para uma maratona ou qualquer volume alto de treinos realizado por mulheres, podem levar a menstruação a não aparecer.

Isso acontece porque, quando o corpo percebe que o organismo está passando por algum estresse (seja um aumento ou perda de peso ou o excesso de atividades físicas), ele decide que esse não seria o melhor momento para lidar com uma gravidez e, por isso, suprime a ovulação. E, se você não ovula, não terá forro uterino para liberar.

4 – Problemas na tireoide

A tireoide é a glândula que regula o seu metabolismo e interage com várias outras partes do seu corpo. Qualquer alteração no funcionamento dessa glândula pode refletir em alterações no ciclo menstrual, inclusive o atraso.

5 – Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Essa síndrome consiste em um desequilíbrio hormonal que pode gerar a ausência de ovulação. Sem a ovulação, a menstruação não acontece. A SOP ainda pode causar ciclo menstrual irregular, excesso de acne, pelos na face e peito, além de problemas de fertilidade.

6 – Qualquer doença crônica ou intolerância alimentar não tratada

Quando a menstruação atrasa, pode ser por razões inimagináveis, como uma doença crônica ou intolerância alimentar não tratada. Isso acontece porque esse tipo de condição leva a um estresse do organismo. E, como já explicamos no item 3, o organismo pode suprimir a menstruação quando estressado.

7 – O seu método contraceptivo

Dependendo da dosagem hormonal do seu método contraceptivo (pílula, injeção, adesivo ou DIU), ela também pode suprimir a sua menstruação. A menstruação também pode demorar a se regularizar se você parou de tomar a pílula (ou usar os contraceptivos hormonais que usava) recentemente.

8 – Menopausa precoce

Existem mulheres que podem sofrer com uma menopausa prematura antes mesmo de completarem 40 anos de idade. Isso acontece porque os hormônios já começam a falhar e há uma insuficiência ovariana. Junto com a ausência da menstruação, a mulher pode sentir suores noturnos, calor e secura vaginal.

Concluindo...

Por mais que a gravidez seja a causa mais comum para que os atrasos menstruais aconteçam, existem várias outras causas que podem levar a esse fenômeno. Alguns motivos podem se resolver sozinhos e outros podem precisar de acompanhamento ou tratamento indicado por um profissional de saúde.

Mas, como você pode perceber, não existem razões para se desesperar quando a menstruação atrasa. Pense bem em como tem sido a sua rotina ultimamente, se achar que deve, faça um teste de gravidez e marque uma consulta com o seu ginecologista se julgar necessário.