PUB
mascote
PUB


camisa rebentou e agora

Quem nunca se viu nessa situação: camisinha rompeu, e agora? Essa é uma frase clássica, onde certamente, ao menos uma vez na vida você já passou por isso ou ainda com certeza irá passar. 

Toda e qualquer pessoa pode passar por essa situação. Mas fique tranquilo, e nosso artigo de hoje, vamos dizer o que é preciso fazer ou não fazer, quando você passar por esse tipo de problema. Daremos dicas também do que é preciso para conseguir evitar esse tipo de situação em uma outra oportunidade.

Camisinha rompeu, e agora? Vem com a gente que vamos dizer o que é preciso fazer neste momento! Confira.

O que é preciso fazer quando a camisinha rompe?

Pesquisas revelam que cerca de 45% de toda a população brasileira, ainda não usa preservativos durante o sexo. Mesmo que 94% da população saiba que sua utilização evita doenças sexualmente transmissíveis. E se você, é um dos participantes dos outros 55%, onde sempre utiliza camisinha em suas relações sexuais e de repente, durante o sexo, a camisinha rompe. E agora? 

Bom, o primeiro passo é não entrar em pânico! Caso você não conheça o parceiro, e tenha dúvidas sobre qualquer tipo de doença e outras situações com o mesmo, é seguir para um posto de saúde e solicitar um PEP – Profilaxia Pós-Exposição. E assim, você poderá tomar um coquetel de antirretrovirais, que dura 28 dias. 

Ao tomar os remédios corretamente, durante todos os dias, suas chances são praticamente zero de se infectar pelo HIV, por exemplo. A dica é procurar pelo posto de saúde, em até 72 horas, pois é este o tempo que o PEP se torna realmente eficaz. Não que seja uma regra de fato, mas caso passem as 72 horas ainda é possível tomar o coquetel, porém, as chances de resultados garantidos serão menores.

Primeira medida a ser tomada 

Você pode de imediato fazer uma ducha caseira – seja no ânus ou na vagina – lavando muito bem externa e internamente, mas saiba que isso não será suficiente contra alguma doença sexualmente transmissível. Pelo contrário, com a utilização de uma ducha, dependendo do vírus presente, a absorção poderá ser ainda mais rápida, por isso tome cuidado! 

Outro ponto interessante, onde a maioria dos brasileiros acaba deixando de lado, é discutir o status sorológico junto com seu parceiro. Quando a camisinha romper, converse com o seu parceiro sobre isso e até mesmo para diminuir a ansiedade de ambos depois do incidente, é ir os dois fazer o exame. Vejam quando foi a última vez que fizeram o exame, e não percam a oportunidade para se cuidarem ainda melhor.

Se ambos já tiverem efetuado o exame nos últimos meses, e garantem que não tenham passado por nenhuma outra situação de risco, não é preciso entrar em pânico. Mas não deixe de realizar o PEP, pois infelizmente existem alguns parceiros que acabam omitindo alguma informação.

Mas seja qual for a situação, é preciso sempre usar camisinha, pois é a melhor, mais barata e mais fácil maneira de se prevenir contra uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis e contra o HIV. Até porque, você sabe que está rolando uma epidemia de sífilis em nosso país? 

Vamos dar algumas dicas para quando a camisinha rompeu. Mas a primeira coisa é não se desesperar! 

Dicas: o que fazer se a camisinha estourar 

  • Confira sempre a data de validade das camisinhas
  • Não utilize camisinhas que tenham sido guardados em locais quentes, com carteira ou porta-luvas
  • Jamais utilize duas camisinhas ao mesmo tempo, uma em cima da outra. Isso além de não aumentar sua proteção, vai fazer com que aumente a fricção entre ambas, aumentando as chances de as camisinhas romperem
  • Se possível, utilize um lubrificante, e sempre à base de água
  • Utilize camisinha do tamanho certo – pois quando utilizadas camisinhas maiores que o tamanho normal do pênis, ou mesmo muito apertados, podem estourar com mais facilidade
  • Não se esqueça de colocar sempre quando o pênis estiver totalmente ereto; tendo sempre atenção para não entrar ar 

Outro grande “medo” quando pensamos: a camisinha rompeu e o que vou fazer? Certamente envolve uma gravidez não planejada. Para isso, existem as pílulas do dia seguinte, que devem ser tomadas em até 72 horas depois do incidente. 

A dica é tomar no mesmo dia, ou logo no dia seguinte do ato sexual. Quanto maior for o tempo para a ingestão do remédio, menores serão as chances de realmente funcionarem.

Tomando essas atitudes que indicados acima, tendo um maior cuidado no momento de sua utilização e muito mais, você não irá precisar mais se desesperar quando pensar: a camisinha rompeu, e agora? Siga nossas dicas e siga tranquilo! 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos. E, caso a sua camisinha já tenha rompido durante o sexo, deixe aqui nos comentários como foi a sua experiência.

Leia mais: