PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Um passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional
Um passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional

Quantas mulheres não começam a tomar a pílula anticoncepcional logo lá no início da adolescência e o fazem de maneira automática no dia-a-dia, até que... Começam a se questionar sobre o tanto que o método é saudável, eficaz e interfere no seu organismo de maneira positiva ou não.

Após um tanto de questionamentos e/ ou efeitos colaterais, ou até mesmo pela vontade de engravidar, muitas mulheres decidem que a pílula anticoncepcional não tem mais espaço na vida delas. Nesse tipo de situação, como proceder?

Pois, por mais que você perceba que esse medicamento não tem mais espaço na sua vida, ainda se sabe que ele tem vários benefícios, como o ciclo menstrual mais regulado, fluxo mais leve, menos cólicas e por aí vai...

E é por esses e outros motivos que a decisão de parar de tomar a pílula pode ser um tanto complicada e bem difícil. Afinal, dependendo do tanto que você está acostumada com o medicamento, pode sofrer bastante com os efeitos dessa transição. É por isso que, nesse texto, trouxemos um passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional.

Então, permaneça nessa leitura e siga todas as nossas dicas para que o seu “desapego” na pílula anticoncepcional aconteça da melhor maneira possível!

Passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional

1 – Entre em contato com o seu (ou a sua) ginecologista

O passo número 1 do passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional é conversar com o seu (ou sua) ginecologista de confiança. Um bom acompanhamento profissional é essencial para que a transição para uma vida sem o medicamento aconteça da melhor maneira.

Afinal, é preciso de preparar para os efeitos colaterais, principalmente, se o motivo pelo qual você fazia o uso do medicamento era por questões de saúde (como ovários policísticos ou endometriose, por exemplo). Até mesmo se a pílula era utilizada somente para prevenir uma gravidez indesejada, é bom estar preparada para algumas mudanças no seu organismo.

E, falando em gravidez indesejada, se o motivo pelo qual você quer parar de tomar a pílula não é encomendar logo um bebê, a visita a um (ou uma) ginecologista é importante para definir quais serão os métodos de prevenção de uma possível gravidez.

2 – Prepare-se para lidar com efeitos colaterais desagradáveis

Uma parte essencial do passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional é estar preparada para lidar com efeitos colaterais bem desagradáveis. Entre eles: cólicas menstruais, TPM, fluxo mais intenso ou irregular, acne...

Por isso, é essencial estar preparada. Peça ao seu médico (ou sua médica) indicações de remédios para cólicas, busque atividades que irão te ajudar a passar bem pela TPM, tenha um aplicativo para te ajudar a controlar os dias e sintomas do ciclo e converse logo com um (ou uma) dermatologista para cuidar bem da sua pele.

3 – Dê o passo mais importante e largue de vez a pílula

É importante que esse passo do passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional seja feito somente quando a sua cartela atual acabar. Caso pare na metade de uma cartela, pode acontecer de você ter escapes e deixar o seu ciclo super desregulado.

4 – Dê tempo ao seu corpo para que ele trabalhe e volte ao normal

É muito importante que você respeite essa dica do passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional. Imagine só que o seu corpo utilizou, por anos, o medicamento como uma muleta. Quando você tirar a “muleta” do seu organismo, ele vai demorar um tempo até que volte a andar perfeitamente sem ela.

Por isso, é essencial que você respeite o seu corpo enquanto ele se readapta a ter que fazer as coisas por conta própria. E, enquanto isso, você poderá passar por uma montanha russa: meses muito bons e meses com fluxo intenso, cólicas, acne, TPM, dor nos seios, enxaquecas...

Cabe lembrar que é tudo passageiro e que é só seguir firme no seu propósito de ficar livre da pílula anticoncepcional que, no tempo certo, tudo se ajeita.

5 – Mantenha-se atenta a qualquer efeito desagradável que for muito persistente

Por mais que o seu corpo precise de um tempo para se adaptar a viver bem sem a pílula anticoncepcional, os efeitos colaterais desse “desapego” não podem durar muito tempo.

É por isso que outro passo essencial do passo a passo para parar de tomar a pílula anticoncepcional é estar atenta se algo que te incomoda vem acontecendo há muito tempo. Cerca de três meses já são suficientes para que o seu corpo volte a ter os ciclos normalmente.

Se, depois desse período, ainda tiver sangramentos irregulares, cólicas que não passam com medicação comum e muita acne, é bom visitar o (ou a) ginecologista novamente para entender porque isso está acontecendo.