PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Vagina muito lubrificada é um problema? Entenda o que isso significa
Vagina muito lubrificada é um problema? Entenda o que isso significa

A vagina muito lubrificada é algo que não está apenas relacionado com o sexo. Na verdade, essa parte da mulher se lubrifica com bastante regularidade. Mas será que estar muito molhada é um problema? Venha entender...

Muitas melhores se vão preocupando por, em certas alturas, ficarem muito molhadas!

Algumas ficam pensando que muita lubrificação pode fazer desinteressar seus parceiros, enquanto outras receiam estar com algum problema.

Mas isso de ter a vagina muito lubrificada é algo com que se preocupar mesmo? Nesse artigo, vamos tentar entender tudo isso.

A lubrificação vaginal é algo importante na atividade sexual e um sinal de saúde da mulher! Com o avançar da idade, a vagina tende a ficar mais ressequida, o que pode exigir o recurso a lubrificantes íntimos. Essa é uma certeza que é do conhecimento de muitas mulheres.

Apesar disso, continuam surgindo dúvidas quanto a se ter uma vagina muito lubrificada na hora do sexo, ou em outras alturas. Veja que a lubrificação não é um sinal de que a mulher esteja a fim de sexo!

É, por vezes, apenas uma resposta fisiológica, relacionada aos hormônios. Portanto, não se deve entender a umidade lá em baixo como um sinal de consentimento.

Nessa questão dos fluidos vaginais, muitas pessoas se questionam o que é afinal normal. Que quantidade é natural? A dúvida pode ser de muitos, mas o assunto é motivo de algum desconforto e timidez.

Porém, aqui você não precisa perguntar, pode somente continuar lendo...

 O que é isso de uma vagina muito lubrificada?

A vagina é úmida por natureza, uma vez que, fisicamente, sua missão é produzir fluidos. O muco vaginal tem vários propósitos, sendo os mais importantes a hidratação da área e a lubrificação durante o ato sexual.

Assim, o normal é que sua vagina esteja lubrificada. Mas o que é uma vagina muito lubrificada, afinal?

Na verdade, não existe uma resposta fechada a isso porque a umidade vaginal varia de uma mulher para outra. Assim, o que pode ser normal para uma, pode ser anormal para a segunda.

Essa umidade vaginal depende de diversos fatores, por exemplo, os níveis dos hormônios que podem ir mudando ao longo de um mesmo ano, ou durante toda vida de uma mulher.

Veja que na menopausa, as mulheres têm vaginas menos lubrificadas devido a uma baixa em seus estrogênios. Mas também o ciclo menstrual influi na umidade da vagina.

Durante a fase da ovulação, pode haver mais corrimento, deixando a vagina muito lubrificada. Também na gravidez isso pode ocorrer.

Porém, demasiada humidade pode ainda ser sinal de infeção ou decorrer do uso de alguns medicamentos. Uma nova dieta pode igualmente influir nesse caso.

Vagina muito lubrificada na hora do sexo

Se está se perguntando se é possível ter uma vagina muito lubrificada na hora do sexo, deixe de preocupar-se. Se trata de uma pergunta bastante absurda!

Uma vagina muito lubrificada na hora do sexo não é um problema. Pelo contrário, a lubrificação é essencial para que o ato sexual seja prazeroso para a mulher, sem causar dor.

A secura vaginal pode causar irritação e até pequenos rasgos nos delicados tecidos vaginais, o que aumenta o risco de infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de ser muito incômodo.

Mas é verdade que alguns homens podem desgostar um pouco dessa sensação de demasiada umidade. No caso deles, sentir alguma fricção durante a penetração pode ser mais gostoso.

A forma de contornar a situação é escolhendo posições sexuais em que a vagina fique mais apertadinha, para que o roça roça seja mais excitante para eles.

Nas mulheres, a vagina muito lubrificada pode igualmente dificultar a vontade de garantir o orgasmo. Isso ocorre mais nas que têm uma anatomia com um clitóris mais externo que precise de ser estimulado diretamente para atingirem o ápice do prazer.

Nessas situações, muitos fluidos sobre o clitóris podem ficar sendo uma complicação para o "esfrega esfrega" até ao orgasmo. Bastará tentar afastar eles, secando um pouco a zona, para que funcione melhor.

Não compre produtos para "consertar" a umidade vaginal

Existem alguns produtos sendo vendidos para secar a umidade vaginal, mas não são absolutamente nada recomendados.

Veja que adicionar esse tipo de produtos a sua higiene pode alterar o microbioma natural de sua vagina, o que aumenta as chances de pegar infeções por fungos como a candidíase.

Além disso, também podem levar a tanta secura vaginal que, durante o ato sexual, a penetração cause danos em seus tecidos internos.

Também no caso de estar usando preservativo, o atrito adicional provocado por essa secura pode aumentar o risco de a camisinha romper.

É normal sentir a vagina muito lubrificada mesmo sem sexo?

A umidade vaginal é o estado natural dessa zona do corpo da mulher. Mesmo sem estar fazendo sexo, a mulher sentirá essa área molhada porque se trata de sua condição habitual.

Contudo, a quantidade de umidade pode variar de pessoa para pessoa, ou até de momento para momento, como já sublinhamos antes.

Algumas das razões que podem justificar uma vagina muito lubrificada para lá do ato sexual são o ciclo menstrual e as terapias de reposição de estrogênio que realizam-se durante a menopausa, por exemplo.

A vaginose bacteriana é outra causa possível para o excesso de umidade, sendo causada por um crescimento desequilibrado de batérias em sua flora vaginal.

Mas também as infeções por fungos ou a tricomoníase que é causada por um parasita, podem ser o motivo de uma vagina muito lubrificada.

A síndrome de congestão pélvica é mais uma causa para isso. Se trata da acumulação de sangue nas veias ao redor da vagina, resultando em humidade e em corrimento anormais, bem como em dor na vulva e ovários.

Outro problema que pode causar a sensação de uma xaninha muito molhada é a vaginite descamativa que provoca um corrimento amarelo pegajoso e sem odor. Além disso, causa vermelhidão ao redor da vagina e coceira, e também relações sexuais dolorosas.

Vagina muito lubrificada o que pode ser? Quando me preocupar?

Quando você estiver sentindo uma umidade vaginal anormal fora do sexo, fique prestando atenção a sua xaninha. Em algumas situações, se pode tratar de um sintoma de infeção. Mas, nesse caso, não estamos falando daquela lubrificação natural associada à excitação.

A ocorrência de uma infeção, dependendo do tipo de IST, pode ser acompanhada de corrimento vaginal com um cheiro e uma consistência próprias.

Muitas vezes, se trata de uma mistura que faz lembrar iogurte, bem diferente do lubrificante vaginal que é produzido pelo tesão.

A cor também será diferente do tom translúcido habitual. Será algo mais amarelado ou meio verde. E o odor vaginal também não será nada agradável.

Além disso, se você for sentindo coceira na vagina ou ardor urinando, será melhor consultar seu ginecologista.

A secura é o grande problema aí em baixo

Se você chegou até aqui, está sabendo que mais do que a umidade, o grande problema de sua xaninha pode ser a secura!

Os anticoncepcionais orais, mas também certos antidepressivos e anti-histamínicos, podem ficar provocando uma incômoda ausência de umidade vaginal. Tratamentos de câncer, como quimioterapia e radiação, podem fazer o mesmo.

E durante a gravidez, a amamentação ou a menopausa, a umidade pode sofrer alterações, aumentando ou diminuindo conforme a mood de seus hormônios.

O estilo de vida, o estresse e também sabonetes e loções podem igualmente perturbar o pH da vagina, influindo em sua umidade.

Em todo caso, você deve recorrer a lubrificantes íntimos sem medos e sem se envergonhar. Afinal, eles existem para isso mesmo! E até há algumas soluções de lubrificantes naturais que pode usar.

Resumindo isso de ter vagina muito lubrificada...

Bem, para ser bem claro, não existe isso de ter vagina muito lubrificada! A lubrificação é ótima para transar.

Mas se sua xaninha estiver molhando mais do que o habitual mesmo fora do sexo, cuide dela e fique atenta. Em caso de mau cheiro e consistência estranha no fluido vaginal, procure seu médico.