PUB
mascote
PUB


Coceira na vagina: por que acontece e como proceder?

Que mulher nunca passou pela situação de estar super feliz, achando que está tudo bem com o próprio corpo e, de repente, se deparar com uma situação bem incômoda: a coceira na vagina? Acho que essa é uma situação pela qual toda mulher vai passar pelo menos uma vez na vida.

Sim, é muito frustrante ter que lidar com esse tipo bem incômodo de coceira, que pode vir a surgir pelos mais diversos motivos. Ela pode ser tanto causada por conta do seu período menstrual quanto por um motivo bem mais sério.

Por isso, cabe destacar que é sempre importante procurar um (ou uma) ginecologista caso apresente qualquer sintoma estranho (mesmo que seja “só” uma coceira) na sua região íntima, ok?

Se com você já aconteceu em algum momento ou está acontecendo agora, é muito comum se perguntar quais são as causas que levam a isso, não é mesmo? E é por isso que fizemos esse texto: para te explicar melhor quais são os principais motivos que causam coceira na vagina e como proceder com relação a eles.

O que pode causar coceira na vagina e como tratar cada causa?

1 – Vaginose bacteriana

É muito comum que a coceira na vagina seja causada por uma vaginose bacteriana. Essa condição de nome peculiar costuma acontecer quando existe um desequilíbrio da quantidade de bactérias saudáveis na vagina, abrindo espaço para um crescimento maior de bactérias ruins. O mesmo pode se dar por conta de algum desequilíbrio no pH vaginal.

Cabe destacar aqui que essa coceira é bem parecida com a coceira causada por fungos, sendo diferenciada pelo tipo de corrimento que causa, que costuma ser mais aquoso e ter um odor forte.

Por conta disso, é essencial o diagnóstico por um médico para que o tratamento correto seja indicado. Normalmente, a condição é tratada por pomadas ou cremes de uso tópico. Se eles não funcionarem, a mulher deve retornar à consulta a fim de buscar o tratamento com uma medicação mais forte.

2 – Infecção por fungos

Outra causa bastante comum da coceira na vagina é a infecção por fungos. Ela é similar à vaginose bacteriana (como já dissemos no item anterior), porém, é causada por fungos, obviamente.

Normalmente, ela acontece quando o pH vaginal sofre algum desequilíbrio. E os motivos para que o pH vaginal se desequilibre são muitos, como: mudança na dieta, uso de medicamentos, como antibióticos e anticoncepcionais, mudanças na vida sexual e até mesmo o estresse.

Os sintomas são bem parecidos com a vaginose bacteriana, sendo que, além da coceira, você notará a presença de um corrimento bem branco e espesso, normalmente, sem cheiro. Para tratar, a visita ao (à) ginecologista é indispensável. Muito provavelmente, o tratamento será feito com pomadas de uso tópico.

Quando acontece de a mulher ter infecções desse tipo recorrentes, pode se indicado o uso de algum medicamento via oral, juntamente com a pomada. E também vale perguntar ao (à) profissional de saúde sobre as melhores maneiras de prevenir infecções recorrentes.

3 – Dermatite de contato

A pele da vagina é super sensível e ela pode sofrer com o contato de alguns produtos que causam alergias. Qualquer item perfumado ou com aditivos (sabonetes, colônias, lenços umedecidos, talcos e até camisinhas e lubrificantes) pode causar coceira na vagina.

Por isso, vale evitar o contato com qualquer item que possa colocar em risco a saúde da sua vagina. Ainda cabe um alerta para absorventes e papeis higiênicos perfumados, calcinhas lavadas com amaciantes e alguns tipos de sabão e itens de depilação, como cera e lâminas.

O melhor, nesse caso, é descobrir o que irrita a sua vagina e não usar esse tipo de item. Um (ou uma) ginecologista pode te ajudar nesse processo.

4 – Doenças genéticas que acometem a pele

Sim, doenças de pele como eczema e psoríase podem acometer a região vaginal também, causando coceira. Você notará também rachaduras e erupções na pele nesse caso. Para tratar, é ideal consultar um (uma) profissional que poderá te receitar algum esteroide suave ou hidrocortisona.

5 – DSTs

Sim, as DSTs também podem ser responsáveis pela coceira na vagina. Se você fez sexo desprotegido e está experimentando coceira, mal cheiro, feridas dores e/ ou queimação, a consulta com um (ou uma) ginecologista faz-se urgente!

Existem diversas DSTs que podem estar te causando esses problemas (como a clamídia, herpes, gonorreia, tricomoníase e até mesmo o piolho pubiano) e elas necessitam ser tratadas com medicamentos o quanto antes!

6 – Flutuações hormonais

Sim, já não basta o tanto de sintoma que as flutuações hormonais femininas causam, elas também podem causar coceira na vagina. Principalmente, no período menstrual ou em períodos mais intensos, como uma gravidez, menopausa ou o uso (ou desuso) de pílula anticoncepcional.

Em qualquer um desses casos, a consulta com um (ou uma) ginecologista é válida a fim de encontrar a causa e a solução do problema. Ele pode vir também por conta do ressecamento vaginal que acontece por conta das quedas hormonais na menopausa, quanto pelo tipo de absorvente que você usa na menstruação. Por isso, a investigação por um (uma) profissional é essencial.