PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Hormônios desregulados: veja sinais que o organismo pode dar
Hormônios desregulados: veja sinais que o organismo pode dar

Qualquer pessoa pode passar pela situação de ficar com os hormônios desregulados. Afinal, essas substâncias têm a função de trabalhar como “mensageiras”. Ou seja, levam recados do cérebro até os órgãos.

Por isso, se apenas um hormônio deixa de funcionar direito, todo o corpo já sente. Isso acontece porque a falta de cumprimento da tarefa que ele deveria cumprir gera alguns sintomas.

Cabe destacar que qualquer sintoma que apareça e gere a desconfiança que que você está com os hormônios desregulados deve ser investigado por um profissional competente. Preferencialmente, um endocrinologista.

A seguir, listaremos alguns sinais que podem acontecer por conta de uma (ou mais) desregulação hormonal. Por isso, continue a leitura. E, se vier a se identificar com qualquer um deles, não hesite em buscar um atendimento profissional.

7 sinais que o organismo dá quando está com os hormônios desregulados

1 – Baixa libido

A baixa libido também pode ser conhecida como falta de tesão. Ou mesmo como falta de vontade de transar. E ela pode acontecer com homens e mulheres.

Quando acontece por questões de desregulação hormonal, ela está relacionada aos hormônios testosterona e estrogênio. Esses dois hormônios são responsáveis pela excitação e por todos os seus sinais físicos.

Ou seja, na mulher, são responsáveis pela lubrificação vaginal. E, no homem, a testosterona é responsável pela ereção. Por isso, se esses hormônios estão em baixa, acontece a perda do interesse sexual.

Quando se trata dos homens, um sinal bem claro de que a testosterona se encontra em níveis baixos, é a falta de ereção ao acordar.

2 – Cansaço constante

Você é uma pessoa que vive constantemente cansada? Então, preste atenção, pois esse pode ser um sinal de hormônios desregulados. Um sinal de alerta é o seguinte: mesmo dormindo bem, você não tem disposição para realizar as atividades básicas do seu dia-a-dia.

Esse tipo de situação pode acontecer quando há o excesso de um hormônio chamado cortisol no organismo. Esse é o hormônio responsável pelo estresse e ele pode proporcionar vários sintomas desagradáveis.

Por exemplo: um maior tensionamento muscular, coração acelerado, mãos e pés frios e respiração mais rápida e superficial. Além disso, ainda pode afetar o sistema digestivo, causando gastrite, azia, má digestão e até mesmo úlceras.

3 – Alterações constantes de humor

O seu humor vive como se fosse uma montanha russa? Você está bem e, de repente, fica triste? Ou então se encontra muito ansioso (a)? Ou está sofrendo de uma irritabilidade gigante? Sabia que isso pode estar acontecendo por desequilíbrios hormonais?

Existem alguns hormônios que são responsáveis pelo equilíbrio emocional: os hormônios sexuais e tireoidianos. No caso das mulheres, o estrogênio e a progesterona são os que causam mais alterações. E, no caso dos homens, a testosterona.

Isso acontece porque os hormônios conhecidos como sexuais não se limitam à sua função de auxiliar na reprodução. Eles têm uma grande influência no sistema nervoso central, em conjunto com a serotonina e a dopamina (neurotransmissores).

Normalmente, trabalhando em conjunto, os neurotransmissores e hormônios se responsabilizariam pelas sensações de bem-estar e prazer. Mas, quando desregulados, podem alterar (e muito) o humor.

4 – Queda de cabelo em excesso

É normal que, sem nem perceber, percamos cerca de 100 fios de cabelo por dia. Mas, se você começar a notar uma quantidade maior de cabelos pelo chão, travesseiro, ralo da pia e do chuveiro, pode ser um sinal de alerta.

Principalmente, se for notada uma grande diminuição no volume capilar. Para homens, esse pode ser um sinal comum de envelhecimento do organismo. Mas, em mulheres, pode ser que elas estejam sofrendo com um excesso de hormônios masculinos.

5 – Excesso de acne, mesmo na fase adulta

A testosterona é um hormônio que se responsabiliza por uma grande produção de sebo na pele. Na adolescência, é comum que esse hormônio tenha a sua produção aumentada e isso aconteça. Mas, na fase adulta, é essencial que esse problema seja investigado.

Afinal, a causa disso podem ser os hormônios desregulados. Conforme há um acúmulo de gordura na pele, as bactérias que desencadeiam a acne de proliferam, gerando cravos e espinhas. Normalmente, eles aparecem no queixo e na mandíbula de adultos.

6 – Falta de concentração

Se você vem sentindo dificuldade em se concentrar, isso pode estar acontecendo por conta do hipotireoidismo. Além disso, a falta de hormônios da tireoide circulando pelo corpo ainda pode gerar outros sintomas.

Entre eles, um maior ganho de peso, cansaço, intolerância ao frio, tristeza, pele seca, prisão de ventre, unhas frágeis e aumento da queda e quebra dos fios de cabelo. Por isso, é essencial investigar esses sintomas.

7 – Sede e vontade de urinar em excesso

Esses dois sintomas podem representar um grande alerta, que é a falta ou má absorção do hormônio insulina. E isso pode causar a diabetes. Nesse caso, o sintoma principal que deve ser investigado é uma desidratação causada por urinar em excesso.

Concluindo...

Esperamos que tenha se informado bastante com o nosso texto e que tenha atenção a esses sinais que o seu organismo pode dar se você estiver com os hormônios desregulados. Notando qualquer um esses sinais, procure um profissional para te indicar os melhores exames e tratamentos.