PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Sangramento, alargamento, gravidez: os maiores medos do sexo anal
Os maiores medos do sexo anal

O sexo anal é uma atividade cercada pelos mais diversos tipos de sentimentos. E, principalmente as pessoas que não estão muito familiarizadas com a prática, têm muitas dúvidas quanto a ela. E você, sabe quais são os maiores medos com relação ao sexo anal?

Depois de uma vasta pesquisa na Internet, conseguimos fazer um apanhado das dúvidas mais recorrentes com relação a essa prática sexual. E, mais que isso, trouxemos os principais receios quanto ao sexo anal e esclarecemos cada um deles.

Por isso, independentemente de você ser ou não uma pessoa adepta ao sexo anal, continue a leitura desse texto. Ele é bem informativo e irá sanar bastante dúvidas. Quem sabe você não poderá ajudar alguém com os conhecimentos que adquirir aqui? Então, conheça quais são os maiores medos com relação ao sexo anal.

Leia também: Como fazer anal pela primeira vez? 7 dicas para ser incrível

Os maiores medos do sexo anal

1 – É possível engravidar através do sexo anal?

Muitas pessoas acham que o sexo anal desprotegido é seguro porque não dá para engravidar dessa maneira. Em contrapartida, há quem tenha receio de fazer sexo anal e, ainda assim, engravidar. Afinal, será que é possível engravidar praticando sexo anal?

Vamos começar a explicar pela parte mais importante: a anatomia feminina. O ânus e a vagina não dois orifícios diferentes. E esses orifícios não têm ligação entre si de maneira interna nem externa. Afinal, internamente, a vagina leva até os órgãos reprodutivos. Enquanto isso, o ânus leva até o reto e o intestino.

Por esse motivo, anatomicamente, o ânus não tem nenhuma ligação interna que possa levar o sêmen até o sistema reprodutor feminino. Porém, cabe destacar que, apesar de não terem ligação, os dois orifícios têm uma proximidade grande entre si.

Isso quer dizer que, se o sêmen “vazar” do ânus até a entrada da vagina, ele pode entrar nesse orifício. E, dessa maneira, pode causar uma gravidez. Ou seja, fazer sexo anal sem proteção com a intenção de evitar uma gravidez não planejada não é uma boa ideia.

E não é só por esse motivo que o sexo anal não deve ser feito sem proteção. Uma gravidez não planejada não é o pior dos riscos que uma relação sexual desprotegida envolve. Você nunca deve se esquecer do risco de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Por esse motivo, o uso de preservativo é indispensável no sexo anal. Afinal, essa não é uma região própria para a penetração e é mais propícia de contrair e transmitir microrganismos indesejados.

2 – Pode acontecer de a pessoa ter um sangramento após o sexo anal?

Entre os maiores medos relacionados ao sexo anal se encontra o risco de machucados e sangramentos por conta dessa prática. Afinal, isso pode acontecer? Se vier a acontecer, é normal? Qual seria a melhor maneira de lidar com isso?

Bem, a verdade é que pode acontecer de as pessoas notarem algum sangramento após (ou durante) o sexo anal. E isso não é normal e não deveria acontecer quando as pessoas optam por realizar essa prática.

O que, muitas vezes, acontece é que a região anal não é tão elástica quanto a vagina. E não tem lubrificação própria. Por isso, a penetração anal pode causar um pouco de dor e até pequenas fissuras anais, que podem ser a causa de um sangramento.

A questão mais importante que gira em torno disso é que o sexo, de uma maneira geral, é feito para ser prazeroso. Se você não está sentindo prazer e tem notado sangramentos desconfortáveis, vale repensar se está praticando-o de maneira correta.

Pense se o parceiro tem sido gentil o suficiente, se você consegue se relaxar enquanto a penetração acontece, se vocês usam lubrificante adequado... Muitas pessoas não gostam de sexo anal e não se adaptam à realização da prática e não há nada de errado com isso.

Com relação aos sangramentos e machucados, vale observar se não existe nenhum problema de saúde por trás disso. Perdas significativas e/ ou recorrentes de sangue ou dor extrema precisam de atendimento médico, ok?

3 – Entre os maiores medos com relação ao sexo anal se encontra o de alargar o ânus

Muitas pessoas têm medo de começar a praticar o sexo anal e alargar o ânus. Ou seja: de ficar com o orifício mais largo para sempre. Será que isso é possível? E a resposta para essa pergunta é: sim!

Por mais que possa parecer uma surpresa, é possível que o orifício anal aumente de tamanho com a prática recorrente de sexo anal. Isso acontece porque essa região não foi feita para receber a penetração.

Diferentemente da vagina, o ânus não tem as fibras musculares muito elásticas. A penetração nessa região pode levar a um rompimento das fibras musculares locais, deixando a região mais flácida e mais larga. Com isso, o ânus pode também perder a sensibilidade.

Como consequência desse alargamento e da perda de sensibilidade local, a pessoa pode passar a sofrer com a incontinência fecal, por exemplo. Esse é mais um motivo pelo qual a prática de sexo anal deve ser feita de maneira cuidadosa e consciente, a fim de não danificar a região.

Concluindo...

Aqui nesse texto, buscamos sanar quais são as principais dúvidas e medos com relação ao sexo anal que as pessoas têm. Espero que tenha sido bem esclarecedor!