PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O que pode substituir o lubrificante? Veja 10 soluções que tem aí em casa
O que pode substituir o lubrificante? Veja 10 soluções que tem aí em casa

O lubrificante é um item muito importante durante o sexo. Mas se você quer saber o que pode substituir o lubrificante, leia isso aqui com várias alternativas...

O sexo já há muito que deixou de ser uma prática envolvendo somente nossos corpos. Além de lingerie sexy, perfumes afrodisíacos, sex toys e de preservativos, também os lubrificantes são importantes para que tudo seja bem gostoso.

Mas nem sempre temos à mão o lubrificante que desejaríamos. Isso não é necessariamente um impedimento para gozar muito, mas pode mesmo impedir que as coisas deslizem mais facilmente. Mas o que fazer quando nos seus armários não existe esse item que se pode comprar em sexshops?

Aí você pode e deve procurar alternativas seguras, mas que também podem ser bem divertidas. Siga lendo para descobrir algumas...

Mas o que pode substituir o lubrificante íntimo? 10 alternativas seguras

A necessidade de um lubrificante não é algo que se planeie - bem, nesse caso, se faz a compra numa sex shop online ou no canto da rua. Mas quando você é apanhado desprevenido e precisa dele, é uma urgência - precisa mesmo dele naquele momento. Não dá para adiar!

Se imagine no bem bom, com o clima aquecendo no quarto, vocês tirando as roupas, se beijando, se tocando, até que... Onde está o lubrificante? Não dá para ir a correr comprar, não é mesmo!

Então, é preciso ser criativo, sem esquecer sua saúde. Não vale usar produtos que machuquem seu corpo. Assim, o que pode substituir o lubrificante íntimo? Veja 10 soluções seguras e que é provável que tenha em sua casa...

1. Vaselina

A boa e velha vaselina! Muitas vezes, as pessoas se esquecem que esse produto que conhecemos do tempo de nossas avós é seguro e eficaz para usar em pênis e vaginas - mas não em preservativos de látex.

Além disso, é constituída por geleia de petróleo que é um emoliente, ou seja, bom para suavizar a pele. E ainda pode ajudar você a curar certas feridas na pele.

O único problema é que leva seu tempo a limpar porque é muito gorduroso, ficando na pele por algum tempo.

2. Azeite de oliva

Em quase todas as casas há azeite de oliva que é outro lubrificante natural que pode ser usado no sexo vaginal e no sexo anal. Contudo, envolve alguns riscos.

Veja que o azeite é bastante espesso, não se dissolvendo facilmente na pele. Assim, pode obstruir os poros, segurando bactérias na vagina e no ânus e aumentando os riscos de infeções.

Além disso, não se deve usar com preservativos de látex, pois os podem danificar. Mas se pode usar azeite de oliva com preservativos sintéticos, por exemplo, os que são compostos por poliuretano.

Ah! E tenha cuidado com seus lençóis, pois podem ficar manchados.

3. Óleo de coco

Quando se pensa em tudo o que pode substituir o lubrificante íntimo, o óleo de coco é outro produto que vem logo a sua mente. Se trata de uma opção que implica os mesmos riscos do azeite de oliva.

Mas também pode influenciar os níveis de pH da vagina e isso aumentará o risco de contrair infeções por fungos, por exemplo, candidíase.

Assim, talvez seja melhor usar o óleo de coco para aventurais anais.

4. Óleo de amendoim

O óleo de amendoim pode ser menos pegajoso do que outros óleos vegetais e até pode se tornar menos viscoso quando aquecido pela temperatura corporal. Isso é perfeito para quando a ação começar e os corpos estiverem rebolando no calor do tesão.

Sua aparência e toque também se assemelha mais às secreções sexuais naturais, o que o coloca como um lubrificante alternativo perfeito. Mas também é preciso ter cuidado com sinais de infeções fúngicas ou com vaginose bacteriana. E também existe o risco de infeções urinárias.

Além disso, não é recomendado o uso com preservativos.

5. Óleo de Vitamina E

O óleo de Vitamina E é ótimo como hidratante da pele e também pode ser um bom lubrificante alternativo. Mas também se deve usar com cautela.

Além de quebrar as camisinhas, pode causar irritação nas zonas genitais femininas.

Descubra que tipos de lubrificantes íntimos são ideais para você

6. Amido de milho e água

Essa solução não é para quem está com pressa, pois exige algum trabalho. Se trata de juntar umas quatro colheres de chá de amido de milho com uma xícara de água fervente. Você deve mexer a mistura continuamente por cerca de 15 minutos para que seu lubrificante fique bem regular.

Você ainda pode adicionar mais amido de milho se preferir um lubrificante mais espesso, ou reduzir a quantidade se desejar algo mais fino.

Não se esqueça de deixar esfriar naturalmente antes de usar. Não pense em colocar a mistura na geladeira para esfriar porque pode acabar ficando desagradável e grumoso.

Após esfriar ao natural, você pode despejar seu lubrificante em uma garrafa para guardar com segurança, armazenando à temperatura ambiente.

O que pode ser usado para substituir o lubrificante

7. Aloé Vera

A aloé vera é outra solução ótima para um bom lubrificante natural. É escorregadia, calmante e até pode ter um benefício extra, prevenindo infeções fúngicas ao invés de contribuir para aumentar os riscos de contrair uma.

Mas para ser bem seguro você precisa usar aloé vera 100% pura. Existem produtos à venda com aloé vera que contêm ingredientes artificiais que podem causar irritação em sua vagina.

Além disso, você precisa testar antes, em uma pequena área, se não tem sensibilidade à aloé vera. Algumas pessoas com peles sensíveis podem criar alguma reação negativa.

8. Iogurte natural

O iogurte vem sendo usado por algumas mulheres para combater a infeção por fungos, mas não há evidências de eficácia para isso. Contudo, pode ser um bom lubrificante natural e que se encontra bem perto de sua mão, na geladeira aí de casa.

Contudo, o odor do iogurte pode desanimar um pouco algumas pessoas. Além disso, a consistência grumosa pode ser desconfortável também.

Mas se isso não for um problema para si, use apenas iogurte natural, sem sabor e sem açúcar, evitando produtos com frutas.

9. Saliva

Cuspir é aquela velha e tradicional resposta para quando é preciso lubrificante e não existe mais nada perto. Contudo, essa é sempre uma solução arriscada.

Veja que a boca tem, provavelmente, mais bactérias do que a vagina! Assim, você corre riscos de infeções. Portanto, pense bem com quem está usando esse método e avalie bem a situação.

Mas a saliva também seca rapidamente e, por isso, não dura muito para um gostoso sexo vaginal ou anal.

10. Claras de ovos

As claras de ovos são outro bom lubrificante alternativo e que todo mundo tem na geladeira. E o melhor é que têm uma grande semelhança com o muco vaginal. Portanto, nem se estranha assim tanto seu uso.

Além disso, como são à base de água, não existem riscos para o uso com o látex dos preservativos, nem com o silicone dos sex toys.

Porém, sempre existem riscos de infeções intestinais causadas por bactérias do gênero Salmonella se estiver praticando sexo oral. Se lembre sempre daquela recomendação de não comer ovos crus ou malcozidos...

O que pode ser usado para substituir o lubrificante com preservativos

A saliva é aquele aliado básico que pode ser usado para substituir o lubrificante com a camisinha. Mas tenha o cuidado de não usar, ao mesmo tempo, algum outro produto alimentar que pode afetar essa compatibilidade.

Também as claras de ovos podem ser usadas com preservativos sem problemas. Contudo, repetimos que fazer sexo oral com esse tipo de lubrificante natural implica riscos de infeções intestinais.

A aloé vera é também compatível com os preservativos de látex, mas, para isso, precisa ser 100% pura.

Já a vaselina não pode ser usada com preservativos de látex, nem com barragens dentárias, capuzes cervicais ou diafragmas. Se você só tem vaselina mesmo, use uma camisinha sem látex.

Também o óleo de coco, o azeite de oliva e o famoso óleo de bêbê não devem ser usados com camisinhas de látex.

No caso do amido de milho, alguns especialistas dizem que não tem problema por ser naturalmente hipoalergênico. Contudo, não existem estudos que comprovem essa ideia. Por isso, mais vale não usar.

E com os brinquedos sexuais?

Algumas das recomendações sobre o que pode ser usado para substituir o lubrificante com preservativos também se aplicam a seus sex toys. Veja que qualquer lubrificante à base de óleo pode quebrar brinquedos sexuais feitos de plástico e de silicone.

Assim, o ideal será você ler com cuidado as instruções dos fabricantes para confirmar se pode usar ou não produtos como vaselina, óleo de coco ou óleo de oliva.

Você pode usar, com certeza, saliva, que é o lubrificante mais natural, embora não seja o ideal por secar depressa.

A aloé vera também é segura com sex toys, mas sempre numa fórmula 100% pura, como já sublinhamos antes.

Outras opções referidas, como o iogurte e o amido de milho, podem oferecer alguma segurança. Contudo, não serão as melhores soluções em termos sanitários por complicarem a limpeza de seus brinquedos.

Aproveite para ler: "Transmissão de DSTs através de sex toys é possível?"

O que não usar mesmo para substituir o lubrificante

Além de todas essas recomendações que você deve ter em conta, existem também outros produtos que você NUNCA deve usar como lubrificante.

O xampu é um desses exemplos, uma vez que contém produtos químicos e fragrâncias artificiais que não são para serem usados em partes tão sensíveis como os genitais. Além disso, essas componentes químicas que existem também em outros produtos cosméticos, como os sabonetes, podem retirar da pele seus óleos protetores.

Não é, portanto, recomendável usar xampu no sexo, nem em brinquedos sexuais, nem com camisinha. Se não tem mais nada junto, mais vale apostar na tradicional saliva.

Esse mesmo alerta se aplica no caso da maioria dos cremes hidratantes que não são recomendáveis para penetrações vaginais e anais. Alguns homens os usam na masturbação e aí implicam menos riscos. Contudo, depende da sensibilidade de cada pele.

O mel é outro ingrediente que surge, muitas vezes, no imaginário das pessoas como um bom lubrificante natural. Contudo, não é uma boa escolha. Em primeiro lugar, porque é demasiado pegajoso, o que pode ser bem desconfortável.

Além disso, o mel, bem como todos os produtos com açúcar, podem causar o desequilíbrio do pH na vagina e, assim, aumentar os riscos de irritação e de infeção.

Leia ainda: "Coceira na vagina: porque acontece e como proceder?"

Já sabe o que pode substituir o lubrificante íntimo aí em sua casa?

Todo mundo merece desfrutar de um sexo bem gostoso sem se preocupar com o lubrificante certo a usar. O ideal mesmo é você apostar na compra de um bom lubrificante à base de água, para ter sempre aí no armário para quando precisar. Mas quando esse acabou, é bom ter alternativas seguras.

Felizmente, você tem opções à mão que farão o truque quando for necessário! A sua maior preocupação deve ser evitar o que pode causar infeções ou danificar a camisinha e seus brinquedos sexuais.

E, agora, já sabe o que pode substituir o lubrificante íntimo aí em sua casa nesse momento de tesão incontrolável? Faça a escolha certa e.… goze muito e em toda a segurança!

Espreite também: "Como se preparar para o sexo anal?"