PUB
mascote
PUB


Higiene depois do sexo: os hábitos essenciais que deve ter

Em diversos textos aqui do blog, nós já abordamos quais são os hábitos de higiene essenciais para antes do sexo. Afinal, todos queremos estar com “tudo em ordem” para que aquela noite de prazer seja ainda mais gostosa. Mas, você sabe quais são os hábitos de higiene depois do sexo que você deve manter? Venha descobrir...

Mesmo sabendo que é essencial manter a higiene depois das relações sexuais, muitas pessoas “pulam” essa etapa. Isso, por pura preguiça ou falta de informação. E, assim, se expõem à possibilidade de sofrer com alergias, infecções e até mesmo doenças bem desagradáveis e que poderiam ser facilmente evitadas.

Mas, como informação nunca é demais, nós fizemos esse texto para você. Assim, você saberá exatamente quais são os hábitos de higiene essenciais para depois do sexo. Sim, esse é um assunto que interessa a todo mundo. Por isso, continue a leitura e saiba como se cuidar!

Quais são os hábitos de higiene depois do sexo?

Dicas gerais

Uma dica primordial que é válida tanto para os homens, quanto para as mulheres é sempre urinar após a relação sexual. Esse hábito simples é essencial para evitar que microrganismos indesejados se alojem na entrada da uretra e consigam se proliferar dentro dela.

Urinando após a relação sexual, é possível evitar que aconteçam infecções no trato urinário. Por isso, é essencial fazê-lo. Esse é o hábito de higiene mais importante para depois do sexo. Mas, não é o único.

Por mais que não exista uma necessidade de terminar de transar e ir correndo para o banho, é importante ter alguns outros cuidados. Um deles é lavar as partes íntimas diariamente (pode ser somente com água ou com água e o auxílio de um sabonete neutro).

Mesmo que não dê tempo de tomar um banho depois de transar, é importante lavar, pelo menos, as mãos, a boca e escovar os dentes. Afinal, todas essas partes são bastante envolvidas em uma transa, não é mesmo?

Além disso, usar roupa íntima limpa e de tecidos não sintéticos é importante. Bem como evitar de raspar ou depilar 100% dos pelos pubianos, pois são eles que protegem os órgãos genitais de bactérias e outros microrganismos indesejados.

Dicas só para as mulheres

Além das dicas que são válidas para homens e mulheres, existem alguns hábitos de higiene que são essenciais somente para as mulheres. Afinal, a indústria investe bastante em produtos que prometem proporcionar melhoras na saúde íntima feminina.

Apesar disso, muitas mulheres ainda sofrem com a falta de informação. Tanto com relação aos hábitos de higiene depois do sexo, quanto com relação aos hábitos de higiene íntima diários.

E, acredite em mim: enquanto muitas mulheres pagam o preço por cuidar pouco da saúde íntima, outras pecam pelo excesso de cuidados. Isso mesmo! Existem mulheres que exageram na limpeza vaginal e terminam colocando a saúde íntima em risco por conta disso.

Para explicar melhor, cabe informar que a vagina é autolimpante. Ou seja: as suas próprias secreções naturais são capazes de limpar os microrganismos indesejados que se encontram dentro dela.

Isso quer dizer que não devemos limpar dentro da vagina, seja com duchas, sabonetes ou lenços íntimos. Se a vagina for limpa por dentro, isso só irá tirar a barreira natural de proteção que ela tem. E a mulher ficará suscetível a alergias e infecções.

O jeito certo de promover uma limpeza adequada diária da vagina é higienizando apenas a vulva (a parte externa da região íntima feminina). Para tal, pode se utilizar somente água. Ou então pode ser feito o uso de um sabonete neutro ou íntimo. Mas lembre-se: somente na área externa!

Além disso, é muito importante evitar o uso de talcos, perfumes ou loções vaginais. A vagina tem cheiro de vagina. E esses produtos não fazem nada além de te expor ao risco de alergias e infecções.

Ainda cabe destacar que a auto-observação é a sua melhor amiga. Sempre que notar alguma diferença na sua região íntima (como coceiras, corrimentos ou outras alterações), fale com o seu médico a respeito.

Dicas só para os homens

E os homens? Além de sempre urinar depois das relações sexuais, quais são os outros cuidados de higiene que eles devem ter depois do sexo? Bem, um hábito de higiene essencial para os homens terem todos os dias é lavar o pênis no banho, com água morna (e sabonete neutro, se houver necessidade).

Mas, quando falamos em lavar o pênis, não estamos nos referindo a uma lavagem superficial. É essencial que a área sob o prepúcio seja lavada, para evitar o acúmulo de esmegma (secreção natural lubrificante do pênis).

Isso porque, quando há um acúmulo de esmegma, o pênis começa a ficar com cheiro ruim. E, além disso, se torna um terreno fértil para a proliferação de microrganismos que podem fazer mal.

Um das consequências de um pênis mal lavado é a balanite: quando a cabeça do pênis fica inchada, vermelha e sensível. Por isso, se você é homem, nunca se esqueça de higienizar a parte do pênis que fica abaixo do prepúcio.