PUB
mascote
PUB


Perda de urina durante o sexo: como proceder?

A incontinência urinária é uma questão que pode afetar qualquer pessoa. Independentemente do sexo ou idade, qualquer pessoa pode vir a sofrer com isso. E uma das questões que mais preocupam as mulheres que sofrem com a incontinência é a perda de urina durante o sexo.

Sim, isso pode acontecer com que tem incontinência urinária e é por isso que, entre outras coisas, essa questão afeta diretamente a vida sexual. E, consequentemente, a qualidade da vida sexual afeta vários outros aspectos da vida. Afinal, uma vida sexual saudável faz parte de um dia-a-dia equilibrado e feliz.

Por isso, se você sobre com perda de urina durante o sexo ou conhece alguém que passa ou já passou por isso, continue lendo esse texto. Aqui, explicaremos os motivos pelos quais isso acontece. Bem como os sintomas e quais são as principais formas de diagnóstico e tratamento dessa condição. Assim, você poderá saber como proceder.

Quais são os motivos que podem levar à incontinência urinária e à perda de urina durante o sexo?

Qualquer situação que proporcione alterações ao assoalho pélvico pode fazer com que as mulheres sofram com as condições acima. Entenda melhor como isso pode acontecer:

  • Situações que geram um aumento de pressão na barriga e, consequentemente, empurram os órgãos pélvicos para baixo. Entre elas:
    • Gravidez (principalmente de fetos grandes ou de mais de um feto);
    • Exercícios físicos muito intensos e com alto impacto;
    • Obesidade (tendo acontecido de maneira súbita ou não);
    • Situações que estressam repetitivamente a barriga (como constipação ou uma tosse crônica).
  • Lesões que tenham afetado ligamentos, fáscias ou músculos do assoalho pélvico. Por exemplo:
    • Um parto normal de um feto muito grande;
    • Um trauma que aconteceu no local (como uma fratura no quadril).
  • Deficiência na produção de colágeno, que pode acontecer pelos seguintes fatores:
    • Deficiência congênita de colágeno (comum em pessoas que já tiveram hérnias);
    • Tabagismo (as substâncias tóxicas do tabaco quebram as moléculas de colágeno e, consequentemente, aumentam a flacidez);
    • Menopausa (a queda de hormônios natural dessa situação diminui a produção de colágeno).

Sintomas da incontinência urinária

Os sintomas mais comuns da perda de urina notados no dia-a-dia:

É muito comum que as mulheres que sofrem com a incontinência urinária notem uma perda de urina nas seguintes situações:

  • Ao tossir ou espirrar;
  • Ao dar risadas;
  • Quando sobem ou descem escadas;
  • Ao carregarem algo pesado;
  • Quando se sentam e se levantam;
  • Ao longo da relação sexual.

E cabe destacar que, quando a mulher começa a sofrer com as perdas de urina ao longo da relação sexual, é comum que ela passe a buscar maneiras de evitar o ato. Afinal, não quer correr o risco de acontecer de novo e de o parceiro (ou parceira) perceber.

Afinal, pode ser normal acontecer a perda de urina durante o sexo?

Bem, se a perda de urina acontece por conta de algum esforço no ato sexual, é provável que seja por conta de incontinência urinária. E, infelizmente, isso não é normal e pode ser que haja algum dos motivos que citamos anteriormente para que a situação esteja acontecendo.

Porém, cabe observar se essa perda de urina acontece durante ou após o orgasmo. Pois isso pode indicar algo como uma bexiga hiperativa. Mas também pode ser que a mulher esteja tendo o famoso “squirting”, que muitas pessoas consideram como se fosse uma ejaculação feminina.

Nesse último caso, cabe destacar que essa “água” sai de glândulas bem próximas à uretra. E que não tem cor nem odor de urina. E, por mais que o squirting não esteja, necessariamente, ligado ao orgasmo, costuma acontecer próximo a ele (um pouco antes, durante ou um pouco depois).

Como proceder se eu notar que está acontecendo a perda de urina ao longo da relação sexual?

Se a perda de urina ao longo da relação sexual tem acontecido com você, o melhor a fazer é procurar o atendimento de um profissional de saúde. Assim, ele poderá analisar todos os seus sintomas. Bem como todo o seu histórico, a fim de entender melhor os motivos pelos quais essa situação vem acontecendo.

Não deixe de ser bem sincera sobre os possíveis motivos que possam te levar a sofrer com a incontinência urinária e sobre a frequência com a qual as perdas e urina vêm acontecendo. Também é possível que o profissional solicite alguns exames para descartar hipóteses como uma infecção urinária, por exemplo.

Existe tratamento para que a perda de urina durante o sexo pare de acontecer?

A boa notícia é que existem diversos tratamentos que podem reverter (ou amenizar) o quadro da incontinência urinária. Entre eles, se encontram metodologias de reabilitação do assoalho pélvico, bem como de reeducação postural como um todo.

Além disso, é possível que o profissional de saúde recomente exercícios que podem ser feitos em casa para evitar a perda de urina. Entre eles, exercícios de Kegel e pompoarismo. Temos textos aqui no blog sobre esses assuntos, aproveite para dar uma olhadinha!