PUB
mascote
PUB


Voyeurismo

Quem não tem curiosidade em observar o corpo alheio que atire a primeira pedra! Agora, existe uma linha muito tênue entre essa observação ser considerada saudável ou um transtorno ou até um crime. Existem pessoas que têm prazer em olhar outras pessoas se despindo, se vestindo ou até fazendo sexo, enquanto existem pessoas que têm prazer em se exibir. Esses atos fazem parte do Voyeurismo.

Para começar a explicar o Voyeurismo, vamos traduzir a palavra voyeur, que, em francês, quer dizer “aquele que olha”. Ou seja, pessoas adeptas desse fetiche sentem tesão em olhar o ato sexual ou cenas que possam excitar, sem, necessariamente, participar das situações. Isso pode acontecer ao observar as situações perante a uma tela (filme pornográfico ou cam girls) ou “ao vivo” (por uma janela ou porta).

O perigo do voyeurismo

Você agora está se perguntando por que o voyeurismo pode ser um perigo? Bem, vamos começar do ponto que a prática nem sempre é consensual. Às vezes (quase sempre) as pessoas (ou a pessoa) observadas não fazem ideia de que estão sendo observadas e não permitiram isso. O tesão do voyeur, muitas vezes, consiste exatamente nisso: em observar alguém que não sabe que está sendo observado.

Existem voyeurs que observam através de janelas, por exemplo, equipados com binóculos e/ ou luneta, tudo bem profissional. E, falando em profissionalismo, essas pessoas podem até procurar trabalhos de vigia, fazer espionagem e instalar câmeras escondidas a fim de conseguir imagens que irão trazer satisfação. Se a pessoa observada descobre e denuncia, o voyeur pode até ser preso.

O voyeurismo enquanto transtorno

Outro problema do voyeurismo é que ele pode ser considerado um transtorno e não um fetiche. Na verdade, por psicólogos e psicanalistas, o voyeurismo é considerado uma parafilia, onde o prazer não se encontra no ato sexual em si. O voyeur pode se masturbar ou nem se tocar para atingir o ápice durante a sua sessão de observação.

O que pode acontecer, em casos mais extremos e mais graves, é de essa se tornar a única maneira de o voyeur sentir prazer. Normalmente, os voyeurs são homens mais tímidos ou frustrados com a própria vida sexual e que buscam esse meio para se satisfazer, pois sentem prazer com a prática alheia. Mas acontece que ele pode parar de se excitar quando for fazer parte de um ato sexual real e isso não é saudável. E isso não quer dizer que não possa acontecer também com mulheres, acontece sim.

Então, se você é adepto (a) do voyeurismo e não sente mais tesão ou vontade de práticas sexuais na qual você é o protagonista, sendo o seu único meio de se satisfazer assistir outras pessoas, seja “ao vivo” ou por vídeos, procure um tratamento porque isso não é saudável. O mesmo vale se, após assistir outras pessoas fazendo sexo, seja da forma que for, você tenha sentimentos ruins, de culpa.

Como qualquer outro tipo de transtorno mental, por trás do voyeurismo, podem existir traumas de infância, uma relação ruim com relação ao sexo e a sexualidade, disfunções familiares, outros tipos de transtornos mentais e a prática pode até se tornar uma compulsão. Então, é bom ter cuidado. Você não pode nunca se sentir escravo desse tipo de prazer.

Nem tudo são trevas com relação ao voyeurismo

Já falei sobre muitas partes ruins com relação ao voyeurismo e é bom se atentar aos sinais de que a prática não é saudável. Mas quem disse que ele não traz uma parte boa? Apesar de muito controverso e de ter uma linha muito tênue entre o saudável e o não saudável, o voyeurismo pode ser bom. Existem as pessoas que praticam o voyeurismo de forma consensual.

O voyeurismo de forma consensual acontece quando quem está sendo observado sabe que o outro está observando e permite isso. Mesmo que finja que não saiba. E isso faz parte da fantasia de ser voyeur. Acontece quando, por exemplo, a namorada (exibicionista, ou seja, que é observada pelo voyeur) começa a se masturbar perto do parceiro como se não soubesse que ele está olhando, mas ele está olhando e se deliciando com isso e pode acontecer que ele se masturbe ou que até goze sem nem se tocar, apenas observando a parceira.

Outro modo como o voyeurismo pode funcionar como uma fantasia exibicionista é quando a pessoa ou as pessoas gostam de ser observadas durante o ato sexual, ou praticar o ato sexual em situações nas quais podem ser “pegas”. Ainda nessa questão mais exibicionista, de uma maneira mais profissional, existem as cam girls, os cam boys, strippers e pessoas que praticam o sexo explicitamente de forma profissional ou em casas de swing.

Se você souber dosar direitinho, existem ainda maneiras ótimas de incluir o voyeurismo na sua fantasia sexual sem chegar a extremos. O que importa é que tudo seja praticado de maneira saudável e consensual.