PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O que é um hímen complacente? Entenda e tire as suas dúvidas
O que é um hímen complacente? Entenda e tire as suas dúvidas

Ah, o famoso hímen…. Qual mulher nunca se preocupou com ele? Ou em perdê-lo? Ou em não perdê-lo? Sim, esse pedacinho de pele é bem conhecido e pode causar muito alvoroço. Afinal, é através do rompimento dele que se marca a perda da virgindade. Mas, você já ouviu falar em hímen complacente?

Sim, muitas mulheres se preocupam com o hímen e com o quanto ele é um representante da virgindade. Por esse motivo, muitas o atribuem um valor imenso, enquanto outras sonham com o momento de perdê-lo. Mas, a verdade é que, para muitas, o momento da perda do hímen não é tão simples quanto se imagina.

Muitas mulheres têm o hímen complacente. Esse tipo de hímen (que é pouco falado e mais comum do que se imagina) não costuma se romper no fatídico momento em que a mulher “perde a virgindade”. Ele é uma pele elástica, que pode conter um ou mais furos, permitindo a penetração sem rompê-lo.

Mas, ele tem as suas desvantagens. Afinal, pode tornar a penetração um tanto mais dolorosa e fazer com que o início da vida sexual seja bastante desagradável. E você, será que tem um hímen complacente? Conhece alguém que tem? Continue lendo esse texto para entender melhor sobre o assunto e descobrir!

O que é, exatamente, um hímen complacente?

Antes de começar a explicar o que é o hímen complacente, explicaremos um pouco melhor sobre o hímen comum. Normalmente, o hímen é uma membrana que se encontra no início do canal vaginal. Essa membrana tem uma pequena abertura, pela qual sai a menstruação.

Quando a mulher começa a ter relações sexuais com penetração, é comum que essa membrana se rompa. Por isso, o rompimento do hímen é tão associado com a perda da virgindade (porém, não deveria. Afinal, muitas mulheres têm contato sexual mesmo sem penetração, o que já confere na perda da virgindade. Temos um texto aqui no blog sobre isso).

Mas acontece que muitas mulheres começam a ter relações sexuais com penetração e, mesmo assim, o hímen não se rompe. Isso acontece por algumas mulheres terem o hímen um pouco mais elástico que outras. E esse hímen mais elástico é chamado de hímen complacente.

Ou seja: mulheres que têm o hímen complacente não passam pelo rompimento da membrana quando começam a ter relações com penetração. Por isso, tendo relações ainda com o hímen, o sexo pode ser um pouco mais incômodo, doloroso ou não causar nenhuma sensação de prazer. Acontece com você?

Será que você tem o hímen complacente?

Você ficou curiosa para saber se tem o hímen complacente? Sente incômodos nas suas relações sexuais ou dificuldade para sentir prazer? Se a resposta for sim, converse com o (ou a) ginecologista de sua confiança. Um profissional dessa área é a melhor pessoa para analisar o seu caso.

No caso de você estar passando por problemas relacionados ao hímen complacente, como sangramentos recorrentes, dores ou desconfortos ao longo da relação sexual, existem alguns procedimentos que podem ser realizados.

Esses procedimentos costumam ser bem simples e podem ser feitos no próprio consultório, com anestesia local. Entre as opções se encontram pequenos procedimentos cirúrgicos para o rompimento do hímen ou correção realizada com laser CO2 fracionado.

Descobri que tenho hímen complacente, mas ele não me causa incômodos

Existem muitas mulheres que têm o hímen complacente e não têm nenhum problema com ele. Esse é o seu caso? Se sim, você sabe o que fazer? No caso de a mulher descobrir que a sua membrana é mais elástica que as demais e não se rompeu com a penetração, a solução é continuar levando a vida sexual normalmente.

Obviamente, é interessante que ela converse com o parceiro sobre isso. Afinal, nunca se sabe quando o hímen pode vir a se romper ou quando algum incômodo pode vir a surgir. Além disso, é possível que o casal pense em soluções para que o hímen complacente não se torne um problema.

Para que as relações sexuais sejam cada vez mais confortáveis, é essencial que o casal invista nas preliminares. Bem como no uso de lubrificantes, masturbação e até mesmo vibradores, a fim de que a relação seja cada vez mais prazerosa.

Dessa maneira, é possível que o hímen venha a se romper naturalmente. E cabe destacar que, quanto mais o casal transar, maiores serão as chances de que o hímen complacente finalmente se rompa (risos!). Mas nada de transar por obrigação, ok? Somente se o casal estiver com vontade!

Concluindo sobre o hímen complacente...

Ao longo desse texto, você pode entender melhor o que é o hímen complacente e como ele é mais comum do que você imaginava. Como tudo na vida, para ele tem uma solução. Por isso, se você tiver um, nada de ficar se preocupando. Siga as nossas dicas, se informe e se cuide!