PUB
mascote
PUB


Sobre parar de menstruar: será que é uma boa ideia?

Por mais que a menstruação seja um fenômeno completamente natural que acontece no organismo de grande maioria das mulheres em idade fértil, há quem odeie com todas as forças ter que passar por esse período. Seja por conta do fluxo, das cólicas ou por qualquer outro motivo, a cada dia mais mulheres querem para de menstruar.

Mas será que é uma boa ideia parar de menstruar? Por mais que seja possível que as mulheres decidam sobre o próprio destino com relação a isso, ainda existem muitas controvérsias sobre os melhores métodos e o que eles podem vir a causar para o organismo.

Muitas mulheres em idade fértil têm vontade de parar de menstruar. Talvez, nem parar com a menstruação para sempre, mas de poder controlar que o fluxo só viesse quando elas quisessem. Há quem pense que menstruar todo mês é muito e que o ideal seria a cada três ou seis meses.

E também existem muitas mulheres que têm dúvidas com relação a parar de menstruar, sobre qual seria o método mais eficaz e se os contraceptivos disponíveis para tal atualmente são realmente eficazes. Se você é uma dessas mulheres, continue na leitura desse texto para descobrir se parar de menstruar é uma boa ideia.

Afinal, parar de menstruar é ir contra a natureza feminina?

Muitos ginecologistas acreditam que parar de menstruar não é uma agressão à natureza feminina. Afinal, existem diversas pílulas anticoncepcionais e dispositivos intrauterinos disponíveis para tal.

Porém, se a mulher não está tomando nenhuma medida para parar a menstruação (como o uso de medicamentos ou fez a colocação de um DIU), a falta dela pode ser o sinal de um problema (hipotireoidismo, desnutrição ou até mesmo o excesso de atividades físicas.

Mas, no caso de mulheres saudáveis, que façam o uso de pílula anticoncepcional, a menstruação (que, nesse caso, nem é considerada menstruação e, sim, um sangramento) não é, necessariamente, natural. Ela pode, inclusive, mostrar uma resposta corporal forçada à ausência dos hormônios no período de pausa.

Afinal, quando a mulher faz o uso de um método de contracepção, o funcionamento dos seus ovários está bloqueado para a produção de óvulos. Esse funcionamento “bloqueado” não é capaz de causar a menstruação, pois nenhum óvulo está sendo liberado.

Existem mulheres que gostam de menstruar?

Por mais que existam muitas mulheres que tenham o sonho de para de menstruar, muitas outras até gostam de ter a menstruação vindo todos os meses. Um dos principais motivos é ter na menstruação um sinal de que não houve uma gravidez indesejada.

Mas isso é puramente psicológico, visto que não é necessário que a menstruação se faça presente todo mês para que a mulher tenha a garantia de uma não gravidez. Fazer um bom uso do método contraceptivo (no caso, a pílula, injeções, adesivos ou até mesmo um DIU) já é suficiente.

Como decidir sobre parar de menstruar?

Quando se trata de decidir se parar de menstruar é ou não uma boa ideia, a decisão cabe completamente a você. Quais são os seus reais motivos para parar de menstruar? Será que é por pura pressão da sociedade (ou de um parceiro) ou pelo seu bem-estar e sua saúde?

Se existem indicações médicas para que você pare de menstruar em função da sua saúde e do seu bem-estar, você pode optar por isso. Da mesma maneira que, se você acha que esse tipo de decisão te fará bem emocionalmente e/ ou socialmente, esse é um bom motivo para fazê-lo também.

Quanto mais as mulheres se inserem no mercado de trabalho e optam por não terem filhos (ou não terem muitos filhos), parar de menstruar com medicamentos anticoncepcionais pode ser uma boa escolha nesses casos. Afinal, quanto menos fluxo e tudo o que ele traz (como cólicas e desconfortos), melhor.

Finalmente, será que é uma boa ideia parar de menstruar?

Para finalizar o texto, será que é uma boa ideia parar de menstruar? Bem, as vantagens e desvantagens disso é você quem tem que ponderar. Como é a sua relação com os métodos contraceptivos e a menstruação?

Caso você não queira lidar com hormônios no seu organismo todos os dias (seja através das pílulas, injeções ou o DIU de hormônio), conviva bem com a menstruação todos os meses e faça uso de métodos não hormonais para prevenir uma gravidez indesejada, não há razão para querer parar de menstruar.

Mas, se você é uma pessoa que não se importa em fazer o uso de métodos contraceptivos hormonais, pode utilizá-los como aliados para suprimir a sua menstruação no caso de não se sentir confortável em ter que lidar com ela todos os meses.

Já existem várias opções disponíveis no mercado, desde as pílulas anticoncepcionais de uso contínuo até os DIUs de hormônio. Basta escolher (juntamente com o seu ou sua ginecologista) o método com o qual você melhor se identifica e colocá-lo em prática!