PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Quais os tipos de hímen que existem? Saiba por que importam
Quais os tipos de hímen que existem? Saiba por que importam

Já teve curiosidade sobre os tipos de hímen e qual é o seu? A verdade é que poucas pessoas sabem quais os tipos de hímen que existem e que eles diferem muito em aspetos importantes. Venha perceber tudo!

Mas por que esse assunto é importante? É fundamental que a mulher, seja ela virgem ou não, saiba qual a função dessa membrana em seu corpo, no quê e como ela pode atrapalhar a vida sexual.

A maioria de nós aprendemos, desde muito novas, que essa pequena parte alojada no interior da vagina é responsável pela dor, sangramento e desconforto durante a primeira relação sexual. Mas tais afirmações serão verdadeiras ou apenas mais um dos mitos que passaram por gerações? Sim, você tem razão: é falso!

Nunca é tarde para aprender que há vários tipos de hímen e que eles têm algumas características que os diferem. Mas é curioso observar como, em alguns núcleos da sociedade, as pessoas prezam e esperam que a mulher mantenha esse pedaço de pele intacto até o casamento, quando as impedem de conhecer sua anatomia.

Tipos de hímen e o que é

Esse é o nome dado à membrana existente no canal vaginal da mulher desde a formação dela, ainda no útero enquanto bebê.

Não tem função específica, embora alguns médicos ainda defendam que ela pode proteger a área de infecções atribuídas a sujeira e germes enquanto a mulher é criança até à puberdade.

Causa dor?

Não.

Ele não possui quaisquer terminações nervosas. Portanto, a dor ou desconforto que as mulheres sentem durante a primeira relação sexual é devido à introdução repentina de um corpo “intruso” no canal estreito e a seus movimentos bruscos.

Aproveite para ler: "Virgindade: a penetração machuca quando se é virgem?"

Causa sangramento?

Sim.

O hímen é um resquício deixado durante a formação do embrião composto também por vasos sanguíneos. Por isso, vemos alguns casos em que o rompimento cause um pequeno sangramento e sensibilidade na região.

É sinal de pureza?

Isso depende da sua crença, não da biologia.

De acordo com algumas religiões e comunidades, sim. Afinal, ele está localizado em uma área da vagina que só pode ser rompida com a penetração, seja do órgão sexual masculino ou de um objeto.

A ausência desse rompimento confirma que o corpo da mulher permanece virginal e puro como quando ela veio ao mundo. Mas só em teoria.

Quais os tipos de hímen que existem?

Há vários tipos de hímen, embora todos eles sejam localizados logo na entrada do canal vaginal. Suas variações são muito comuns ou raras de se apresentar nas mulheres.

Assim, vamos conhecer os cinco principais tipos de hímen...

1. Anelar

O hímen anelar tem esse nome por lembrar um anel. Ele é o mais comum, possui um ou vários orifícios que permitem a passagem da menstruação.

2. Complacente

O hímen complacente é reconhecido por ser um hímen flexível. Afinal, ele estica e volta para o lugar a cada vez que a mulher tem relação ou insere algo na vagina.

Isso significa que ele pode nunca romper realmente ou demorar meses e anos para finalmente fazê-lo.

3. Septado

Este possui uma pequena faixa de tecido extra bem no centro da membrana, o que o torna problemático. Acaba que ele possui duas aberturas de tamanho desigual, tornando difícil rompê-lo.

As mulheres que o têm reclamam do desconforto sentido com o uso de absorvente interno também.

4. Cribiforme

Junto ao anelar, este é o hímen que menos causa desconforto à mulher. Sua película possui vários e pequenos orifícios, chegando a se assemelhar a uma peneira.

Assim, o fluxo menstrual e outras coisas não são interrompidas.

5. Imperfurado

Um dos mais problemáticos e raros, pois, ele não possui fendas ou orifício por onde as secreções possam passar.

Então, a partir da primeira menstruação, a jovem precisa consultar um ginecologista para realizar um procedimento.

Esse hímen funciona como uma capa que não permite entrada ou saída.

Como posso saber se tenho um hímen problemático?

A forma certa de saber é consultar um ginecologista. Mas você deve perceber que algo de errado se passa se sentir desconforto ou dor nessa zona.

No caso do hímen septado, uma mulher pode sentir dificuldade em colocar um absorvente interno ou em removê-lo. Mas uma outra garota pode não ter problemas porque uma ou ambas as aberturas desse hímen são grandes o suficiente para a passagem desses absorventes internos.

Porém, veja que nem todas as garotas com dificuldades em usarem tampões têm problemas relacionados com seu tipo de hímen. Você pode só precisar de tempo e prática para conseguir usá-los. Por isso, é sempre melhor pedir aconselhamento médico.

Se você estiver preocupada, marque consulta com seu médico e tire todas suas dúvidas. Saber o que está acontecendo com seu corpo é importante e, por isso, é importante fazer um check-up de forma regular.

Veja ainda: "Tudo que você precisa saber sobre a vagina"

Há tratamento para os tipos de hímen que causam problemas?

Existe, sim. Trata-se, na maior parte dos casos, de um pequeno tratamento cirúrgico chamado de himenectomia. Passa, essencialmente, pela remoção do excesso de tecido, deixando uma abertura vaginal de tamanho adequado.

Esse procedimento pode ser feito no consultório ou na sala de cirurgia, conforme a quantidade de tecido que for necessário ser removido. Se trata, assim, de uma operação bem fácil e que não causa muita dor na paciente.

É fácil romper o hímen?

Pode até parecer que não porque somos levadas a crer que isso apenas se dá quando há a perda da virgindade.

Para muitos, virgindade e hímen são coisas diferentes. Partindo desse pressuposto, o rompimento acidental do hímen te fará menos virgem ou mais experiente com o sexo, se não houve relação sexual? Pense sobre isso!

Saiba que há como romper o hímen através de atividades que nada têm a ver com o sexo propriamente dito. Isso pode se dar através do uso de OB, o famoso absorvente interno, de um passeio a cavalo e até a pedalar de bicicleta. Louco, né?

Isso se dá porque há casos comprovados em que houve o rompimento da membrana através de atividades bruscas que envolviam o quadril da mulher.

A queda sobre um objeto pontiagudo em uma piscina, banheira ou toboágua, ou um acidente de esqui aquático, por exemplo, também podem provocar esse rompimento.

Você tem de entender ainda que a abertura no hímen geralmente aumenta à medida que as meninas crescem.

Dá para reconstruir o hímen

De um tempo para cá, algumas mulheres chocaram a população feminina por jogar na mídia a decisão de querer obter um hímen novo cirurgicamente.

Essa cirurgia francesa se espalhou pelo mundo e conquista a atenção de mulheres que veem esse procedimento como um meio de apimentar a vida sexual ou como uma forma de reparar um abuso, tomando de volta algo que lhes foi tirado. As razões são diversas.

Quando ligamos o desconforto da primeira vez ao rompimento do hímen, é comum nos perguntarmos o porquê de alguém querer reconstruí-lo. Agora que sabe que ele não tem nada a ver com a dor daquela ocasião, cogitaria fazê-lo?

Leia também: "Descubra o que é rejuvenescimento vaginal a laser"

Mais 5 curiosidades sobre o hímen que você deve saber

Agora, vamos dar uma olhada para alguns fatos sobre o hímen para ajudar a desmascarar alguns mitos sobre um assunto que ainda é tabu.

O hímen se estica - não se rompe

Quando falamos de rompimento do hímen, não significa que ele se rasgue mesmo. O que acontece, de verdade, é que ele estica ou pode mudar de forma.

É uma contradição de tudo aquilo que aprendemos quando falamos sobre virgindade. Na realidade, nada muda de verdade em termos físicos, mesmo que esse momento da primeira vez, possa ser significativa para muitos de nós.

Essa ideia de que o hímen se rompe na primeira vez também desenvolveu a crença de que a experiência deve ser dolorosa. Mas essa dor surge, muitas vezes, pela ansiedade e tensão do momento, ou pela inexperiência sexual.

Nem todas as mulheres têm hímen

Sabia que algumas mulheres nascem sem qualquer tipo de hímen? E isso é perfeitamente normal, não significando que há algum problema de saúde, nem que precisa de atenção médica.

Você pode verificar se tem hímen se observando com um espelho. Mas não deve se preocupar se não conseguir encontrá-lo. Se tiver dúvidas sobre sua saúde e sua vulva, deve conversar com seu médico.

Não existem exames de virgindade

Exista a prática de fazer "testes de virgindade" em algumas culturas. Mas isso não é possível em termos médicos. Você não pode dizer se uma mulher fez sexo ou não apenas olhando para sua vagina.

Como já vimos, existem vários tipos de hímen e não existe um padrão definido para encontrar evidências de penetração.

Apesar disso, continuam sendo feitos "exames de virgindade" em vários países pelo mundo, o que é um problema para muitas mulheres e meninas.

E então, já conhece quais os tipos de hímen que existem?

Agora que você sabe isso tudo sobre essa pequena membrana e sobre quais os tipos de hímen que existem, já percebeu que é importante tratarmos, acima de tudo, de nossa saúde e conhecermos bem a anatomia do próprio corpo, a fim de prevenir problemas ou sustos. E está claro de que é errôneo ligar o hímen à virgindade porque o sexo é muito mais do que o simples rompimento de uma membrana. Espalhe a verdade!

Quantos diferentes tipos de vulva existem? Venha descobrir