PUB
mascote
PUB


O que podem ser calombos na vagina? E o que fazer?

Se tem uma coisa que pode assustar qualquer mulher é encontrar calombos na vagina. Afinal, eles não são uma condição normal do corpo. E são bem desagradáveis. Por isso, causam bastante receito caso uma mulher venha a sentir que está com um.

De uma maneira geral, muitas mulheres não sabem como lidar com a situação. Logo se desesperam pensando que estão sofrendo com alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou com algo extremamente grave, como um câncer.

A boa notícia com relação a isso tudo é que as DSTs têm características bem específicas e podem apresentar sintomas piores do que um calombo. Assim como doenças mais graves, muitas vezes de manifestam junto a muitos outros sintomas.

Então, se você descobriu que tem alguns calombos na vagina, mas eles não estão acompanhados de feridas abertas ou outros sintomas, pode ser que eles não sejam graves. Ou que sejam tratáveis. Então, veja aqui quais são algumas possíveis causas para que esses calombos aconteçam e como proceder.

Cinco motivos pelos quais podem aparecer calombos na vagina

1 – Os calombos na vagina podem ser espinhas

E você aí pensando que as espinhas acabariam junto com a sua adolescência. E mais que isso: que elas só poderiam te incomodar no rosto e, no máximo, nas costas e no colo.

Mas, infelizmente, pode acontecer de a acne aparecer na região íntima também. E isso inclui a região vaginal, virilha e bumbum. Nessas áreas, a aparência é de uma espinha típica: avermelhada, irritada, colorida e, às vezes, com pus.

Lembre-se de que não é recomendado espremer espinhas. Então, resista à tentação e deixe que elas se curem por conta própria. Ou faça uso de produtos específicos para acne, como pomadas com antibiótico (vendidas com receita médica), cremes e/ ou adesivos secativos.

2 – Pode ser uma irritação por conta da depilação

Se você tem o costume de depilar a sua área íntima (seja com cera ou lâmina). A pele pode ficar irritada. E essa irritação pode aparecer em forma de calombos ou até mesmo pelos inflamados e foliculite. Essas condições causam dor e irritação.

Cabe destacar que é completamente normal que isso aconteça, principalmente, por conta das características dos pelos dessa região. Eles são mais grossos e ondulados. Por isso, podem causar irritação pós depilatória e ao crescer de novo.

A solução para isso é ficar, pelo menos, 15 dias sem se depilar. Assim, a sua pele conseguirá curar a lesão por conta própria. No caso dos pelos inflamados, você pode tentar removê-los com uma pinça higienizada. Ou então deixar que se curem sozinhos.

Porém, se você notar que as lesões não diminuem e parecem infeccionadas (vermelhar, doloridas, inchadas e com pus), faça uma consulta ao seu médico.

3 – Cistos sebáceos

Cistos sebáceos consistem em calombos cheios de líquido, muito semelhantes a uma espinha interna. Eles podem aparecer como calombos na sua região íntima por diversos fatores. Entre eles: o uso de roupas apertadas, passar muito tempo sentada e não deixar a região genital respirar.

Para resolver isso, uma consulta ao médico é interessante. Assim, ele poderá avaliar o melhor tratamento e descartar outras opções. Normalmente, compressas mornas na região resolvem o problema.

4 – Cisto de Bartlholin

Se o calombo aparecer bem perto da abertura da vagina, ele pode ser um cisto de Bartholin. Esse cisto se desenvolve nas glândulas vaginais responsáveis pela lubrificação. Se elas se tornam inflamadas, elas incham, gerando esse cisto.

Normalmente, ele não causa grandes problemas, principalmente se for pequeno e indolor. Porém, pode ficar infectado, causando muita dor e ficando muito inchado, por conta do pus que pode se acumular em seu interior. Nesse caso, é necessário buscar atendimento médico.

5 – Infecção nas glândulas sudoríparas

Você tem glândulas de suor em diversas partes do seu corpo. Inclusive, na região da virilha. Porém, se não tiver cuidados adequados nessa região, as glândulas podem ficar infectadas.

Essa falta de cuidado inclui permanecer muito tempo com calças de academia úmidas de suor ou roupas de banho molhadas. Isso acontece porque essas atitudes fazem com que o suor fique preso contra a pele, bloqueando as glândulas de suor. E isso pode levar a uma infecção.

Para prevenir o problema, é ideal ter uma higiene adequada. Principalmente, buscando permanecer com a área vaginal sempre limpa e seca. Normalmente, os calombos vão embora sozinhos. Mas, se eles persistirem por muito tempo ou mostrarem sinais de infecção, consulte um médico.

Concluindo...

Como você pode perceber, existem muitos motivos pelos quais podem aparecer calombos na sua vagina. Muitos deles não são graves e são condições que podem desaparecer sozinhas ou com tratamentos muito simples.

Mesmo assim, cabe lembrar que existem doenças sexualmente transmissíveis que têm calombos como sintomas. É bem provável que, no caso das DSTs, eles se mostrem mais inflamados, machucados e persistentes.

Mesmo que os calombos na vagina possam ser facilmente tratáveis, é válido procurar auxílio profissional caso a situação persista por muito tempo. Ou então se existirem sinais de infecção. O importante é que você se cuide sempre!