PUB
mascote
PUB


mitos sobre a prostituição

Sabe aquelas histórias que você costuma escutar sobre prostituição? Que, necessariamente, se uma mulher resolver seguir por esse caminho, é porque ela tem problemas psicológicos, usa drogas ou é alcoólatra e desesperada? Você costuma acreditar?

Se acredita nesse tipo de conversa, venha se informar melhor. Afinal, muitas mentiras circulam por aí por pura maldade ou então por falta de informação. Por isso, fizemos esse texto para desmentir os maiores mitos sobre a prostituição.

Desmentindo os maiores mitos sobre a prostituição

1 – As mulheres começam a trabalhar como prostitutas por volta dos 13 anos de idade

Um dos maiores mitos sobre s prostituição é com relação à idade com que as mulheres começam a trabalhar. Há quem diga que muitas mulheres ingressam nessa carreira ainda adolescentes, por volta dos 13 anos de idade. Mas isso não é regra. Aliás, é uma raridade.

Quando menores de idade, as mulheres ingressam na profissão por volta dos 16 anos de idade. Mas a média geral é que elas comecem a trabalhar como prostitutas com cerca de 25 anos de idade.

2 – A prostituição é uma profissão para quem não teve outras oportunidades na vida

Outro dos maiores mitos sobre a prostituição é sobre o fato de as mulheres só ingressarem nessa profissão pela falta de oportunidades de estudos ou em outras carreiras. A verdade é que muitas mulheres ingressam na profissão por gostarem do que fazem.

Afinal, combinar o prazer com o ganho financeiro pode ser uma boa solução, não é mesmo? Além disso, existe o fato de a profissão ser capaz de elevar a autoestima dessas mulheres, que são vistas como deusas pelos seus clientes. Sem contar o alto retorno financeiro e a liberdade de horários de trabalho.

E sobre a falta de oportunidades, quantas pessoas não entram em empregos “normais” por ter sido a única oportunidade que encontraram? Muitas vezes, a necessidade financeira fala mais alto, em qualquer carreira.

3 – Grande parte das prostitutas são recrutadas e trabalham de forma forçada para cafetões

Na verdade, muitas mulheres ingressam no trabalho como prostitutas por conta própria ou pelo incentivo de amigas e conhecidas. Essa história de que, necessariamente, um cafetão irá buscar e agenciar prostitutas é mais um dos maiores mitos sobre a prostituição.

Algumas mulheres trabalham de forma independente e outras trabalham para cafetões. Mas isso não quer dizer que quem trabalha para cafetões faz trabalho forçado, ok? Isso é muito raro.

4 – As mulheres se tornam prostitutas por terem sofrido abuso sexual na infância

Existe um percentual de mulheres que trabalham como prostitutas e sofreram abuso sexual na infância. Do mesmo jeito que existe um percentual de mulheres que trabalham em outras profissões e sofreram abuso sexual na infância (infelizmente, são muitas as mulheres que sofreram com isso).

Por isso, esse é outro dos maiores mitos sobre a prostituição. Ter sofrido abuso sexual na infância não é pré-requisito para que as mulheres comecem a trabalhar como prostitutas.

5 – As prostitutas têm a vida curta

Entre os maiores mitos sobre a prostituição se encontra a falácia de que as mulheres que trabalham nessa profissão morrem novas, na faixa dos 30 anos de idade. A verdade é que foi feito um estudo nos EUA e essa foi a média da idade de prostitutas que foram assassinadas em determinado período.

Mas isso não contabiliza o tanto de mulheres que trabalham na prostituição e vivem muito mais do que isso. E nem o tanto de mulheres que vêm a falecer cedo ao trabalhar em outras profissões, como oficiais do exército.

6 – A maioria das prostitutas sofre com distúrbios mentais, como estresse pós-traumático

Outro dos maiores mitos sobre a prostituição é que as mulheres que ingressam na profissão sofrem com distúrbios mentais como estresse pós-traumático, depressão e têm vícios em álcool e em drogas. Isso não é verdade.

Mais uma vez, em qualquer profissão pode se encontrar pessoas que sofram com esse tipo de condição, não é exclusividade da prostituição. Do mesmo jeito em que existem mulheres que necessitam de auxílio médico e psicológico, existem mulheres completamente sãs nesse trabalho.

7 – As prostitutas são responsáveis por transmitir DSTs

Esse é talvez o maior mito com relação a prostituição. As profissionais do sexo são completamente responsáveis com relação à própria saúde e, ao cuidar da própria saúde sexual (fazendo o uso de preservativo para a prevenção de DSTs), elas cuidam da saúde dos clientes também.

O percentual de disseminação de DSTs é muito maior entre pessoas que praticam o sexo casual do que entre as pessoas relacionadas com a prostituição.

8 – Prostitutas têm problemas de autoestima

Muito pelo contrário. Quem conhece uma profissional do sexo sabe que, normalmente, essa profissional tem uma autoestima bem elevada, que chega a ser contagiante. Por isso, essa história de que as prostitutas sofrem com baixa autoestima é um dos maiores mitos sobre a prostituição.