PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Você sabia que já existe uma pílula anticoncepcional mensal?
pílula anticoncepcional mensal

São raras as mulheres que não ouviram do médico ginecologista, pelo menos uma vez na vida, que a pílula anticoncepcional é um dos melhores métodos de prevenir uma gravidez indesejada. Além de servir como auxílio no tratamento de algumas condições como endometriose e ovários policísticos. Mas quantas sabem que já há uma pílula anticoncepcional mensal?

Mas levante a mão quem já teve que fazer uso da pílula anticoncepcional (ou ainda faz) em algum momento da vida e achava (ou acha) uma chatice essa história de ter que ficar lembrando de tomar a pílula todos os dias.

Por mais que a pílula anticoncepcional traga diversos benefícios (porém, traz efeitos colaterais também. Por isso, procure um médico de confiança antes de começar ou parar qualquer tipo de tratamento), o compromisso de ter que ingeri-la todos os dias é bem chato para algumas pessoas.

Acho que todo mundo tem uma amiga ou conhecida que esqueceu de tomar a pílula durante um dia (ou mais) e terminou engravidando sem querer (risos). Isso não é nem um pouco difícil de acontecer.

Então, pensando nessas pessoas, que têm dificuldade com o compromisso de ter que tomar a pílula todos os dias, um grupo de cientistas resolveu inovar nessa área e desenvolver um novo jeito de ingerir o contraceptivo: a pílula anticoncepcional mensal.

Se você também achou esse conceito super inovador e ficou curioso (a) quanto à pílula anticoncepcional mensal, continue na leitura desse texto. Aqui, traremos muitas informações interessantes sobre o assunto!

Como funciona a pílula anticoncepcional mensal?

A pílula anticoncepcional mensal é em formato de uma cápsula gelatinosa. Quando ingerida, ela se dissolve no estômago da pessoa, liberando um polímero em formato de asterisco (*).

Esse polímero é capaz de se prender à parede do estômago para ir liberando, gradativamente, os hormônios necessários para evitar uma gravidez indesejada. Esse formato de medicamento é altamente inovador.

Afinal, é a primeira vez que cientistas desenvolveram um medicamento com essa tecnologia: de liberar, gradativamente, uma substância por um longo período de tempo e de forma ininterrupta.

Como os cientistas fizeram o estudo que chegou à pílula anticoncepcional mensal?

Ao estudar sobre a pílula anticoncepcional convencional, os cientistas começaram a pensar em um formato de substância que não se degradaria tão rapidamente ao entrar em contato com a acidez do estômago. Pensando nisso, chegaram ao formato de asterisco do polímero.

E, para poder comprovar a eficácia do medicamento, realizaram o teste em porcas. Em um grupo de porcas, foi feito o uso do anticoncepcional diário enquanto, em outro grupo, se fez o uso do anticoncepcional mensal.

Para tal, foi-se analisando, ao longo de determinado período de tempo, os níveis de hormônio de animais que ingeriam a pílula diária e a pílula mensal. Chegou-se à conclusão de que, após 21 dias da implantação da pílula mensal, os níveis de hormônios presentes nos animais dos dois grupos eram semelhantes.

E mais do que isso: 29 dias após a ingestão da pílula mensal, ainda foi encontrado hormônio no organismo das porcas. Um avanço e tanto na ciência, não é mesmo?

Mas, apesar de já ter a sua eficácia testada e aprovada em um grupo de mamíferos, a pílula anticoncepcional mensal nunca foi utilizada em humanos. É óbvio que existem planos para tal e para que, logo, logo, o medicamento esteja à disposição do maior número de pessoas possível.

Por que a pílula anticoncepcional mensal tem tanta importância?

Como já falamos no início do texto, a pílula anticoncepcional mensal é essencial para que as mulheres consigam evitar uma gravidez não desejada. Afinal, muitas mulheres engravidam por conta do esquecimento da pílula contraceptiva diária, que termina por fazer com que a sua eficácia se enfraqueça.

Ao encontrar uma pílula que precise ser ingerida apenas uma vez por mês, as mulheres podem passar longe dos riscos do esquecimento. Isso tudo sem ter que apelar para as dolorosas injeções de contraceptivo (que podem ser feitas mensalmente).

E, por mais que existam diversos outros métodos que não a pílula anticoncepcional, ela ainda é a queridinha de muitas mulheres. Afinal, grande parte dos outros métodos contraceptivos são mais caros e mais invasivos.

O que é importante lembrar sobre a pílula anticoncepcional mensal?

Por mais que a pílula anticoncepcional mensal represente um avanço e tanto na ciência, cabe destacar que, como qualquer pílula contraceptiva já existente no mercado, ela não previne contra DSTs, ok? Então, para se prevenir de DSTs, faça sempre o uso do bom e velho preservativo.

Outro ponto importante é que qualquer pílula anticoncepcional é um medicamento. E, como qualquer medicamento, por mais que tenha seus pontos positivos (como prevenir uma gravidez indesejada e tratar algumas condições de saúde), ela também tem seus pontos negativos (como efeitos colaterais e riscos à saúde).

Por isso, nunca deixe de consultar um ginecologista se tiver vontade de iniciar o tratamento com pílulas contraceptivas, ok?