PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Cisto no ovario: Quais são os sinais que você deve se atentar
Cisto no ovario

De uma maneira geral, para explicar bem o que seria um cisto no ovario, compará-lo a uma espinha faz todo o sentido. Se você tem ou já teve problemas com acne, vai entender bem a associação. Afinal, um cisto no ovário pode ser bem doloroso, irritante e aparecer quando você menos espera.

Isso acontece porque, de acordo com o seu ritmo menstrual, os seus ovários estão sempre se agitando. E, em alguns casos, eles podem desenvolver pequenos sacos cheios de líquido ou tecido (como se fosse uma espinha mesmo), que são os cistos ovarianos.

Em grande parte dos casos, esses cistos aparecem e desaparecem naturalmente, de acordo com a fase do ciclo menstrual. Normalmente, em determinada fase do ciclo, as mulheres têm um pequeno cisto por mês, que vem a desaparecer sozinho, sem necessitar de nenhuma intervenção.

Um cisto no ovário começa a causar problemas quando ele cresce mais do que deveria ou quando não desaparece sozinho. Em alguns casos, os cistos podem chegar até a 30 cm de diâmetro ou mais e causar muitos sintomas e problemas.

Os cistos ovarianos, quando se tornam muito grandes ou persistentes, têm de ser retirados cirurgicamente, pelo risco de serem cancerosos, de poderem se romper, de poderem se torcer ao redor da trompa e até mesmo de causar a perda do ovário por conta dos problemas que pode causar.

Por isso, é essencial que as mulheres em idade fértil estejam atentas a alguns sinais que alerta que um cisto no ovario pode vir a causar. Continue a leitura para conferir os sintomas e, se estiver passando por qualquer dos problemas citados aqui, lembre-se que procurar um médico é imprescindível.

Cisto no ovario: Principais sinais de alerta

1 – Dor na região pélvica

É muito comum que as mulheres que têm cisto no ovario venham a sentir uma dor pélvica no lado em que o cisto estiver crescendo. Isso pode acontecer tanto no lado direito quanto no lado esquerdo, na altura dos ovários e a dor tende a piorar ou ser sentida com mais intensidade enquanto a mulher faz exercícios físicos ou tem relação sexual.

Se você sente uma dor pélvica persistente, que piora em algumas situações e não desaparece junto com a menstruação, é necessário que ela seja investigada. Se houver ruptura do cisto ou torção ovariana, a dor é realmente insuportável.

2 – Inchaço

Esse é um sintoma muito relativo que um cisto no ovario pode vir a causar pois tem relação com o seu tamanho. Quanto maior o cisto, mais a mulher pode sentir um inchaço na região do baixo ventre e relacionarem isso a um ganho de peso ou retenção de líquidos, por exemplo.

Mas preste atenção se esse ganho de peso ou retenção acontece só nesse local ou em outras partes do corpo. Se só acontecer no baixo ventre, é um sinal de alerta.

3 – Sensação de peso no abdômen ou até mesmo de constipação

Por ocupar um espaço maior no abdômen, um cisto no ovario pode levar a mulher a sentir que está com a barriga “cheia” o tempo todo ou que não teve uma evacuação completa quando foi ao banheiro, por exemplo. Se essa sensação acontece em um só lado da sua barriga, fique atenta!

4 – As relações sexuais são dolorosas

Aqui vai uma informação extremamente importante. Relações sexuais nunca devem causar dor. Por isso, se, ao transar, você sente alguma dor durante a penetração e essa dor acontece em um lado só da sua pelve, ela pode estar relacionada a um cisto no ovario.

5 – Você tem vontade de urinar o tempo todo

Sabe quando você foi ao banheiro fazer xixi, se passaram 10 minutos e você já está com vontade de novo? E pior: você volta até o banheiro e nem tem xixi para sair. Esse pode ser um sintoma bem claro de cisto no ovário pois, em alguns casos, ele pode pressionar a bexiga, dando a sensação de ter que urinar o tempo todo.

6 – Dores constantes na região lombar das costas e nas pernas

Esse tipo de dor pode ter um grande leque de motivos. Mas cabe considerar que possa ser causada por conta de um cisto no ovário se você a sente combinada com qualquer dos outros sintomas que citamos nesse texto.

Alguns cistos, quando se tornam grandes, ocupam um espaço dentro da sua pelve que não deveriam e, além de pressionar outros órgãos, podem pressionar estruturas como músculos ou nervos. E isso pode causar dor na coluna lombar, na parte de trás da pélvis e em toda a perna do lado onde o cisto cresceu.

7 – Sangramento fora do ciclo menstrual

Conforme o cisto no ovario se torna grande, ele pode mexer com os hormônios da mulher e desequilibrá-los. E, por conta disso, podem acontecer sangramentos fora do período menstrual, além de outros sintomas como um aumento súbito da acne e ganho de peso.