PUB
mascote
PUB


Sexonambulismo: o distúrbio do sono que pode ser muito perigoso

Você já ouviu falar sobre sexonambulismo? Esse é um distúrbio do sono que pode ser bem perigoso. Afinal, pode levar a uma prática sexual sem proteção e até a uma violência sexual. Vem entender melhor sobre ele!

Sexonambulismo versus aquela transa gostosa no meio da noite

Sabe quando você dá aquela acordadinha de noite e dá uma vontade de acordar o parceiro (a) para uma transa bem casual e preguiçosa antes de voltar a dormir? Isso é bem gostoso. Quando as partes envolvidas conseguem aproveitar esse sexo no meio da noite, voltam a dormir e se lembram de tudo no dia seguinte isso é super saudável!

Mas, caso alguma das partes envolvidas não se lembre do que fez no dia seguinte, isso pode conferir um distúrbio do sono: o sexonambulismo. E não pense que esse distúrbio é engraçado, bobinho ou inofensivo. Ele pode ser bastante perigoso.

Afinal, em que consiste o sexonambulismo?

O sexonambulismo (também chamado de sexsomnia) consiste basicamente em um sonambulismo no qual, ao invés de sair andando pela casa ou algo do tipo, a pessoa afetada busca ter sexo com o parceiro ou parceira que está próximo.

Pode parecer uma desculpa para ter um sexo desprotegido ou fora de hora, mas, na verdade, isso é bem sério. Afinal, durante o momento em que está passando pelo sexonambulismo, a pessoa não tem noção do que está fazendo. Assim, pode vir a ter uma relação sexual sem proteção ou então até a violentar/ estuprar a outra pessoa.

Por conta disso, os impactos de quem sofre com o distúrbio e quem convive com a pessoa portadora do distúrbio podem ser bem grandes, tanto de forma física quanto de forma emocional.

Quem pode ser afetado pelo sexonambulismo?

Cerca de 7% da população mundial é afetada por esse distúrbio do sono. E, entre a parcela da população que sofre com o sexonambulismo, cerca de 80% são homens. É por isso que é tão perigoso. Afinal, a probabilidade de o homem cometer um estupro inconsciente à parceira é maior do que de o contrário acontecer.

Como acontece o sexonambulismo?

Existem algumas maneiras pelas quais o sexonambulismo pode acontecer. Mas o motivo principal é que acontece uma atividade automática do sistema nervoso que, na verdade, não deveria acontecer. Essa atividade pode variar desde uma masturbação até uma relação sexual propriamente dita.

E isso acontece exatamente na fase de transição entre o sono mais superficial e o sono mais profundo, o que contribui para que a pessoa que sofre com a condição não se lembre do que aconteceu.

Nessa transição entre as fases do sono, quando acontece o sexonambulismo, o lobo frontal do cérebro (área responsável por elaborar os sentimentos e emoções) está fechado. Por isso, é impossível que se processe qualquer pensamento ou memória.

Por que o sexonambulismo é tão perigoso e tão complexo?

Normalmente, quem sofre do sexonambulismo tem o mesmo comportamento sexual que teria se estivesse acordado (a). A questão toda é que, quando acorda, não se lembra do que fez.

Mas existem pessoas que se tornam violentas ou agressivas e isso pode levar a uma violência sexual da parceira (ou parceiro). Afinal, cometer um estupro é algo absurdamente sério, mesmo quando não se lembra de tê-lo feito ou quando estava inconsciente quando o fez.

Como saber qual é o momento de procurar ajuda?

Agora que você já sabe como diferenciar um sexo no meio da noite de um sexonambulismo, fica mais fácil de identificar o que está acontecendo. Se você nota que acontece com um parceiro (ou parceira) de transar durante a madrugada e não se lembrar, aconselhe essa pessoa a buscar ajuda profissional.

Da mesma maneira que, se você ouvir alguém falar sobre a situação, seja um amigo ou amiga, converse com a pessoa sobre a possibilidade do sexonambulismo e aconselhe a pessoa a buscar ajuda.

Isso é necessário porque, por mais que esse distúrbio do sono não tenha cura, com a ajuda de profissionais adequados (como um neurologista, psicólogo ou psiquiatra) é possível que o paciente faça o uso de medicamentos que ajudarão a controlar o problema em questão.

Mais do que isso: existem casos em que o sexonambulismo pode até ter seus sintomas eliminados com o uso dos devidos medicamentos. Por isso, nunca deixe de buscar ajuda profissional ou de aconselhar alguém que precise a fazê-lo ao desconfiar do distúrbio.

Concluindo...

Por mais que o sexonambulismo possa parecer uma condição bem peculiar e até inventada, ela é um problema bem real que atinge várias pessoas, em sua maioria, homens.

E as consequências desse distúrbio não só afetam quem sofre com a condição, mas como as parceiras (ou parceiros) e demais pessoas de sua convivência diária. E as consequências podem ser bem sérias, viu? Por isso, é importante buscar ajuda médica o quanto antes se desconfiar que sofre com essa condição.