PUB
mascote
PUB


Mitos e verdades sobre anticoncepcionais orais

Parte da realidade feminina desde os anos 1960, os anticoncepcionais orais se tornaram praticamente obrigatórios na vida de muitas mulheres. São símbolos do empoderamento e da revolução sexual feminina, onde as mulheres passaram a ter poder de decisão sobre a prevenção de uma possível gravidez, além de outros benefícios.

Até hoje, 60 anos depois que essas “pílulas mágicas” passaram a fazer parte das prateleiras das farmácias e de muitos lares, elas são o método contraceptivo mais procurado. E isso mesmo com todos os mitos e verdades que permeiam os anticoncepcionais orais.

E você, quando se trata desse medicamento, sabe diferenciar quais são os mitos e verdades sobre anticoncepcionais orais? Ou ainda tem algumas dúvidas quando se trata desse medicamento?

Para resolver qualquer questionamento pendente, trouxemos, nesse texto quais são os principais mitos e verdades sobre anticoncepcionais orais (até as dúvidas mais “bobinhas” que você esquece ou tem vergonha de perguntar ao médico). Continue na leitura do texto para entender melhor sobre o assunto.

Principais mitos e verdades sobre anticoncepcionais orais

1 – Esse tipo de medicamento destrói a libido da mulher

Mito parcial. Não existe nada que comprove cientificamente que os anticoncepcionais orais levem à perda do apetite sexual por parte da mulher. Porém, pode ser que ele cause uma pequena diminuição na libido porque diminui a concentração do hormônio testosterona na circulação sanguínea feminina.

2 – As mulheres engordam depois que começam a fazer o uso de anticoncepcionais orais

Mito. Entre os mitos e verdades sobre anticoncepcionais orais, esse é um dos maiores (senão o maior). Quantas mulheres não têm medo de começar a tomar a pílula e ganhar peso? Mas pode ficar tranquila se o seu (sua) ginecologista te receitou a pílula anticoncepcional porque isso não passa de um mito.

Por mais que seja amplamente indicado que o medicamento seja recomendado por um médico, a fim de não sobrecarregar a sua contagem hormonal e gerar efeitos colaterais indesejados, a pílula anticoncepcional não causa um aumento de peso.

O que pode vir a acontecer como efeito colateral é uma retenção de líquidos e não um ganho de gordura. Se quer garantir uma boa relação com o seu corpo e com a balança, independentemente de fazer o uso de anticoncepcionais orais ou não, nunca abra mão de uma rotina saudável com atividades físicas e alimentação balanceada.

3 – Anticoncepcionais orais podem causar câncer?

Não diretamente, A pílula contraceptiva não tem relação direta com o surgimento de câncer. Mas pode ser que ela aumente a probabilidade do surgimento de alguns tipos da doença acontecer, se a pessoa já tiver alguma predisposição para tal.

Por exemplo: pílulas combinadas com estrogênio podem aumentar a probabilidade de câncer de mama para pessoas com histórico pessoal ou familiar da doença. Mas, em outros casos, a pílula auxiliar na prevenção de câncer de endométrio e/ ou ovários.

4 – O uso contínuo ou prolongado de anticoncepcional oral pode levar à infertilidade feminina

Mito. Há quem acredite que mulheres que fazem uso da pílula por um longo tempo podem ficar inférteis. Ou que precisam pausar o uso do medicamento (associando-o com outros métodos) de tempos em tempos a fim de prevenir uma possível infertilidade.

A verdade é que pode vir a acontecer de mulheres que fazem o uso da pílula por um longo tempo demorarem um pouco mais a engravidar depois de pararem o medicamento.

Isso se dá porque pode ser que alguma carga hormonal ainda fique acumulada nas células do corpo da mulher e vá se liberando gradativamente após a parada do medicamento. Mas, uma vez que essa “reserva” hormonal acaba, a mulher já estará apta para engravidar.

5 – Não fazer intervalos entre as cartelas atrapalha a eficácia do medicamento?

Mito. O ideal é que não se “emende” as cartelas de anticoncepcional por um tempo prolongado, principalmente se o medicamento não é destinado para essa finalidade. Mas isso não quer dizer que “emendar” as cartelas ocasionalmente (como em uma viagem para a praia, por exemplo) vai fazer com que a pílula perca a eficácia.

Mas se a sua intenção e passar um maior período sem menstruar, existem anticoncepcionais orais e outros métodos contraceptivos (como DIUs de hormônio) que podem te ajudar nisso. Converse com o seu ginecologista para encontrarem qual o método que melhor se enquadra para você.

6 – Anticoncepcionais orais causam acne?

Depende. Existem casos nos quais a acne é causada por questões hormonais e, dependendo da situação, o uso de anticoncepcionais orais pode melhorar ou agravar o quadro.

Se o organismo da mulher já tem muitos hormônios femininos e a mulher começa a tomar a pílula, colocando mais hormônios femininos no organismo, isso pode causar o aparecimento ou aumento da acne.

Em contrapartida, se a mulher tem uma taxa maior de hormônios masculinos (testosterona) no organismo e começa a ingerir a pílula, com hormônios femininos, os dois tipos de hormônio se balanceiam. E isso pode atenuar ou acabar com uma acne já existente.