PUB
mascote
PUB


Mão segurando chicote preto enrolado em fundo vermelho num momento de aftercare BDSM.

Submissos e dominadores podem ficar precisando de “aftercare BDSM”. Entenda o que isso é e como fazer da forma certa...

O mundo do BDSM levanta sempre muita curiosidade, mas também se precisa de atentar a muitas considerações. Não é tão simples assim como apenas amarrar seu parceiro! E entre todos os cuidados que você precisa tomar surge isso a que se chama de "aftercare BDSM".

Para entender, você precisa se focar no termo que vem do Inglês e que significa algo como cuidados posteriores. Portanto, se trata do que precisa fazer depois das práticas de BDSM.

Veja que, depois do tesão e do calor do momento, as responsabilidades não acabam! Mas o que isso exatamente quer dizer? Lhe vamos explicar direitinho já de seguida...

O que é "aftercare BDSM"?

Como já lhe dissemos, "aftercare" se refere aos cuidados posteriores ao BDSM. Portanto, se trata, simplesmente, do tempo que os parceiros precisam para se recuperar depois das brincadeiras em si.

Mas também envolve as necessidades emocionais e físicas de ambos, e a forma como as satisfazer.

Veja que o BDSM pode implicar práticas algo desgastantes, tanto física como psicologicamente. Então, é ótimo poder relaxar para conseguir "voltar à realidade" com tranquilidade.

De certa forma, se trata de "desesquentar" as coisas para que cada um volte a seus papéis normais, se desapegando das vertentes assumidas no BDSM, sejam submissos ou dominadores.

Por outro lado, pode ser necessário ficar verificando hematomas ou cortes, e aplicando remédios ou compressas.

Por que são necessários cuidados pós-BDSM?

Nossas fantasias não se correlacionam, necessariamente, com nossas vidas normais. Isso significa que não somos no dia-a-dia o que somos no BDSM.

Assim, mesmo que você se excite por ficar sendo humilhado e punido por um dom autoritário e exigente durante os jogos de submissão e dominação, não pretende ser tratado desse modo depois disso.

Portanto, o "aftercare BDSM" funciona como um ajustamento, levando vocês a regressar à normalidade de seu relacionamento.

Lidando com o “drop

Mas existe também um fenómeno físico a que é preciso atentar. Algumas pessoas ficam comparando a sensação logo após uma cena BDSM ao que você fica sentindo depois de uma performance atlética.

A isso se chama "drop" ou "sub drop" se tratando de um submisso, ou seja "queda" ou "sub queda", pois existe um abaixamento da adrenalina e você pode ficar se sentindo fraco, cansado ou mesmo atordoado.

O bondage pode ser algo intenso, levando você a atingir seus limites físicos e mentais. Essa tensão toda, e esse tesão, levará sua adrenalina ao topo, provocando uma descarga e um desequilíbrio em seu corpo. Tudo isso exige algum foco no "aftercare" depois do BDSM.

Mas se você estava recebendo punições ou sendo amarrado em posições desconfortáveis, se pode sentir fisicamente exausto e até confuso. Se sentindo desconectado de seu corpo, e mesmo desorientado, precisará de alguma ajuda para retornar à realidade de forma segura e confortável.

Tipos de "aftercare BDSM"

Habitualmente, podemos enquadrar os cuidados pós-BDSM em duas categorias:

  • Físicos
  • Emocionais.

Quanto a "aftercare" físico, se trata, por exemplo, de ajudar a remover objetos de restrição ou vendas, dar de beber ou de comer, ou até mesmo oferecer um cobertor ou roupas quentes.

Mas também pode envolver beijar ou acariciar alguma parte de seu corpo, nomeadamente as que possam ter estado envolvidas nos "jogos" de BDSM.

Uma massagem erótica também pode trazer algum conforto, sobretudo depois de técnicas de amarração. Ficar usando um óleo quente nessa massagem vai ajudar a acalmar os músculos e a suavizar a pele se estiver machucada devido ao impacto.

Um bom banho de água quente também é uma ótima ideia como relaxante e para fortalecer a intimidade e a partilha.

Emocionalmente, o "aftercare BDSM" se centra muito na comunicação. Vocês podem conversar sobre o que ficou acontecendo, o que sentiram, o que foi bom e ruim. Se trata de entender melhor as necessidades e expetativas quanto ao "jogo" do prazer, para preparar a próxima vez.

Mas também deve haver um cuidado em passar a ideia de que está tudo ok com tudo o que foi sendo feito. No mundo dos fetiches tudo é válido, desde que com consentimento de todos participantes - e "o que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas". Desse modo, é lembrar que nada foi "estranho" e que não existem quaisquer sentimentos negativos em relação a isso.

Sugestões de cuidados para o “sub drop

Depois de toda essa adrenalina do jogo de submissão, um dom deve investir num "aftercare" carinhoso que demonstre apreciação por tudo que seu submisso o fez sentir. Isso pode envolver algumas sugestões como:

  • Limpar, desinfetar e fazer curativos em ferimentos
  • Aplicar remédios e loções calmantes
  • Dar água (sem forçar ele a beber)
  • Oferecer chocolate (é carinhoso e ajuda a repor os níveis de açúcar no sangue)
  • Envolver o submisso em um cobertor ou roupão de banho para aquecer ele
  • Abraçar e acariciar
  • Conversar e rir
  • Elogiar ele garantindo que tudo está bem, e que tudo foi bem
  • Tomar banho de espuma juntos
  • Ficar assistindo um filme que seu submisso goste
  • Marcar encontro um ou dois dias depois para ficarem conversando.

Se lembre sempre que todo mundo é diferente. Por isso, você precisa ajustar seu comportamento a cada pessoa, conforme suas necessidades e personalidade. Comunicar é o segredo!

Todo mundo precisa de "aftercare BDSM"?

Algumas pessoas podem precisar de muito pouco, ou somente de ficarem sozinhas, ou ainda de um bom sono. Mas outras pessoas podem precisar de mais "aftercare". Nada está certo ou errado - somos todos únicos.

Assim, tal como a "palavra de segurança" para parar quando estiver sendo insuportável, também é preciso ficar negociando o "aftercare" no BDSM.

Se está somente agora começando a entrar nesse mundo kinky e não tem certeza sobre o que vai precisar, discuta suas sensações logo que o "jogo" de submissão e dominação termine. Isso ajudará a entender o que fazer.

Doms também precisam de cuidados

Essa conversa sobre BDSM e "aftercare" também vale no caso dos dominadores, pois esses também precisam de cuidados.

Muitos assumem que o "aftercare BDSM" é algo exclusivo de um dom para com seu submisso. Mas isso não é verdade!

Um dom pode experienciar igualmente o "drop" que já referimos antes devido ao esforço físico e psicológico de toda a cena. Assim, também pode ficar precisando de uma conexão emocional para se ligar a seu papel normal.

Existe o estereótipo de que os doms são criaturas fortes e que, por isso, não ficam precisando de ajuda, nem de segurança. Mas esse é apenas um papel no universo BDSM.

Na vida real, são simplesmente humanos! E podem, igualmente, ficar sentindo cansaço e um desequilíbrio emocional, bem como o "drop" em seus níveis de adrenalina.

"Aftercare BDSM" para dominadores e o "dom drop"

Mesmo alguns dominadores experientes podem ficar sentindo culpa depois de "jogos" BDSM. Se trata de um choque entre sua fantasia e seu "eu" real que fica se perguntando como é que pode gostar de ferir alguém, e, por vezes, alguém que se ama.

A adrenalina do tesão pode levar ao topo, mas depois, abaixar até níveis desastrosos. É o que se chama o "dom drop" ou "top drop".

Aí o dominador fica precisando também de atenção. E as sugestões de "aftercare BDSM", nesse caso, são as mesmas que no caso de um submisso. Se pode tratar de oferecer comida, bebida, carinho e/ou massagem.

Conversar, para normalizar tudo o que ficou acontecendo, é sempre uma boa estratégia nesse regresso ao mundo real.

Em alguns casos, pode ser apropriado fazer sexo oral a um dominador, encerrando, assim, o momento e reforçando a conexão entre ambos.

Mas, no fim de tudo, não importa o papel que você desempenha. Seja você submisso ou dominante, você pode ficar precisando de "aftercare BDSM" - e deve pedir quando precisar e ficar prestando atenção ao que seu parceiro precisa.

Cada pessoa e cada experiência são únicas em seu momento. Por tudo isso, a comunicação, a atitude positiva e o consentimento são obrigatórios no BDSM - e da mesma forma no "aftercare BDSM".