PUB
mascote
PUB


Por que a cólica menstrual acontece e como aliviá-la?

Eis que é segunda-feira, mais uma semana se inicia e o seu despertador toca para que você possa proceder com as suas atividades habituais. Assim que você abre os olhos e começa a se mexer pela cama para começar o seu dia sente uma dor lá na parte de baixo do seu ventre.

Então, fazendo um rápido cálculo para se lembrar em que dia do mês está, percebe que é data de ter a sua menstruação. Pois é, essa dor que você está sentindo é ela: a famosa cólica menstrual.

Grande parte das mulheres, se ainda não teve esse tipo de desconforto, ainda tem grande probabilidade de tê-lo ao longo da vida. E você, sabe como lidar com a cólica menstrual? Sabe como proceder assim que ela começa a “dar as caras”? Como aliviá-la? Ou melhor: como evitá-la? Continue na leitura desse texto para compreender melhor sobre o assunto.

Afinal, por que a cólica menstrual acontece?

Você sabe o que acontece no corpo da mulher quando ela menstrua? Vamos começar a entender o assunto bem lá do início para que possamos chegar ao entendimento do motivo pelo qual a cólica menstrual pode vir a acontecer...

Quando uma mulher tem a sua menstruação, isso acontece porque, de maneira geral, ela passou pelo ciclo mensal de ter produzido um óvulo, esse óvulo não foi fecundado e vai ser expulso do organismo para que o ciclo se inicie novamente.

Para que esse óvulo não fecundado seja expulso do organismo, ocorre uma descamação do endométrio (a camada interna do útero). Assim que ocorre essa descamação do endométrio, ela se apresenta no formato do sangramento, que é a menstruação.

Agora pense bem: a menstruação nada mais é do que “pedaços” do seu útero que estão se descascando e saindo de você. E tudo isso acontece ainda com o útero se contraindo para que essa expulsão aconteça da melhor maneira. Olhando por esse lado, podemos considerar extremamente normal sentir a cólica menstrual, não é mesmo?

O que é, exatamente, uma cólica menstrual?

A cólica menstrual caracteriza-se por ser uma dor que acontece no baixo ventre da mulher. Pode ser que ela se irradie até a região lombar, bem como pelos membros inferiores e a sua intensidade pode ser bem variada, de acordo com o organismo de cada mulher.

Então, a cólica menstrual é sempre normal?

Infelizmente, nem sempre a cólica menstrual vai ser completamente normal na vida de uma mulher. Em grande parte das mulheres, a cólica ocorre todos os meses, normalmente e não sinaliza que nada de mais grave esteja acontecendo no organismo.

Porém, existem casos nos quais a cólica menstrual pode, sim, sinalizar que algo de errado está se passando no corpo da mulher. Ainda mais se a dor da cólica demora muito a passar ou não passa com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios vendidos normalmente nas farmácias.

Cabe à mulher observar se o padrão das dores está dentro da normalidade e recorrer a uma consulta com o (a) ginecologista caso note alguma alteração ou alguma dor muito intensa. Isso pode ser sinal de que ela esteja sofrendo com uma endometriose, um mioma ou qualquer outro tipo de disfunção no útero ou região íntima.

Como proceder no caso de uma cólica menstrual normal? Como alivia-la?

Se você começou, recentemente, a sofrer com cólica menstrual todos os meses, já foi ao (ou à) ginecologista, fez todos os exames solicitados e viu que não há nenhuma alteração na sua saúde, além dismenorreia essencial (nome que se dá a essa cólica menstrual sem relação a nenhum problema mais sério), você sabe como proceder?

Uma das recomendações de ginecologistas é que, no caso da cólica menstrual normal, que a mulher comece a tomar algum anti-inflamatório não hormonal alguns dias antes de a menstruação começar (cerca de 2 ou 3 dias antes, de 12 em 12 horas, por exemplo).

Essa prática vai ser capaz de impedir que o útero da mulher fique se contraindo. Isso acontece porque os anti-inflamatórios inibem a ação da prostaglandina, que faz com que as contrações uterinas aconteçam. Assim, vai evitar de que os sintomas, como a dor, apareçam.

Melhores maneiras de evitar a cólica menstrual

Se você já sofre com cólica menstrual há bastante tempo e busca uma maneira de lidar com esse problema no longo prazo, pode ser que o uso de algum tipo de contraceptivo seja indicado para você.

Uma boa dica, nesse caso, são os anticoncepcionais orais que, além de funcionarem muito bem na função de contracepção (mas não proteger contra DSTs), ainda impedem que as mulheres sofram com a cólica menstrual. Inclusive, até deixa algumas mulheres sem ter a menstruação por um bom tempo.

Outro bom aliado da mulher nesse tipo de caso é o DIU de progesterona. Ele é inserido no útero através de um procedimento rápido e é capaz de deixar a mulher protegida contra uma gravidez não desejada, além de livre da menstruação e de todos os sintomas que ela traz.

Cabe destacar que os dois métodos são facilmente reversíveis caso a mulher venha a querer engravidar no futuro.