PUB
mascote
PUB


Você, realmente, sabe como colocar a camisinha?

Me diz uma coisa: onde você aprendeu como colocar a camisinha? Foi naquelas aulas de Educação Sexual da escola onde ninguém prestava atenção? Foi através de um vídeo no YouTube? Treinando em um objeto cilíndrico qualquer? Ou na prática, com algum namorado (ou namorada)?

Por mais que pareça uma coisa corriqueira, ainda existem muitas pessoas que não sabem como colocar o preservativo corretamente (e isso é válido tanto com relação ao preservativo masculino quanto ao feminino). E, por isso, acabam se expondo a riscos desnecessários.

Por conta disso, resolvemos trazer aqui nesse texto um passo-a-passo bem básico, para que não aconteçam mais erros. E, dessa maneira, que você nunca mais se coloque em risco. Aposto que você se interessou pelo assunto! Então, continue lendo esse texto para entender melhor como colocar a camisinha!

Um passo-a-passo básico de como colocar camisinha masculina

1º passo

Abra a embalagem com cuidado, a fim de evitar que o preservativo se rasgue. Grande parte dos pacotes já têm uma área pontilhada para isso. Cuidado para não fazer o uso de objetos afiados, unhas e dentes e, assim, danificar o acessório.

2º passo

Uma vez com o preservativo em mãos, localize a pontinha dele. Assim, você pode posicioná-lo no pênis ereto para desenrolá-lo de maneira correta.

Faça isso apertando a ponta da camisinha com os seus dedos (cuidado com as unhas!). Assim, fica um espaço vazio na ponta (sem ar e sem estar muito apertado no pênis) para evitar que a camisinha se rompa ou que o sêmen vaze quando o homem ejacular.

3º passo

Apertando a pontinha, desenrole a camisinha desde o topo até a base do pênis. É importantíssimo que a camisinha esteja bem colocada, a fim de evitar qualquer acidente.

Relembrando os cuidados essenciais na hora de colocar a camisinha masculina!

  • Não faça o uso de objetos pontiagudos, de unhas ou dos dentes na hora de abrir o pacote. Isso pode danificar o preservativo e, consequentemente, a sua eficácia;
  • Coloque-a assim que o pênis ficar ereto. Lembre-se de que aquela gotinha de lubrificação que sai do pênis já pode ter sêmen;
  • Aperte a pontinha para tirar o ar. Assim, não há o risco de que a camisinha de rompa dentro da vagina;
  • Nunca tente reutilizar um preservativo usado! A camisinha é descartável. Ou seja: deve ser utilizada somente uma vez!
  • Não use mais de um preservativo por vez. Eu sei que, lendo assim, pode parecer absurdo. Mas existem pessoas que acreditam estar mais protegidas utilizando um preservativo por cima do outro. Ou com o homem utilizando uma camisinha masculina e a mulher utilizando uma camisinha feminina. Mas saiba que isso não funciona e pode dar muito errado. O atrito entre as duas camisinhas pode fazer com que as duas se rompam.

O passo-a-passo básico de como colocar a camisinha feminina

1º passo

Com muito cuidado, abra a embalagem. O mesmo cuidado recomendado para abrir o pacote da camisinha masculina é válido: evite objetos pontiagudos e o uso de unhas e dentes, a fim de evitar danos ao preservativo.

2º passo

Com a camisinha em mãos, você verá que ela tem duas argolas. Segure a argola de menor tamanho entre os seus dedos polegar e indicador. Aperte-a e a introduza no canal vaginal, com o auxílio do seu dedo indicador. Vá empurrando-a até que o anel se acomode lá dentro.

3º passo

Quando sentir que o anel de menor tamanho está acomodado dentro da vagina, acomode o anel de maior tamanho para fora da abertura vaginal. Assim, você já estará protegida para receber a penetração.

Recapitulando os cuidados mais importantes na hora de colocar a camisinha feminina!

  • Não faça o uso de objetos pontiagudos na hora de abrir o pacote;
  • O preservativo feminino pode ser colocado desde antes do início do contato entre os órgãos genitais. Por isso, coloque-o desde antes de o ato sexual começar;
  • Nada de usar dois preservativos! Já explicamos anteriormente sobre o perigo de utilizar dois preservativos ao mesmo tempo. Se o homem for utilizar a camisinha masculina, não utilize a feminina e vice-versa;
  • As camisinhas femininas devem ser utilizadas somente uma vez! Não se esqueça de que a camisinha feminina (assim como a masculina) é descartável. Ou seja: uma vez utilizada, jogue-a- fora;
  • Cuidado na hora de retirar a camisinha feminina! O ideal é que a mulher retire a camisinha feminina logo depois que o homem gozar. Para tal ela deve torcer o anel externo, a fim de “fechar” a camisinha e evitar vazamentos.

Concluindo o nosso texto sobre o uso de camisinha

Eu sei que um texto sobre como colocar a camisinha pode ser considerado básico para muitas pessoas. Mesmo assim, é essencial que todos façamos uma avaliação dos nossos atos para ter a certeza de que estamos fazendo o uso do preservativo corretamente, não é?