PUB
mascote
PUB


Como você pode ajudar no combate à transfobia?

Aqui no blog, nós já fizemos um texto que explica em detalhes o que é a transfobia. Além disso, explicamos um pouco mais sobre o que é a transexualidade e porque o preconceito contra os transexuais acontece. Afinal, a informação é a chave de toda a quebra de preconceito.

Para que possamos nos manter firmes no combate aos preconceitos enraizados na sociedade, precisamos nos manter sempre bem informados. É por esse motivo que fizemos esse texto: para te mostrar como você pode exercer no seu papel no combate ao preconceito contra os transexuais.

Essa é uma informação de utilidade pública e que deve ser passada adiante. Assim, poderemos viver a cada dia mais em uma sociedade na qual as pessoas se respeitam e convivem bem. Por isso, leia a seguir como você pode ajudar no combate à transfobia.

5 dicas para você ajudar no combate à transfobia

1 – Se informe

Já dissemos no outro texto sobre a transfobia que a falta de informação é um grande veneno para a sociedade. E um grande combustível para os mais diversos tipos de preconceito.

Por isso, se você quer ajudar no combate à transfobia, busque se informar sobre o assunto. Se informe sobre as razões pelas quais esse preconceito acontece, conheça quais são os atos transfóbicos e os evite.

Se informe sobre a transexualidade e o que leva às pessoas a terem essa orientação sexual. Se informe sobre as dificuldades que os transexuais passam e tenha mais empatia com eles. Dessa maneira, você já estará apto (a) para ajudar muito.

2 – Mostre o seu posicionamento

Nada de ficar de boca fechada frente a uma situação de preconceito. Ou mesmo de pessoas que acham normal que a transfobia aconteça. E nada de achar normais aquelas piadinhas que tentam disfarçar a transfobia. Se posicione!

Mostre qual é o seu ponto de vista. Faça isso de maneira educada e sem brigar. E se disponha a conversar sobre o assunto, a fim de explicar melhor para a outra pessoa o porquê a transfobia é tão ruim e porque ela deve ser combatida.

3 – Ajude as pessoas transexuais

Não importa qual seja a sua possibilidade, busque ajudar as pessoas transexuais. Normalmente, essas pessoas já são tão marginalizadas e sem voz. Por que você não aproveita para mudar isso? Para tal, busque escutar o que essas pessoas têm a dizer. Seja um ombro amigo para elas.

Outra boa dica é: se você tem um negócio ou uma empresa e precisa contratar alguém, contrate uma pessoa transexual! Assim essa pessoa, que sofre tanto preconceito, terá um lugar digno na sociedade.

4 – Não seja uma pessoa invasiva

Normalmente, as pessoas que sofrem preconceitos passam por muitas situações desagradáveis. E chegam a um ponto no qual nem aguentam mais falar sobre o assunto. Isso também é válido para as pessoas transexuais.

Muitas vezes, elas não vão querer falar sobre os preconceitos que sofreram. Ou sobre as dificuldades que passaram com relação à aceitação da família. Ou sobre a própria genitália (sim, existem pessoas que perguntam sobre isso!).

Por isso, cabe a você encontrar um equilíbrio entre se mostrar um ponto de apoio para a pessoa sem agir de maneira invasiva. Nada de perguntas desagradáveis ou de ficar insistindo sobre algum assunto que a pessoa não queira responder.

5 – Eduque as crianças para que elas não sejam preconceituosas

Você tem filhos? Sobrinhos? Afilhados? Trabalha como professora ou professor? Então, aproveite para educar as crianças com relação à transfobia e a outros tipos de preconceito.

Pense bem: se, desde cedo, as crianças já aprenderem a questionar os preconceitos e não apenas a aceitá-los, a sociedade já será bem melhor no futuro!

Algumas frases para evitar no combate à transfobia

Se você quer combater a transfobia, cabe refletir sobre as suas próprias atitudes também, não é? Por isso, para finalizar o texto, segue uma listinha com algumas frases que você deve evitar a todo custo se não quer ser uma pessoa transfóbica e uma breve explicação sobre cada uma.

1 – “Nossa, mas você parece muito que é homem/ mulher de verdade!”

Tenha em mente que um homem trans é um homem como qualquer outro. O mesmo é válido para as mulheres.

2 – “Quando que você decidiu virar homem/mulher?”

Uma pessoa trans não decide virar homem ou mulher. Ela já nasce se identificando com o gênero.

3 – “Mas esse banheiro não é para você.”

Lembre-se sempre de que uma mulher trans é uma mulher como outra qualquer. E isso também se aplica aos homens trans.

4 – “Você engana bem, viu?”

O objetivo de uma pessoa transexual não é enganar ninguém com relação ao seu gênero. Pelo contrário: é buscar cada vez mais uma conexão com o gênero com o qual se identifica.

5 – “Você é operada/ operado?”

Essa é uma pergunta extremamente invasiva e muito comum, que pode conter um teor de transfobia. Lembre-se sempre de que, independentemente da genitália, uma mulher trans é uma mulher e um homem trans é um homem. Ponto final.