PUB
mascote
Banner Favoritos
PUB


o que é períneo

O que é períneo? Já ouviu falar? O nosso corpo é cheio de regiões importantes e que pode nos proporcionar mais qualidade de vida, principalmente na hora do sexo. 

Em nosso artigo de hoje, vamos abordar uma parte extremamente importante do corpo feminino, que na maioria das vezes é esquecida ou até mesmo muitas mulheres nem ao menos sabem que ele existe. Estamos falando do períneo. 

Períneo é a região do corpo feminino, que está localizada entre a vagina e o ânus, e que serve como sustentação para os órgãos pélvicos – intestino, reto, útero, bexiga e todos que envolvem a pelve, logo abaixo do abdômen. 

Muitas mulheres não sabem, mas essa é uma região que ao ser estimulada, auxilia e muito no momento do parto. Quando todo o assoalho pélvico é trabalhado, o trabalho de parto é muito mais simples e menos doloroso – no caso de partos normais.

Toda mulher precisa saber que ao fortalecer esses músculos – do assoalho pélvico – durante toda a vida – conseguiriam evitar inúmeros problemas, como por exemplo, incontinência urinária.

Períneo e a gravidez

No período de gestação, o períneo é extremamente exigido, por conta do peso que o bebê exerce sobre o assoalho pélvico. Se tornando o verdadeiro protagonista, para os casos de partos normais. Prisão de ventre, obesidade ou atividades físicas de impacto, podem auxiliar no enfraquecimento desta região.

E mesmo que você opte por uma cesárea, o períneo sofre diferentes consequências relacionadas ao peso do bebê, em toda a gestação.

Quando a mulher está grávida, trata de planejar todos os mínimos detalhes do quarto, enxoval, sapatos e roupas do bebê. Como também passa a cuidar da alimentação, da saúde e também se envolve na prática de um exercício físico qualquer. Porém, sempre acaba deixando de lado o fortalecimento do períneo, como também de toda a área muscular que envolve a região.

Para conseguir tonificar essa musculatura, existem diferentes tipos de exercícios, tornando todas as suas atividades cotidianas muito mais prazerosas e mais fáceis, incluindo as relações sexuais.

 Ginástica íntima – pompoarismo

Depois do parto ou mesmo para mulheres que desejam somente intensificar a musculatura da região do períneo, precisa conhecer a prática do pompoarismo. É essa prática que auxilia na recuperação do tônus vaginal, recuperando movimentos que tenham sido perdidos. Isso auxilia na melhora da saúde feminina em inúmeros aspectos, incluindo a vida sexual, que é completamente consequência das influências do seu relacionamento.

O que é pompoarismo?

O pompoarismo atua no fortalecimento de todos os músculos vaginais, incluindo a região do períneo. A prática é recomendada por médicos e ginecologistas, que afirma que o sexo se torna muito mais prazeroso, além de ainda prevenir problemas como queda de bexiga e incontinência urinária.

O pompoarismo é um conjunto de exercícios de relaxamento e contração, que tem como objetivo principal, o fortalecimento do assoalho pélvico e dos músculos da vagina.

Ele é indicado para todas as mulheres, de todas as idades, e que estão em busca do maior controle de todo o corpo. O pompoarismo consegue diminuir sintomas de situações como a cólica menstrual e aumenta muito o prazer feminino no momento da relação sexual.

Músculos trabalhados no pompoarismo

O assoalho pélvico, consiste na região que estão todos os músculos entre as pernas, desde a base da espinha até o osso púbico. São esses mesmos músculos que dão sustentação para o útero, intestino e a bexiga, controlando o fechamento da uretra, vagina e ânus.

Através da ginástica íntima (pompoarismo) são trabalhados os chamados anéis vaginais – que estão localizados logo na frente da vagina, no meio e o último bem próximo do colo do útero.

Períneo e o sexo 

Quando pensamos, o que é períneo? Muitas vezes acabamos nos esquecendo em como ele é importante no momento do sexo. Isso mesmo, se você deseja atingir o clímax de maneira mais fácil, é bom você começar a manter o seu períneo saudável.

É ele o responsável pelo aumento das contrações da vagina, que ocorrem no momento do orgasmo, deixando o momento ainda mais intenso e aumentando o seu prazer.

De acordo com especialistas, a região do períneo é muito rica em vasos sanguíneos, o que o torna ainda mais sensível. Com a excitação ela incha, aumentando a irrigação e consequentemente a sensibilidade. É por isso que se torna uma zona erógena tanto para mulheres, como para os homens.

E você, estimula a região do seu períneo? Entendeu o que é e como ele pode auxiliar em diferentes situações de seu cotidiano? Experimente estimular a região do períneo e tenha todos os benefícios citados em nosso artigo! 

Leia mais: