PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Sabe o que é voyeurismo? Veja 10 dicas para explorar o fetiche
Sabe o que é voyeurismo? Veja 5 dicas para explorar o fetiche

Você sabe o que é voyeurismo e por que algumas pessoas ainda olham torto para os seus adeptos? Venha descobrir tudo sobre o fetiche com 10 dicas para experimentar...

O ato de observar os outros é muito comum e pode se praticar o voyeurismo de maneira saudável. O desejo de observar outras pessoas nuas ou seminuas é uma curiosidade natural do ser humano.

Para os homens, essa curiosidade se torna maior porque eles são instigados, desde novos, a admirar e desejar o corpo feminino. Já com relação às mulheres, não existe uma instigação tão grande em observar o outro, principalmente corpos masculinos.

Mas a verdade é que todos nós temos um pouco de voyeur, quando há oportunidade, damos aquela observada curiosa.

O que diferencia as pessoas com essa curiosidade natural, o que é voyeurismo de maneira saudável, das pessoas viciadas no voyeurismo é o que fazemos para observar outras pessoas. Quem tem vício em voyeurismo faz de tudo para conseguir observar outras pessoas, até espionar e instalar câmeras escondidas.

Casualmente, observar outras pessoas pode até ser divertido. Quando, por exemplo, seus vizinhos deixam a cortina aberta acidentalmente. Mas daí a procurar janelas abertas para observar e tentar facilitar o processo utilizando um binóculo, uma luneta ou o zoom de uma câmera é outra história...

Mas venha saber tudo sobre esse fetiche...

O que é voyeurismo?

O termo se origina de “voyeur”, uma palavra francesa para designar ”aquele que vê” e é usado para identificar um indivíduo que sente excitação e retira prazer sexual de observar outros com ou sem consentimento.

Algumas pessoas curtem bondage, ménage ou o bom e velho sexo baunilha, mas outras são excitadas por ouvir relatos pervertidos e verem pessoas nuas ou envolvidas em atividades sexuais.

Às vezes, o tesão tem tudo a ver com quem está praticando a ação. Mas, na maioria das vezes, diz respeito à prática sexual sendo feita sem que a pessoa saiba que está sendo observada.

A ideia de ver pessoas desconhecidas fazendo sexo te excita?

Se a resposta da pergunta anterior foi um “sim” sem hesitação, concordamos que esse é um dos fetiches mais comuns dos brasileiros. Afinal, desenvolvemos a prática cedo, seja vendo nossos amigos adolescentes em uma sessão de amassos ou quando descobrimos a pornografia.

Observar pessoas fazendo sexo e ficar excitado com isso é um tabu que grupos, como os praticantes de swing, tentam combater.

Mas por que é excitante?

É difícil explicar porque o que te estimula, te deixa excitado, certo? Porque na maioria das vezes é um processo tão natural que dispensa reflexão sobre isso ou justificativas.

Por outro lado, algumas pessoas sabem exatamente quais são os seus pontos fracos. Aquilo que faz o coração disparar e as palmas ficarem suadas.

voyeurs que afirmam gostar de voyeurismo porque é uma forma muito particular de vivenciar o sexo. Afinal, você pode estar presente e vendo o que dá prazer a outra pessoa, o que o faz suspirar ou gritar, mas não está participando.

É como ser privilegiado ao ter acesso a algo privado, como um segredo que você não deveria saber. Mas claro, as coisas podem ficar estranhas no voyeurismo...

O voyeur e o exibicionista

Se você tem uma pessoa que é exibicionista e que ela consente em se exibir para você enquanto você gosta de observar, pode se dizer que esse é um voyeurismo de maneira saudável.

Muitas pessoas gostam de serem observadas nuas - pode ser uma namorada, esposa, uma cam girl ou até uma vizinha que está sempre nua de janela aberta (é muito difícil de isso acontecer diversas vezes por descuido!).

Então, onde fica o limite?

A pessoa que é observada sem o seu consentimento pode não ficar confortável em servir como objeto de desejo a fantasias de um desconhecido. Dessa forma, a prática é vista como problemática, o que não a torna menos comum, uma vez que todos parecemos carregar um traço voyeur.

Nós somos acionados visualmente por indivíduos atraentes e nos excitamos a partir das ações dessas pessoas, seja um homem treinando na academia ou uma parceira se masturbando no banho.

Voyeurismo versus distúrbio voyeurístico

Alguns psicólogos se preocupam com a prática, pois, afirmam que o voyeur pode se tornar um stalker muito facilmente, o que é preocupante.

Além disso, o fetiche tem potencial também para se tornar um problema parafílico conhecido como distúrbio voyeurístico.

Dentre os sintomas desses transtornos estão fantasias ou desejos sexuais que causam angústia. Podem envolver objetos inanimados ou adultos que não consentem.

Assim, se o indivíduo ultrapassa limites físicos ou sente a necessidade de perseguição, ele deve procurar ajuda profissional porque há modelos de terapia que podem ajudá-lo a melhorar.

Quando o voyeurismo se torna problemático?

Isso acontece quando uma pessoa toma medidas que violam o direito de consentimento da outra ou violam sua privacidade. Ao não conseguir controlar esses interesses, eles podem se tornar um enorme problema!

Eles são motivo de preocupação caso você:

  • Violar a privacidade de uma pessoa em sua casa, vestiário ou área semelhante
  • Assistir uma pessoa fazer qualquer atividade sexual sem o consentimento da mesma
  • Fizer gravações em vídeos ou fotografar outra pessoa sem sua permissão
  • Entrar em uma área ilegalmente, a fim de observar as pessoas
  • Se frustrar ou ficar estressado ao não ter êxito ao se envolver nesses comportamentos
  • Experimentar sentimentos de culpa após se envolver nesses comportamentos
  • Não conseguir ficar sexualmente excitado sem ver outra pessoa
  • Não resistir às atividades voyeurísticas, mesmo as prejudiciais ao seu bem-estar.

Como o transtorno voyeurístico é diagnosticado?

Um profissional de saúde mental procura certas coisas antes de fazer um diagnóstico, como:

  • Ter desejos recorrentes e intensos de assistir as pessoas, o que inclui aquelas que estão nuas, se despindo ou se engajando em comportamentos sexuais, sem seu consentimento
  • Ao experimentar tais desejos por mais de seis meses
  • Observar que tais desejos prejudicam sua vida social ou profissional.

O transtorno voyeurístico é tratável?

Um dos passos mais importante é o reconhecer quando você precisa de ajuda, o que pode ser difícil para pessoas com transtornos parafílicos.

Quando um pai, um cônjuge, um amigo ou alguma autoridade legal pode identificar o problema, poderá ser a primeira pessoa a recomendar o tratamento, pois um terapeuta pode ajudar alguém com transtorno de voyeurismo a recuperar o controle de sua vida:

  • Desenvolvendo o controle de impulso
  • Encontrando novos meios de excitação e curiosidade
  • Desfazendo padrões de pensamento negativos.

Um grupo de apoio também pode ser bom. Buscar conexões com outras pessoas que estão enfrentando problemas semelhantes para poder criar um espaço livre de julgamentos para falar sobre desafios, possíveis ferramentas de enfrentamento e potenciais tratamentos, também pode ajudar.

O que e voyeurismo

Como praticar voyeurismo responsável?

Se, ocasionalmente, você gosta de observar outras pessoas nuas ou seminuas, fazê-lo acompanhado (a) de sua parceira (ou parceiro) pode ser um jeito de apimentar a sua vida sexual. Afinal, se você não está fazendo nada de errado, porque não compartilhar com a outra parte do casal?

O voyeurismo de maneira saudável pode ser muito sexy e proporcionar muito prazer, mas lembre-se de que esse não pode ser o único meio pelo qual você sente prazer.

Segundo especialistas, tudo gira em torno do consentimento. Afinal, o transtorno do voyeurismo é um diagnóstico real psiquiátrico, onde o indivíduo mostra um interesse sexual intenso de observar pessoas em atividades sexuais, chegando a invadir o espaço pessoal delas e até registrá-las em fotos e vídeos.

Por tanto, desde que o seu objeto de desejo saiba e esteja bem em ser observado em situações íntimas, que você esteja em espaços que incentivam a prática ou utilize alternativas que não envolvam indivíduos inocentes ao fetiche, está tudo bem.

Além disso, você deve saber muito bem quais são os limites e como controlar os seus desejos. E deve ser sempre consensual para ser um voyeurismo saudável e divertido para as partes envolvidas.  

10 dicas para experimentar um voyeurismo saudável

Quer saber como ficar no lado seguro do fetiche? Confere só!

Tenho aqui para você 7 dicas com as quais você pode praticar o voyeurismo de maneira saudável. Assim, você pode manter os seus desejos de voyeur sob controle e aproveitar o máximo de prazer que essa fantasia pode te proporcionar. Converse com a sua parceira (ou o seu parceiro) sexual e experimentem as delícias do voyeurismo e do exibicionismo de maneira saudável e descubram como o sexo pode ficar mais gostoso com isso.

1 – Faça o uso de espelhos

Quando for fazer sexo, faça perto de um espelho ou coloque um espelho perto da cama. Aproveite o momento de se despir, das preliminares e do sexo em si para observar a você e sua parceira (ou seu parceiro).

Vai parecer que você está observando outras pessoas ao mesmo tempo em que tem a sensação de estar sendo visto.

2 – Finja ser outra pessoa

Outro modo sexy de fantasiar o voyeurismo é você e a outra pessoa atuarem. Um jeito de fazer isso é você fingir que é uma pessoa estranha enquanto a sua parceira (ou seu parceiro) se despe em outro cômodo e você observa pela fresta da porta, ou vice-versa.

A pessoa que está sendo observada pode até se masturbar se isso a deixar confortável.

Se você conhece alguém que não se incomoda com as suas preferências, veja a possiblidade de vocês organizarem algumas cenas ensaiadas ou apenas programadas, nas quais consiga satisfazer as suas necessidades de voyeur, assistindo, registrando ou participando.

Tudo que a pessoa consentir!

3 – Procure strip tease ou locais de sexo explícito

Uma casa erótica é uma excelente maneira de o casal praticar o voyeurismo de maneira saudável juntos. Aproveitem para assistir outras pessoas dançando ou fazendo sexo.

Se acham muito ousado fazer isso, apenas ir a uma casa de dança comum, observar outras pessoas dançando, é uma opção.

4 - Vá a Casa de Swing 

Pessoas que desejam observar casais ou grupos maiores transando são muito bem-vindos nas casas de swing e nas baladas do Paraíso Swing.

Além disso, há diversos grupos nas redes sociais e em fóruns que simpatizam com a prática e estabelecem laços com voyeurs para convidá-los a observá-los de vez em quando.

5 – Procure sites com cam girls ou cam boys

Para praticar o voyeurismo de maneira saudável, você pode utilizar sites de cam girls e cam boys  para observar outras pessoas.

Da mesma forma que você gosta de observar, há aquelas pessoas que gostam de serem vistas. Por que não unir esses dois grupos?

Você pode encontrar de graça ou pagando por pessoas que se exibem online através de câmeras em casa. Também pode se exibir para essas pessoas enquanto elas assistem.

No banho ou na cama? O céu é o limite.

6 – Frequente praias ou resorts de nudismo

Eles são reais e são ótimas maneiras de você encontrar outras pessoas que gostam de fazer a mesma coisa que você.

Se você e o seu par têm vontade, aproveitem para sair de férias e ir para um lugar onde não existem regras contra a nudez.

7 – Se filme fazendo sexo ou strip

Partindo do mesmo princípio de usar um espelho, usar uma câmera para se filmar fazendo sexo ou um strip tease pode ser muito prazeroso.

Filme-se com o consentimento do seu/sua parceiro/a e depois assistam durante as preliminares ou enquanto fazem sexo. Tesão em dobro! Só tenham cuidado para o vídeo não cair em mãos erradas.

8 – Assista outro casal na cama

Imagine se amigos próximos de você têm o desejo de serem observados na cama. Se conhecer algum casal assim, combine de você e a sua parceira (ou parceiro) irem para tomar uns drinks e ficarem para “assistir o fim da noite”...

9. Procure áudios eróticos

O visual não é tudo! Se você é bom de imaginação, dá para incorporar alguns áudios e podcasts à sua rotina, cujas situações hipotéticas que vão sendo criadas podem dar um ótimo material para masturbação e ainda acalmar o observador em você.

E pode se surpreender com a voz e a criatividade das pessoas que criam esses materiais. É tão sexy quanto relaxante...

10. Pornografia

Alguns veem assistir pornografia como um ato de voyeurismo. Afinal, nos excitamos a partir das relações sexuais de terceiros. Mas se as categorias tradicionais não atendem a essa necessidade especifica, há vídeos que reproduzem voyeurismo de fato.

Mas evite consumir vídeos amadores reais que violam a privacidade das pessoas. Explore antes os que envolvem roteiros e atores.

Concluindo sobre voyeurismo...

Se o voyeurismo é apelativo para você, não se envergonhe. Nós entendemos o apelo! Ver pessoas que nos são atraentes tocando elas próprias ou a outros, faz a nossa imaginação correr louca.

Assim, aproveite bem as nossas dicas para que consiga aproveitar o que é voyeurismo e todo o prazer do fetiche com segurança!