PUB
mascote
PUB


Será que é possível engravidar durante a menstruação?

A menstruação é uma constante na vida de grande parte das mulheres em idade fértil. E os namorados/ maridos/ “peguetes” têm que conviver com essa constante na vida das parceiras. Afinal, todo mês a menstruação está lá (caso não aconteça uma gravidez ou algum problema de saúde).

E muitas mulheres (e, consequentemente, muitos homens) têm uma dúvida que é bastante recorrente: será que é possível engravidar durante a menstruação? Considerando um casal que tenha certeza de que os dois são fiéis e estão livres de DSTs, sempre rola aquela vontade de aproveitar o período da menstruação para deixar o preservativo de lado.

Mas será que, realmente, isso é seguro? Existe quem diga que é impossível engravidar durante a menstruação (como se fossem zero chances). Mas será que isso é regra para toda mulher? Continue na leitura desse texto para entender melhor sobre o assunto.

Sobre transar sem camisinha ao longo do período menstrual

Antes de entender se é possível engravidar durante a menstruação, é muito importante entender que o período menstrual é muito mais propício para infecções vaginais e DSTs (inclusive, a transmissão delas). Por isso, o ideal é que, se for transar durante a menstruação, que a transa aconteça com preservativo.

Principalmente, se for uma transa casual ou um parceiro de início de relacionamento ou com o qual não se tenha 100% de confiança. Esse cuidado é necessário pelo fato de o sangue ser uma maior via de contágio de certas doenças. Então, fica muito mais fácil tanto transmitir, quanto contrair uma doença.

Por esse motivo, é essencial que o sexo ao longo do período menstrual seja feito com preservativo. Só no caso de extrema confiança com o parceiro (ou parceira), que é recomendado transar sem camisinha ao longo da menstruação.

O tesão aumenta quando a mulher está menstruada?

A dúvida de será que é possível engravidar durante a menstruação acontece muito porque existem as pessoas que alegam sentir mais tesão enquanto a mulher se encontra no período menstrual.

Esse é outro fato curioso que envolve um fator psicológico muito interessante: pela crença de ser impossível engravidar durante a menstruação, as mulheres que ainda não querem ser mães relaxam mais e têm a libido aumentada nesse período. E os homens podem acompanhar esse ritmo.

Mas é óbvio que isso não é regra e varia de mulher para mulher e até de acordo com o mês. Existem as mulheres que sofrem absurdamente com cólicas e desconfortos e não querem nem saber de sexo enquanto estão menstruadas.

Mas e aí, será que é possível engravidar durante a menstruação?

A gravidez pode não ocorrer tão facilmente quanto ocorreria no período fértil, pois, ao longo do período menstrual, o útero está sofrendo uma descamação. Por conta disso, mesmo que o espermatozoide encontre um óvulo, a implantação é praticamente impossível.

Mas, por mais que existam pessoas que jurem que é impossível engravidar durante a menstruação, estamos aqui para te dizer o contrário: é possível engravidar durante a menstruação. Vamos te explicar como pode acontecer.

Os riscos mesmo tomando a pílula anticoncepcional

O risco da gravidez se encontra, primeiramente, para mulheres que fazem o uso de pílula anticoncepcional, mas não a tomam direito. Nesse caso, qualquer esquecimento pode trazer riscos de se engravidar em qualquer parte do mês.

Por que a tabelinha pode não funcionar

E o outro grande risco é o tempo que os espermatozoides podem continuar vivos dentro do organismo da mulher. Eles podem continuar vivos e bem ativos por até cinco dias após o ato sexual desprotegido e, dependendo de como for o período fértil da mulher, eles ainda podem estar no corpo quando o óvulo for liberado.

Por mais que muitas mulheres ovulem por volta do 14º dia do ciclo (leia-se o décimo quarto dia depois o primeiro dia que a menstruação desceu), podem existir mulheres que tenham o ciclo mais longo ou mais curto.

Imagine só uma mulher que tem o seu período fértil por volta do décimo primeiro dia do ciclo e ela fica menstruada por volta de 7 dias. Se ela transar no último dia da menstruação e ovular no 11º dia, os espermatozoides ainda poderão estar vivos e ativos no organismo dela.

Isso sem contar também com os espermatozoides que podem ser mais resistentes e durar até sete dias dentro do útero. Ou das mulheres com o ciclo super curto que ovulam praticamente no último dia da menstruação.

Concluindo...

Agora que você já sabe que, pelos mais diversos motivos, é possível engravidar durante a menstruação, se previna caso não queira se tornar mãe ou pai nem tão cedo. E, além disso, cabe lembrar que, se você não tem planos de engravidar, não custa nada se prevenir. Mais importante do que a prevenção de uma gravidez não planejada, o preservativo previne das DSTs.