PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Como controlar a ansiedade sexual? 6 dicas e mais sugestões
Mulher morena de calças de ganga em cima da cama, abraçando as pernas e sentindo ansiedade sexual.

A ansiedade sexual é algo que fica afetando muitas pessoas pelos mais diversos motivos. Lhe vamos explicar alguns com dicas e outras indicações de como controlar a ansiedade antes do sexo.

É sempre muito importante entender a razão que leva alguém a sentir ansiedade sexual. Afinal, isso pode comprometer em muitos níveis o desempenho sexual e o prazer.

Se você não entende de onde vem essa ansiedade antes do sexo, veja que buscando mais a fundo poderá compreender o que o leva a se sentir dessa maneira. Considere os seus sintomas e se permita avaliar os motivos que os podem estar causando.

 Um pouco de nervosismo numa primeira vez com alguém, ou em certos momentos, é totalmente natural. Mas você deve buscar a ajuda de um médico se a ansiedade sexual se revelar algo mais sério. 

Em todo o caso, lhe vamos explicar nesse artigo onde é que poderá estar o problema para que consiga lidar com essa ansiedade sexual da melhor forma.

Por que eu sofro de ansiedade sexual?

Muitas pessoas sofrem de ansiedade antes do sexo porque não se sentem plenamente confortáveis, seja com seus corpos, seja com o ato em si. Se trata, por vezes, de uma questão de autoestima e isso precisa ser tratado com a maior rapidez possível.

Existem ainda casos em que as pessoas não sabem como se livrar da timidez, ou como se soltar na cama e, por isso, ficam muito estressadas com tudo o que está acontecendo - ou mesmo, com o que pode ainda vir a acontecer.

Não tenha medo de procurar por ajuda. Se isso está atrapalhando a sua vida sexual, é um caso de buscar terapia sexual.

Agora, se você fica ansioso por medo de não ir bem, ou até mesmo de não conseguir ficar ereto, saiba que isso é muito mais comum do que parece. E esse medo pode, realmente, aumentar as dificuldades com a ereção.

A ansiedade sexual se relaciona muitas vezes, sobretudo nos homens, com o medo de não performar bem na cama. É a pressão do que vemos no pornô, ou das altas expetativas da/do parceiro/parceiro.

O estresse acumulado também pode complicar e contribuir para a ansiedade antes do sexo. Ou traumas passados com relacionamentos abusivos, por exemplo, que podem também deixar a pessoa muito afetada e se debatendo com a ansiedade sexual.

Como controlar a ansiedade antes do sexo?

É muito importante que você se esforce para manter a calma, mesmo que isso seja difícil. Se concentre em outra coisa, não pense muito no sexo, deixe só fluir naturalmente.

Mas veja que isso não se resolve do dia para a noite. Você precisa de alguma paciência para conseguir lidar com isso. Vá com calma e apenas se guie pelo instinto, se deixando levar pelo prazer, sem usar da lógica racional.

Se você já tem muitos problemas com ereção e fica inseguro, então, deve mesmo buscar um médico especializado. Afinal, quanto mais esse tipo de situação acontece, mais inseguro em relação ao sexo você se torna.

Recuperar o controle da situação

A ansiedade sexual pode causar problemas como a ejaculação precoce ou a falta de ereção. Então, durante o sexo, está proibido de pensar em suas inseguranças.

Evite pensar nisso durante todo o dia e, quando chegar a grande hora, não vá com muita sede ao pote. Beije devagar, aproveite as preliminares e só depois parta para o sexo em si.

Quando se sentir ansioso, sinta a pele da pessoa que está na cama com você. Passe a mão pelo seu corpo e peça um pouco de carinho. Aos poucos, você conseguirá recuperar o controle da situação.

Talvez seja uma boa ideia conversar com a pessoa que está transando com você e abrir o jogo. Se tem um/uma parceiro/parceira fixo, pode ser boa ideia pedir para que seja paciente e compreenda a sua situação. Assim, você poderá se recuperar sem problemas.

Se a outra pessoa com quem está transando não entende o momento pelo qual você está passando, não tente forçar a situação para nenhuma das partes.

Saiba mais: Quais as maneiras de conversar sobre novos fetiches com seu parceiro?

Ansiedade sexual masculina

Os homens são, muitas vezes, satirizados quando não conseguem fazer sexo do jeito "certo". Isso por si só já causa uma imensa insegurança.

Mas a única maneira de se conseguir atingir o sucesso nessa busca pelo sexo perfeito é deixando de lado os estereótipos.

O sexo é benéfico à saúde, mas só quando é algo natural e instintivo. Fazer do sexo um teatro é a pior forma de encará-lo. Em alguns momentos, não conseguimos uma ereção, ou acabamos em poucos minutos, e está tudo bem com isso - os corpos humanos funcionam assim.

Ansiedade antes do sexo

Sexo real não é como o pornô

Se controle em relação ao tipo de pornô que tem consumido. Deixe de ver esses conteúdos machistas que ficam dominando sua mente, e condicionando sua performance sexual. Você não é um ator pornô, nem tem de o ser.

Na verdade, na pornografia, há muita coisa "fake" e muitos truques, inclusive para fingir a ejaculação. E você sabia que existem "duplos" para substituir os atores pornô quando não conseguem uma ereção?

Assim, não fique pensando que os homens sempre estão eretos e prontos para a transa - isso não é assim. Se guie pelo seu tesão e pela maneira como ele se apresenta para você, e nunca na pressão para fazer direito.

Leia ainda: Mitos sobre sexo que os homens devem esquecer já hoje

6 Dicas para controlar ansiedade antes do sexo

  • Não tenha pressa
  • Tome um banho relaxante antes
  • Tente aplicar técnicas de meditação (como uma respiração controlada)
  • Evite ficar pensando só no orgasmo (não fique obcecado com isso)
  • Beba álcool de forma moderada antes do sexo
  • Invista em bons preliminares para aumentar a excitação.

Como saber se sofro de ansiedade sexual?

A ansiedade sexual pode estar relacionada com algum tipo de disfunção sexual, ou pode ocorrer o inverso. Uma disfunção sexual, como a dificuldade em atingir o orgasmo, ou a ejaculação precoce, podem também causar ansiedade antes do sexo. Está tudo realmente ligado!

Mas existem outras causas comuns para que alguém possa sentir algum tipo de ansiedade sexual. Pode analisar se está vivenciando algumas das seguintes situações para avaliar se está sofrendo, ou não, com ansiedade antes do sexo:

  • Problemas no relacionamento
  • Mudanças de humor
  • Crenças religiosas ou culturais
  • Insatisfação com seu corpo e baixa autoestima
  • Pressão para performar na cama
  • Estresse acumulado
  • Falta de líbido
  • Desinteresse por sexo.

Mas pode haver outras causas para essa sua ansiedade sexual, inclusive algum problema de saúde sério. Por isso, pondere buscar um especialista, como um psicólogo ou terapeuta sexual, para mudar - e melhorar - a sua vida!