PUB
mascote
PUB


Eu tomei esperma no olho! O que devo fazer agora?

O sexo pode ter momentos estranhos. Mas um dos piores é tomar esperma no olho! Só quem já passou por isso entende como é ruim. Veja o que fazer numa situação dessas.

Há homens que adoram gozar na boca do parceiro ou da parceira. E, nesse caso, a pontaria é essencial! Mas sabemos que o sêmen tem sua vontade própria. Por isso, pode ser bem fácil acabar ficando com esperma no olho. Quando isso acontece, é bem desagradável.

Além de ruim, é doloroso e até pode ser perigoso para a saúde, pois pode provocar infeções, incluindo ISTs. Mas se isso acabou de lhe acontecer, e talvez seja por isso que esteja lendo esse artigo, não entre em pânico! Vamos lhe contar tudo o que precisa de saber e de fazer. Continue lendo!

O que acontece se tomar esperma no olho?

Se seu primeiro passo for entrar em pânico, não é de todo o ideal a fazer. Tomar esperma no olho pode ser doloroso, provocando uma sensação de queimadura, e isso pode ser assustador, até porque os olhos são uma parte bem delicada de nosso corpo.

Contudo, na maior parte das vezes, não há qualquer problema quando isso acontece - a não ser o desconforto do momento!

Veja que o sêmen é composto por substâncias como ácidos, enzimas e açúcares que não são assim tão prejudiciais como isso. Claro que são irritantes para o tecido tão frágil de seus olhos.

Assim, o mais natural é que estes reajam chorando, o que é uma defesa natural dos olhos para se livrarem de corpos e líquidos estranhos.

Desse modo, pode haver uma ligeira inflamação, causando queimamento, choro e sensibilidade à luz, bem como vermelhidão e até visão algo turva. Contudo, esses sintomas costumam ser passageiros, não se prolongando no tempo. Mas quando persistem, é hora de consultar um médico.

Quanto a dor, tudo depende de pessoa para pessoa, e também do grau de tolerância de cada uma à mesma. O pior pode ser a sensação de queimadura no olho que pode causar muitas lágrimas e o maior desconforto.

Leia ainda: "Engolir esperma faz mal?"

O que fazer então?

A primeira coisa que você deve fazer é tentar retirar o esperma no olho. Tente lavar o mais depressa possível, para se livrar desse líquido indesejado. Veja que os sinais de dor e queimamento podem piorar quanto mais tempo ele ficar lá.

Contudo, é importante que você siga alguns passos e cuidados, para fazer isso do jeito certo. Vamos dar-lhe as dicas principais já de seguida.

Não esfregue o esperma no olho

Você tem de resistir ao máximo ao gesto de esfregar o esperma no olho. Essa é a atitude natural que qualquer pessoa pensa em fazer quando tem um desconforto num olho.

Mas esfregar é a pior opção, pois isso vai espalhar o esperma por todo o olho. Assim, você estará agravando a situação.

Portanto, evite tocar no olho logo depois que isso aconteça. O melhor é correr para o banheiro para lavar seu olho.

Lave e repita muitas vezes

Você deve lavar seus olhos com água, mas sem os esfregar. Passe várias vezes água pelo rosto ou tome um duche, deixando a água escorrer por seu rosto, tentando manter os olhos abertos.

Mas também pode usar uma solução de água purificada, ou uma solução salina, como soro ou umas gotas oftalmológicas apropriadas, para deitar diretamente sobre seu olho. Dessa forma, o líquido poderá limpar o esperma no olho.

Se não tiver mais nada, pode usar água engarrafada para verter sobre seu olho, para que fique limpo com uma solução sem micróbios ou outros microrganismos ou substâncias indesejadas.

Para isso, você pode inclinar a cabeça para o lado, vertendo então o líquido sobre seu olho aberto. A ideia pode parecer desagradável e é, mas pense que é por uma boa causa!

Não use sabão

Nem pense em usar sabão para se livrar do esperma no olho. Esse pode ser um de seus primeiros instintos, mas não vai ajudar. Até pode piorar a irritação e o ardor.

Você não precisa de sabão ou sabonete, nem de outros desinfetantes, apenas de água ou de uma solução salina.

Se usar lentes de contacto, não as tire

Quem usa lentes de contato, pode tentar logo tirá-las para remover o esperma no olho. Mas não o deve fazer porque, na verdade, elas podem proteger você até que lave seu olho.

Assim, você só deve retirar elas depois de lavar muito bem os olhos, seguindo os passos que lhe indicamos antes.

Depois disso, deve lavar as lentes com o produto de limpeza adequado pelo tempo indicado. Só depois disso, e quando sentir que seu olho está bem, livre de esperma, é que você deve voltar a colocá-las.

Veja também: "Espermahidrate: máscara facial de esperma. Será boa ideia?"

Como aliviar ardor do esperma no olho?

Mesmo após uma boa lavagem, seus olhos podem continuar ardendo depois de levar com esperma no olho. Nesse caso, você deve continuar deitando água em seus olhos, ou vertendo uma solução para dentro deles.

Contudo, você também pode usar uma compressa fresca ou morna, embebida em água, para conseguir algum alívio.

No pior dos casos, você pode usar algum medicamento para alívio de dores, mas será em casos mais extremos, o que pode indicar que será preciso recorrer a ajuda médica.

A visão turva é normal?

Sim, é normal que você fique com a visão um pouco turva depois de levar com esperma no olho. Isso se deve à delicadeza do tecido do olho e aos componentes do sêmen que podem ser irritantes.

Mas essa visão turva deve passar ao fim de algum tempo. Trate de lavar bem seu olho, sem o esfregar, para que sua visão volte ao normal.

E a vermelhidão, quando vai passar?

A vermelhidão e uma ligeira inflamação do olho são a resposta natural de seu organismo a tudo o que não deve entrar nele. Por isso, também será normal que ocorram depois de levar com esperma no olho.

No melhor dos cenários, essa vermelhidão vai passar num prazo de 24 horas depois da exposição. Mas isso pode depender de pessoa para pessoa, e de sua sensibilidade própria, ou até da quantidade de esperma no olho.

Mas, quer dure mais ou menos tempo, não se atreva a esfregar o olho, pois isso só vai piorar a inflamação.

E se a inflamação não passar?

Se a vermelhidão e o ardor não passar, será um péssimo sinal. E se seu olho continuar sempre chorando, é melhor ir já a um médico, pois você pode estar com uma infeção no olho.

Aguarde 24 horas até ver como seu olho está antes de procurar ajuda médica. Se não houver melhoramentos, não hesite em procurar um profissional.

Esperma no olho pode provocar infeções

Muitas vezes, o esperma no olho se limita a provocar um desconforto momentâneo. Mas, em alguns casos, pode provocar infeções oculares devido à presença de bactérias no sêmen.

Por vezes, esse tipo de infeção não ocorre devido ao esperma em si, mas a toda a coceira que você fez depois. Por isso, repetimos que é muito importante evitar esfregar seu olho.

A conjuntivite é um tipo de infeção que você pode pegar por causa disso. Nesse caso, os sintomas mais comuns são o inchaço das pálpebras e uma sensação de incômodo como se tivesse sujeira em seu olho.

Além disso, você pode ficar com os olhos avermelhados ou rosados, sentindo coceira e ficando mais sensível à luz.

Se está sentindo tudo isso, consulte um profissional de saúde, pois pode precisar de colírios antibióticos.

Espreite ainda: "Porque o esperma está diminuindo nos homens?"

Se pode pegar ISTs com esperma no olho?

Sim, você pode mesmo pegar doenças sexualmente transmissíveis, DSTs ou ISTs, se levar com esperma no olho. Mas seria um tremendo azar, pois é algo que não acontece muito. Mas vamos ver isso caso a caso...

HIV / AIDS

No caso do HIV, mesmo que a pessoa que ejacule tenha esse vírus, é muito improvável, se não impossível, contrair essa infeção com esperma no olho. Mas se você precisar se acalmar, pode sempre tomar a profilaxia pós-exposição (PEP) para realmente minimizar seu risco.

A PEP é uma medicação que ajuda a impedir que o vírus se multiplique em seu corpo. Mas deve ser tomada dentro de 72 horas após uma exposição potencial ao HIV. Assim, você deve falar com seu médico ou com um prestador de cuidados de emergência o mais rápido possível.

Herpes

Nesse tipo de vírus, há maiores chances de você ficar infetado com o esperma no olho se seu parceiro estiver enfrentando um surto de herpes ativo. Aí, você ficará com o que se chama a herpes ocular.

Se não for tratada, esse tipo de herpes pode resultar em uma infeção grave que até pode levar à cegueira nos piores casos. Por isso, fique atento a sintomas como inchaço, ardor, vermelhidão, dor e sensibilidade à luz.

Além disso, o vírus da herpes não tem cura e pode sempre voltar, mas você pode controlá-lo com colírios anti-inflamatórios e medicação adequada.

Clamídia e Gonorréia

Essa são outras ISTs possíveis de transmitir através do esperma no olho, mas não existem muitos dados sobre essa transmissão estar acontecendo. Portanto, é pouco provável, embora possa acontecer.

Esses tipos de infeções provocam uma irritação persistente e até originam pus no olho. Mas também podem causar o inchaço das pálpebras.

Você precisará de colírios antibióticos para tratar uma clamídia ou gonorréia desse tipo.

Sífilis

Essa IST também é pouco provável de se pegar com o esperma no olho, mas pode acontecer. E se não for tratada, a sífilis ocular pode levar à cegueira.

Os sintomas podem incluir vermelhidão, ardor e alterações na visão. Se trata com antibióticos orais e colírios.

Hepatites B e C

As hepatites B e C se transmitem, principalmente, pelo sangue, mas a transmissão via esperma no olho também pode ocorrer.

Seus sintomas incluem secura, úlceras e feridas nos olhos e, logo, ardor.

Essas hepatites podem se tratar com antibióticos orais ou injetáveis.

Piolhos púbicos

Os piolhos púbicos vivem fora de nosso corpo e, por isso, não existem no sêmen. No entanto, esses piolhos podem entrar em seus cílios se você chegar muito perto de alguém que os tenha.

Nesse caso, você sentirá coceira nos olhos e conseguirá ver manchas bronzeadas, brancas ou cinzas em seus cílios. Além disso, pode sentir febre e fadiga.

Preciso fazer testes a ISTs?

Sim, é uma boa ideia para você ter a certeza e não ficar pensando no assunto. Só não precisará fazer se seu parceiro foi testado recentemente e mostrar os resultados para você.

Para fazer o teste, você deve esperar cerca de três meses após o sêmen entrar em seu olho. Veja que testar antes disso pode dar um falso positivo ou um falso negativo.

Assim, aguarde esse tempo e seja testado para o HIV, as hepatites B e C, a clamídia e a sífilis.

Veja "Onde realizar testes rápidos de ISTs e HIV no Brasil"

É importante que seja realmente honesto com seu médico, ou com os profissionais de saúde que o atenderem, para que possa fazer os testes certos. Isso também é essencial para você ter o tratamento mais adequado.

Assim, você deve contar o que aconteceu para identificar mais rapidamente a causa de seus sintomas.

No caso de infeções oculares, o modo mais comum de diagnóstico inclui coletar amostras de secreção do olho e depois realizar testes para a presença de diferentes patógenos.

Mas o médico também pode colocar um corante específico no globo ocular para tingir temporariamente áreas que estejam infetadas na camada de tecido fino que cobre parte do olho, a córnea.

Um oftalmologista ainda pode usar uma lâmpada adequada para dar uma olhada de perto em seu olho.

Esse tipo de dispositivo pode ser usado em exames oftalmológicos regulares, lhe permitindo descansar o queixo e a testa enquanto seu médico acende uma luz brilhante focada em seu globo ocular. É também uma forma de avaliar a saúde de seu olho, por exemplo, em caso de infeção.

Esperma no olho engravida?

Quando se fica com esperma no olho, é mais uma prova - se fosse preciso as ter! - de que as coisas nem sempre correm como desejamos no sexo. Mas se há quem fique alarmado com isso por causa das ISTs e de outras infeções, também há quem tenha dúvidas mais... estranhas.

É daquelas pessoas que está se perguntando se o esperma no olho engravida? Se é seu caso, relaxe, não existe nenhuma possibilidade de isso acontecer.

A gravidez só pode ocorrer quando o esperma é introduzido na vagina, o que permite aos espermatozoides caminharem até ao útero, em busca dos óvulos para fecundar e, assim, gerar um bebê.

Concluindo...

Muitas vezes, o ardor é o efeito colateral mais sério de levar com esperma no olho. No entanto, você deve saber que é possível contrair certas ISTs ou desenvolver infeções oculares como resultado disso.

Assim, você deve consultar um profissional de saúde se estiver com dúvidas ou preocupações, ou se seu desconforto persistir. Esses profissionais vão-lhe ajudar a revisar seus sintomas e aconselhar sobre o que fazer a seguir depois de levar com esperma no olho.

E, já agora, faça o teste para ISTs porque, afinal, prevenir é sempre a melhor proteção contra todas as doenças.