PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O que é dismorfia sexual? Não, não é o mesmo que disforia
Tronco de homem negro, com mãos na frente e de roupão branco, se olhando ao espelho e pensando em o que é dismorfia sexual.

Você está se questionando sobre o que é dismorfia sexual? Esse é um conceito que pode se confundir com disforia de gênero, mas é algo bem distinto, como vai ficar já percebendo nesse artigo.

Existem alguns conceitos estranhos e complicados que nem sempre entendemos do que falam. E de entre esses surge esse questionamento sobre o que é dismorfia sexual. Se trata de algo que você pode ficar associando a algo errado e não está longe da verdade. Mas vamos lá entender melhor o que é isso...

O que é dismorfia sexual?

A dismorfia sexual, ou dismorfia corporal, é uma condição psicológica onde a pessoa fica excessivamente preocupada com uma parte de seu corpo que entende como sendo defeituosa, mesmo que essa imperfeição seja inexistente, ou mínima.

Se trata, de verdade, de uma obsessão com algum aspeto da aparência física que pode levar a comportamentos repetitivos. A pessoa pode ficar se olhando, constantemente, no espelho, ou ficar tentando esconder o suposto defeito.

De uma forma bem simples, a dismorfia sexual é quando alguém não consegue parar de pensar sobre um aspeto de seu corpo que acredita ser anormal ou feio, mesmo que outras pessoas não o vejam desse modo.

Dismorfia sexual vs disforia sexual

É importante fazer aqui uma distinção entre o que é dismorfia sexual e o que é disforia sexual, pois não são a mesma coisa.

Já vimos a definição de dismorfia sexual como uma preocupação excessiva com algum defeito real, ou imaginário, do corpo. Mas a disforia sexual é algo diferente e pode se referir também como disforia de gênero, pois existe uma inadequação, ou insatisfação, entre o sexo com que a pessoa nasce e a identidade de gênero com a qual se identifica.

Veja que a dismorfia se relaciona com a imagem corporal enquanto a disforia se reporta para a forma como a pessoa se apresenta e age socialmente. Portanto, são situações bem diferentes.

Por que isso acontece?

Não existem causas específicas identificadas como causadoras da dismorfia sexual. Mas se acredita que esse transtorno fique surgindo devido a uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais.

Assim, lhe explicamos de seguida, de forma bem resumida, alguns dos fatores que podem estar envolvidos:

  • Genética: Pode existir uma predisposição genética para esse transtorno se desenvolver.
  • Neurobiologia: Alterações na química ou na estrutura cerebral podem estar associadas à dismorfia corporal.
  • Experiências de vida: Traumas ou experiências negativas, como bullying ou abuso sexual, podem desencadear a condição.
  • Pressões sociais e culturais: A ênfase da sociedade na aparência física pode contribuir para a insatisfação corporal e também para a dismorfia.
  • Problemas de saúde mental: A dismorfia corporal pode estar relacionada com outros transtornos, como a depressão e a ansiedade.

É importante notar que a dismorfia corporal é um transtorno complexo e multifacetado, e cada caso é único. Se alguém suspeita que pode estar sofrendo de dismorfia sexual, se aconselha a procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

Dismorfia peniana

Dismorfia peniana

Um dos melhores exemplos de dismorfia sexual de que vamos falar a você tem a ver com o tamanho do pênis - é uma escolha interessante para você ficar entendendo o conceito.

Sabemos que o tamanho do pau é algo que pode ficar se tornando uma obsessão para muitos homens, como motivo de preocupação. Em alguns casos, isso se pode tornar numa condição que se chama dismorfia peniana. Esse tipo de exemplo de dismorfia sexual é também referido como um transtorno dismórfico corporal.

Nesse caso específico, se trata de uma preocupação patológica com a aparência do pênis. Quem sofre dessa condição, pode ficar sentindo uma ansiedade persistente em relação ao tamanho ou formato do pênis, mesmo não tendo qualquer anormalidade física real.

Apesar disso, a preocupação pode ser tão intensa que afeta negativamente a autoestima e a qualidade de vida da pessoa, levando a comportamentos obsessivos e complicando suas relações sociais e sua vida sexual. O homem pode ficar sentindo ansiedade extrema antes das relações sexuais, o que vai dificultar uma ereção e afetar seu desempenho.

Em alguns casos, os homens podem ficar pensando em fazer procedimentos cirúrgicos ou estéticos para alterar a aparência de seus pênis.

Mas veja que a dismorfia peniana é uma condição de saúde mental e muitas vezes não tem uma base real. A perceção negativa da própria aparência pode não corresponder à realidade e pode nem ser percebida pelas outras pessoas. Na dismorfia sexual, o que vale é a auto perceção, ou seja, a forma como a pessoa se vê.

Como tratar a dismorfia sexual?

Não existe um tratamento específico para a dismorfia sexual.

Geralmente, essa condição se trata com uma abordagem psicoterapêutica, por exemplo, com terapias que ajudem a pessoa a identificar e mudar seus comportamentos e pensamentos negativos. Se trata de as levar a implementar em suas vidas estratégias de enfrentamento mais saudáveis.

Em situações mais complexas, pode haver uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, de modo a ajudar com alguns dos sintomas mais difíceis do transtorno. Contudo, o tratamento precisa sempre de ser orientado por um profissional de terapia sexual ou de saúde mental, como um psiquiatra, ou um psicólogo.

Essa preocupação excessiva com a aparência pode ser realmente difícil de lidar, gerando muita ansiedade e complicando o dia a dia de quem sofre com essa condição. Mas, agora, já sabendo o que é a dismorfia sexual, se você está sofrendo com isso, só precisa procurar ajuda profissional para se cuidar e aprender a lidar com esse problema.