PUB
mascote
PUB


Tomei a pílula do dia e nao desceu

Se você tomou a pílula do dia seguinte e a sua menstruação não desceu, não entre em pânico. Descubra em que situações isso é normal.

Conhecida também como pílula de contracepção de emergência, como o próprio nome indica deverá ser usada, somente, em situações de emergência. Como iremos ver, neste artigo, esta pílula não deverá ser usada como um método contraceptivo regular. 

Para isso, existe o preservativo, a pílula e outros métodos como o DIU. Mas o que é a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um método hormonal, usado em casos de emergência provocadas por situações de relação sexual desprotegida. Devem ser consumidas em até 72 horas e não de forma rotineira.

Pílula do dia seguinte, para que serve? 

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que deve ser utilizado apelas em casos de emergência. 

Pelas altas doses de hormônio, a pílula do dia seguinte poderá desregular o seu organismo e atrasar a menstruação. A preocupação é legítima. 

Normalmente, a existência de menstruação é sinal de que houve descamação da camada necessária para a implantação do óvulo, ou seja, o óvulo não foi fecundado.  Este desequilíbrio hormonal, exige do organismo uma readaptação que poderá atrasar a menstruação. 

Mas não haverá diferença para quem esteja tomando anticoncepcional? Na verdade, há dois casos que você precisa conhecer. No caso de você tomar a pílula do dia seguinte, sem uso em conjunto com anticoncepcional, o atraso da menstruação é natural, sendo ainda mais normal, se for ingerida mais no fim do ciclo menstrual. 

Neste caso, o atraso é considerado normal até uma semana. No segundo caso, a situação é a seguinte: você tomou a pílula do dia seguinte, fazendo uso de pílula convencional. A menstruação poderá ser bloqueada (durante a pausa) e não vir. Normalmente, o ciclo será regularizado, na próxima pausa da cartela.

Quanto tempo posso esperar? 

Como você pode observar, caso tenha tomado a pílula do dia seguinte e não menstruou, fique tranquila. 

Se você fez uso desta pílula, saiba que até 4 semanas é o prazo regular para que a menstruação venha. 

No caso de exceder este tempo, e até para que você fique mais tranquila, é recomendável fazer um teste de gravidez. No caso de dúvidas, a consulta ao seu ginecologista é importante. 

Mesmo com uma alta dose de hormônios na sua composição, esta pílula não tem efeito cumulativo, ou seja, não oferece proteção em novas relações até que a menstruação volte a descer. 

Vale lembrar que a pílula do dia seguinte deverá ser usada em casos de urgência e não é abortiva. Proteja-se com o preservativo e outras formas contraceptivas disponíveis no mercado.

Siga corretamente as recomendações 

É importante que você saiba o uso correto desta medida emergencial para evitar a gravidez. A regra é: quanto mais cedo, melhor! A maioria das pílulas que estão disponíveis no mercado, deverão ser tomadas no prazo máximo de 3 dias após ter uma relação sexual desprotegida. 

A eficácia é de 90%, logo nos primeiros momentos e vai decrescendo com o passar do tempo. Você pode estar se perguntando: tomei a pílula do dia seguinte e não menstruei, será por causa do tempo que demorei a tomar a pílula? 

Pode ser uma causa. Como já dissemos, a eficácia é maior até 24 horas após a relação sexual sem proteção, sendo ideal o consumo imediatamente depois. 

A posologia indicada varia e poderá ser de 1 a 2 comprimidos, tomados de uma vez ou de 12 em 12 horas (no caso da cartela com dois comprimidos). Em ambos os casos, siga as orientações do seu médico ou do farmacêutico.

Possíveis efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Esteja atenta aos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte que poderão comprometer a eficácia em evitar uma gravidez indesejada. Tomei a pílula do dia seguinte e não menstruei, e tive muitos vómitos. Pode ser preocupante? 

Se você tomou esta pílula, poderá ter como efeitos colaterais alguns efeitos indesejáveis como retenção de líquidos, cansaço, dor de cabeça, náusea, diarreia e vômitos. 

Cada organismo reagirá de uma forma específica, sem esquecer o componente emocional que estará abalado, causando stress e ansiedade, com o receio de uma gravidez indesejada. 

Fique atenta e consulte o seu médico, no caso de sintomas como vômito e diarreia aparecerem após duas horas após a toma da pílula, por comprometer a absorção e a eficácia da pílula. 

Mesmo considerando que cada organismo reagirá de uma maneira diferente, é recomendável consultar um ginecologista, no caso dos efeitos colaterais foram superiores a três dias. E contraindicações? A pílula do dia seguinte é para todas?

Use a pílula do dia seguinte com cuidado, nada de abusar 

Pelas altas doses de hormônios, esta pílula deverá ser tomada com muita precaução pela maioria das mulheres, sendo que há alguns casos em que este medicamento deverá ser evitado. Tomei a pílula do dia seguinte e não menstruei, mas sou hipertensa. É um problema?

Se você está amamentando, ou sofre de doenças cardiovasculares, é hipertensa, esta pílula não é um recurso a considerar. Assim, como mulheres com obesidade mórbida e com alterações de coagulação no sangue. Para elas, invista em medidas contraceptivas convencionais e não esqueçam do preservativo.

Leia mais: