PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O coito interrompido pode engravidar? Veja a resposta e como o tornar mais eficaz
O coito interrompido pode engravidar?

O coito interrompido continua sendo usado por muitos como método para prevenir uma gravidez. Mas será que o coito interrompido pode engravidar? Conheça a resposta e entenda tudo sobre esse assunto...

O método do coito interrompido envolve a retirada do pênis da vagina antes da ejaculação. Se trata de uma tentativa de prevenir a gravidez sem usar métodos anticoncepcionais, tentando que o esperma não entre na vagina para alcançar um óvulo.

Contudo, é importante ver que o coito interrompido não é um anticoncepcional reconhecido pelos médicos, pois sua eficácia é contestada. Mas bem, sempre é melhor do que nada!

Mas o que é coito interrompido?

Coito interrompido, ou coitus interruptus na sua designação científica, é, no fundo, uma relação sexual terminada de forma precipitada.

Assim, o homem retira o pênis antes de chegar ao orgasmo, evitando a ejaculação dentro da vagina. Desse modo, procura que o esperma não entre nela para que os espermatozoides não consigam chegar ao óvulo, evitando uma gravidez.

Esse método exige um grande autocontrole da parte do homem, pois precisa de ser capaz de retirar o pênis na hora certa para conseguir ejacular fora da parceira.

O coito interrompido pode engravidar mesmo?

Essa é, afinal, a grande questão! Afinal, o coito interrompido pode engravidar ou não? A resposta é sim sem hesitações.

Essa prática não é considerada um contraceptivo precisamente por não ser eficaz. Há mulheres que todos os anos ficam grávidas usando esse método com seus parceiros.

Veja que o homem pode não conseguir retirar o pênis a tempo, deixando alguma ejaculação entrar na vagina.

O fluido pré-ejaculatório

Sendo um método que assenta totalmente na capacidade de autocontrole, fica evidente que o coito interrompido pode engravidar. Afinal, erros humanos sempre acontecem!

Mas, além disso, existe também o fluido pré-ejaculatório que tem como papel facilitar a passagem do esperma pela uretra durante a ejaculação.

Contudo, essa gosma em forma de clara de ovo também pode conter esperma, segundo uma teoria científica. Assim, o fluido seria liberado de forma involuntária pela chamada glândula de Cowper que se encontra no pênis

Esse mito acabou passando de livro para livro, sendo copiado por diversos cientistas.

Mais recentemente, cientistas defenderam que o esperma, sendo feito nos testículos, não passa pela glândula de Cowper em sua saída na ejaculação.

Pesquisas realizadas nos últimos anos também não detetaram a presença de esperma no fluido pré-ejaculatório, ou detetaram quantidades irrisórias, com espermatozoides imóveis - portanto, incapazes de fecundar o óvulo e de provocar uma gravidez.

Mas também há investigações que concluíram que alguns homens tendem a apresentar fugas de esperma em seu fluido pré-ejaculatório, enquanto outros não. Essa teoria dá ideia de que o método pode ser mais eficaz em alguns homens do que em outros.

Também há cientistas que alegam que o fluido pré-ejaculatório pode contar esperma de ejaculações anteriores. Assim, bastaria urinar antes do sexo para que eventuais espermatozoides presentes nesse fluido "morressem" dado os ácidos do xixi.

Coito interrompido no período fértil é ainda mais arriscado

As possibilidades de você engravidar com o coito interrompido no período fértil são ainda maiores. Na fase de ovulação, o risco aumenta.

Mas isso não significa que o risco seja inexistente quando a mulher não está ovulando. Esse risco de engravidar é sempre presente com o coito interrompido.

Contudo, durante o período fértil, as chances de engravidar aumentam sempre - inclusive quando os casais estão procurando ter um filho.

Veja que o esperma pode viver no corpo de uma mulher por até sete dias. Assim, mesmo que você não esteja ovulando no momento do coito interrompido, esse esperma pode ficar em seu aparelho reprodutivo, se mantendo vivo até você ovular.

Se não é eficaz por que é usado?

Em quartos, carros e em outros lugares do mundo, o coito interrompido é um dos métodos mais usados para prevenir uma gravidez. Mas porquê, é a pergunta que não quer calar! Afinal, a prática não é eficaz.

Se trata, muitas vezes, de uma escolha do calor do momento. A pessoa está transando, com super tesão, e só pensa em engravidar quando já está lá no bem bom e gostoso!

Em outras alturas, não existe um preservativo por perto. Vai deixar de transar por isso?!

Há também quem use o coito interrompido por preferência, por sentir que a sensação é mais completa e real sem usar preservativos ou anticoncepcionais hormonais. Além disso, é gratuito!

Mas veja que os custos podem ser grandes se uma gravidez acontecer.

E se usado de forma perfeita, funciona?

A vida real quase nunca é perfeita. Assim, esse cenário de um uso perfeito é irreal.

Para começar, pode ser difícil ao homem perceber, com exata segurança e certeza, quando a ejaculação vai ocorrer. Assim, é muito fácil que haja um engano e que ele se retire tarde demais!

Além disso, alguns homens podem ter a ejaculação a dois tempos, digamos, emitindo sêmen de forma intermitente ou por um longo período de tempo, em vez de num único evento.

E veja que a maior concentração de esperma ocorre precisamente no primeiro jorro de sêmen que é aquele que, mais facilmente, pode acontecer dentro da vagina antes do coito interrompido.

Desse modo, o coito interrompido não é visto como método contraceptivo eficaz. Contudo, alguns estudos indicam que tem uma taxa de sucesso semelhante ao preservativo em situações de uso perfeito - o tal cenário que é improvável de acontecer!

Como tornar o coito interrompido mais eficaz?

Como já vimos, o coito interrompido não é confiável. Mas há algumas formas de o tornar um pouco menos... problemático.

Um dos principais segredos é acompanhar a ovulação. Assim, você pode diminuir o risco de gravidez rastreando sua ovulação. Mas lembre-se de que ainda pode engravidar antes e depois da ovulação.

Existem apps que podem ajudar você a rastrear sua ovulação. O truque para serem usadas de forma eficaz é registando seu período, quando inicia e acaba, de forma precisa.

Através desse método, você poderá rastrear quando está em seu período fértil, evitando praticar o coito interrompido nessa altura.

Além disso, você pode usar um método alternativo de controle de natalidade - uma espécie de suplente que diminua o risco de engravidar.

Alguns bons métodos para usar com o coito interrompido são:

  • Espermicida
  • Esponja
  • Capa cervical.

Há outros riscos para lá da gravidez

Sua preocupação quanto ao coito interrompido pode ser apenas por um medo de engravidar, mas veja que existem outros riscos associados a essa prática.

Esse método de retirada antecipada não oferece proteção contra infeções sexualmente transmissíveis. Portanto, mais vale você pensar em usar preservativo - afinal, a prevenção é fundamental!

Já sabe o que pode correr mal com o coito interrompido?

As taxas de sucesso dos métodos contraceptivos são avaliadas em função de seu uso típico versus seu uso perfeito. Portanto, se trata de estudar como as pessoas realmente usam esses métodos comparativamente com o modo ideal como o deveriam fazer.

No caso do coito interrompido, o perfeito é impossível de alcançar! Para o homem se trata de um autocontrole máximo em que é preciso parar no momento mais gostoso, para ejacular fora da vagina. Nem todos são perfeitos nesse quesito, o que torna o método pouco fiável.

Se você quer mesmo tentar essa prática, comece praticando usando camisinha. À medida que se aproximar do orgasmo, deve prestar atenção aos sinais para entender quando estará perto do orgasmo e pronto para ejacular.

Não tente o coito interrompido sem estar plenamente confiante de que consegue - e nunca o faça no período fértil da mulher. Em qualquer dos casos, o ideal é usar um método secundário que proteja você contra uma gravidez indesejada.