PUB
mascote
PUB


Pessoas dançando e pensando em fazer sexo seguro no Carnaval.

Nessa época de folia e excessos, se lembre de curtir com responsabilidade e segurança! Faça sexo seguro no Carnaval de forma gostosa com nossas dicas...

Já estamos vivendo a magia do Carnaval, uma época de muitos excessos! E é uma chance de você se sentir livre e ficar conhecendo pessoas, seja para transar ou não.

Mas, no calor do momento, nem sempre você pensa nos cuidados que é importante ter para evitar complicações depois.

O Governo já está lançando uma campanha por sexo seguro no Carnaval, reforçando as ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Já sabe que o uso de camisinha é obrigatório, sobretudo com parceiros que não conhece muito bem. Mas você também deve evitar o consumo de drogas e o consumo excessivo de álcool.

As autoridades de saúde estão distribuindo preservativos, gel lubrificante, e testes rápidos de ISTs para o diagnóstico de HIV, de sífilis e das hepatites virais B e C. Por isso, não tem desculpa para não se precaver nesse Carnaval!

Mas, fique de seguida, com mais algumas recomendações para você proteger-se nessa época de folia...

Como fazer sexo seguro no Carnaval?

Algumas ISTs não têm sintomas, sobretudo nos homens. Por isso, não é fácil você perceber se a pessoa está com algum problema.

Desse modo, você precisa estar sempre cuidando de sua saúde, tomando as devidas precauções. E, assim, lhe vamos deixar algumas dicas para isso...

1. Use camisinha SEMPRE

Se for para a folia, leve camisinha consigo! Esse gesto lhe pode salvar a vida - ou, ao menos, lhe evitar algumas complicações e preocupações no futuro.

O uso de camisinha é fundamental para você se proteger contra os riscos de ISTs, mas também para ficar evitando uma gravidez indesejada.

Não esqueça de usar no sexo oral, vaginal e anal, se ficar transando com desconhecidos, ou pessoas que você não conhece muito bem. É uma barreira essencial para evitar pegar vírus, bactérias ou outros microrganismos que transmitem ISTs.

Não esqueça de levar mais do que uma - para o caso de o tesão, e de a sorte, se manifestarem mais vezes!

Camisinhas internas e externas

Você pode ter camisinhas gratuitas em várias organizações de sociedade civil e nos SAE (Serviço de Assistência Especializada) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) por todo Brasil.

No site da Secretaria de Estado de Saúde, se explica que "existem dois tipos de camisinha: a externa, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a camisinha interna, que é feita de latex ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina ou ânus, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual".

As camisinhas externas e internas são ambas igualmente eficazes contra uma gravidez indesejada e contra ISTs.

2. Arrume seu preservativo direito

De nada vale você usar camisinha se essa estiver danificada. Desse modo, arrume seu preservativo direitinho, viu? Antes de usar, confira se está machucado e selado. Fique atento a seu prazo de validade.

Evite guardar suas camisinhas em locais quentes, como sua carteira ou o porta-luvas do carro. Melhor deixar ele em seu bolso.

3. Todo cuidado na hora de colocar

Você, realmente, sabe como colocar a camisinha? Essa pergunta faz todo sentido, pois muita gente já vacilou nesse ponto!

Existe ainda quem não saiba colocar o preservativo direitinho, pondo ele do lado errado, ou cometendo outras falhas. Nesses casos, se pode rasgar e você ficará desprotegido.

Então, se lembre sempre de colocar ele com o pênis ereto, apertando a ponta da camisinha ao botar ela, para não deixar ar dentro. Você também deve desenrolar do lado certo até final.

4. Sexo anal sem camisinha NUNCA

Como não existe o risco de gravidez, há quem ache que é numa boa ficar fazendo sexo anal sem camisinha. Mas veja que essa prática sexual é altamente arriscada para ISTs.

O ânus é uma região muito sensível, havendo o risco de lesões e ferimentos, o que pode aumentar as chances de apanhar HIV e outras infecções. Assim, se proteja sempre, sobretudo no anal!

E se estiver trocando de buraco no meio da transa, da vagina para o ânus, se lembre de trocar de preservativo também. Se não fizer isso, existe o risco de alguma bactéria passar do ânus para a vagina, o que pode resultar em complicações de saúde.

5. JAMAIS reutilize um preservativo

Uma transa, uma camisinha! Essa é a regra que você nunca pode esquecer, de modo a jamais reutilizar uma camisinha.

Logo que retirar de seu pênis, jogue no luxo. Não há por que "poupar" em preservativos quando as autoridades de saúde estão distribuindo eles para sua proteção.

6. Saia de campo depois de gozar

Depois de gozar, pode ser gostoso ficar enrolando lá dentro, se beijando e deixando a calma vir, com o pênis ficando flácido e o batimento cardíaco estabilizando. Mas isso pode ser arriscado, pois o preservativo pode escorregar e o sêmen vazar no interior do corpo.

Assim, depois de gozar, saia de campo! Retire a camisinha do pênis ainda ereto. A seguir, você pode ficar com a sua companhia num momento bem melado...

7. Não tem camisinha? Use sua imaginação

Com essas dicas, não há como você esquecer suas camisinhas! Mas se for apanhado no meio da folia sem elas, use sua imaginação para não correr riscos.

Sabia que há sexo sem penetração? Ou melhor dizendo, o sexo não é só a penetração. Você pode usar suas mãos! Ou outras partes de seu corpo para dar e receber prazer.

E, atualmente, também existem apps de celular para entregar a você preservativos onde precisar! Mas não vá pensar com a cabeça de baixo na hora de transar sem proteção!

8. Evite excessos e se cuide

Durante a folia do Carnaval, muitos excessos ficam acontecendo! Há quem fique bebendo demais, se alimentando mal e tendo comportamentos obscenos indevidos em público. Se cuide para evitar tudo isso!

Os excessos de álcool, e também de drogas, podem levar você a atos descuidados. Estamos falando de transar sem camisinha, mas também de violência ou de atos obscenos que podem acabar na Internet ou lhe dando problemas com a polícia.

Por isso se cuide e evite beber demasiado. E se beber, não dirija!

Se cuide também bebendo muita água e se alimentando adequadamente, pois isso reforçará as defesas de seu organismo contra infeções e outras doenças.

E se a camisinha estourar ou vazar?

Em caso de um acidente com a camisinha, se ela rompeu ou vazou durante a relação sexual, deve tomar a pílula de emergência, para evitar uma gravidez indesejada, ou fazer a Profilaxia Pós-Exposição HIV (PEP).

A PEP é uma medicação com antriretrovirais que deve ser tomada logo após a exposição ao HIV e que impede a replicação do vírus no organismo, evitando que a pessoa fique infetada. Essa medicação se deve fazer com um tratamento diário entre 15 e 21 dias e após isso, se devem fazer testes de rastreio.

No Brasil, a PEP é gratuita nos serviços de saúde pública.

Já a pílula de emergência se pode usar até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Mas é mais eficaz se for tomada logo nas primeiras 24 horas após o ato.

Se cuide contra a violência e o assédio

Nessa época do Carnaval, o assédio é algo muito incômodo, e é um crime, que pode ficar acontecendo, em meio a tantos excessos e multidões.

É algo que pode atingir pessoas de diferentes identidades de gênero e orientações sexuais, se manifestando em gestos como passadas de mão pelo corpo ou tentativas de forçar um beijo, por exemplo.

Em todo o caso, é uma violação dos direitos fundamentais e é um crime que você deve reportar às autoridades, mesmo que não esteja acontecendo consigo.

Assim, se sofrer ou presenciar alguma situação de assédio, disque o 180 ou o 190 - Polícia Militar.

Não tem por que não fazer sexo seguro no Carnaval

Nesse Carnaval, queremos que você se divirta com muita folia, mas com mais responsabilidade ainda!

Por isso, não esqueça essas dicas de como fazer sexo seguro no Carnaval - em nome de sua saúde e segurança. Afinal, você ama tanto essa festividade que vai querer ficar sambando no bloco por muitos e bons anos!