PUB
mascote
Banner Favoritos
PUB


 Crossdresser

Crossdresser! O tema ganhou força, aqui no Brasil, depois do cartunista Laerte passou a se identificar e a falar sobre isso na mídia. Você sabe o que é Crossdresser?

Imagine a seguinte cena: você é mulher, está utilizando um banheiro público e entra um homem, porém vestido de mulher. Qual seria a sua reação? 

São situações do tipo que os Crossdresser enfrentam todos os dias. O que seria certo e errado? Afinal, o que é Crossdresser? 

É sobre isso que vamos falar neste artigo, confira só! 

O que é Crossdresser?

Apesar de muitos confundirem com travesti e transexualidade, Crossdresser é quando uma pessoa escolhe se vestir com roupas que, teoricamente, são para o sexo oposto ao dela. Por exemplo, homens que usam roupas de mulheres.

Ao contrário do transgêneros, onde alguns buscam realizar a cirurgia para mudança de sexo, quem é adepto do Crossdresser se apropria apenas da questão do estilo, sem a necessidade de fazer mudanças no corpo, deixando de lado a necessidade de usar hormônios. É mais uma forma de expressão do que qualquer outra coisa. 

Tanto que, boa parte dos que se identificam como Crossdresser, não se identificam com o gênero feminino, não se sentem mulheres, apenas querem usar as roupas como forma de expressão.

Muitos querem saber o que é Crossdresser, mas é bem simples entender, como você pode notar. São pessoas que gostam de utilizar peças e também acessórios do sexo oposto. Na maioria das vezes, são homens que se identificam como Crossdresser, utilizando roupas e sapatos de mulheres, além da maquiagem e peruca. Mas pode reparar, eles não se depilam, sendo que alguns até optam por deixar a barba, ou seja, o corpo continua sendo masculino, apenas a forma de se vestir que muda.

Crossdresser, um pouco de história 

O termo Crossdresser nasce na década de 60 ao redor do mundo, porém apenas mais tarde, mais precisamente m 1997 que ficou conhecido no Brasil.

Na época, o termo Crossdresser tinha um significado ainda mais simples do que podemos ver nos dias de hoje, era basicamente: vestir-se ao contrário.

Como a sociedade é cheia de preconceitos, os adeptos do Crossdresser optam por fazer tudo às escondidas para fugir dos julgamentos. Muitos pais de família, por exemplo, realizam encontros noturnos, como espécie de tribo.

O que geralmente as pessoas que se identificam com o Crossdresser relatam é que nasce, de repente, um desejo de vestir roupas de mulher, ou do sexo oposto. É como se fosse algo reprimido e que uma fora se aflora. Mas nada tem a ver com orientação sexual.

Mas afinal, Crossdresser é um homossexual? 

Sem dúvida, quando está na sociedade, principalmente nas ruas, as pessoas irão pensar que um homem vestido de mulher é um homossexual, mas isso apenas prova mais sobre a falta de conhecimento da maioria. Que não sabe as diferenças entre orientação e identidade de gênero.

O Crossdresser pode se manifestar de diversas formas, desde escolhendo compor todo o look com roupas do sexo oposto, ou apenas uma peça. Há homens, por exemplo, que usam apenas uma saia. 

Mas a dúvida em questão é: crossdresser é um homossexual? A resposta é depende. A palavra não tem qualquer tipo de similaridade com ser ou não homossexual. Porém, quem pratica Crossdresser pode ser qualquer coisa, desde um bissexual, hetero ou homo, porque a questão aqui é comportamento, deu pra entender?

Pode ser que seja difícil para você e tantas outras pessoas compreenderem, mas o que temos que ter em mente é que, muitas vezes, o próprio indivíduo que começa no Crossdresser, pode ter dúvidas a respeito de si mesmo.

Então, cabe a nós e toda a sociedade não questionar. Tudo o que se refere ao outro, e que não nos prejudique, não nos diz respeito. Ficou claro agora?

É importante deixar que a própria pessoa se expresse, caso ela queira, sobre sua orientação. Se você estiver conversando com um Crossdresser e ele se apresentar como sendo também homossexual, ok. E também pode ser que ele seja adepto do Crossdresser, mas seja hetero. 

Roupa é expressão 

Uma forma de compreender e passar a enxergar o que é Crossdresser é ver a moda e a forma de se vestir como expressão. O que de fato é totalmente verdade. 

Um grande exemplo, por exemplo, é o estilo tomboy, que se tornou uma grande tendências nos últimos anos, onde meninas se vestem com roupas tipicamente masculina, mas não necessariamente são homossexuais. Ou seja, elas estão se expressando. A mesma coisa é com o crossdresser.  

Um exemplo que temos aqui é com o cartunista Laerte, que passou a se identificar como crossdresser, indo a eventos e dando entrevista com roupas de mulher. Porém, depois de um tempo, ele próprio passou a se enxergar mais como travesti e prefere ser chamada por ela.

Gostou de saber o que é crossdresser? Não deixe de compartilhar esse artigo. 

Leia mais: