PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Tudo o que você precisa saber sobre asfixia erótica (mas tem medo de perguntar)
Mulher com filme plástico em prática de asfixia erótica

A asfixia erótica é um desses assuntos que se falam baixinho, com medo de perguntar. Mas, mesmo sendo polémico e perigoso, é algo que se pode fazer com prazer (por alguns). Veja como.

Quando falamos em asfixia erótica estamos pensando num "jogo de respiração" que envolve cortar, de forma intencional, o fornecimento de ar. Esse é um procedimento perigoso, como se pode adivinhar, mas que está sendo praticado por algumas pessoas no âmbito de suas práticas sexuais.

Mas antes de continuar lendo mais, você precisa entender que a asfixiofilia, como também é conhecida, pode causar lesões graves, incluindo danos cerebrais e até morte se não for realizada com muito cuidado. Por isso, se exige muito cuidado!

O que é a asfixia erótica?

A asfixia erótica, como já sublinhado acima, é um "jogo de respiração" em que alguém corta o suprimento de ar a si mesmo ou a um parceiro, usando técnicas de estrangulamento, sufocamento ou outros atos.

Se pode fazer usando apenas as mãos, ou recorrendo a objetos como cintos e trelas, ou ainda a filme plástico ou sacolas plásticas. Mas também podem ficar usando dispositivos especializados em BDSM para práticas de sadomasoquismo e de submissão.

As pessoas estão praticando a asfixia no sexo porque dizem que isso pode aumentar a excitação sexual e tornar os orgasmos mais intensos.

Formas comuns de asfixia no sexo

Uma das formas mais comuns de asfixia erótica é o aperto da garganta usando uma ou ambas as mãos, ou ainda aplicando pressão com o antebraço, com um joelho ou um pé.

Mas também se pode usar uma cinta, uma corda, um cinto, um cachecol, um colar, filme plástico, enfim.... É uma questão de imaginação.

A prática do sexo com asfixia também pode incluir tapar a boca com a mão ou com uma almofada, ou simplesmente colocar uma máscara de látex na cabeça, ou ainda prender uma corda ao pescoço.

Principais riscos da asfixiofilia

A asfixiofilia é a asfixia autoerótica, ou seja, o fetiche por sentir a redução de oxigênio. É uma prática que é considerada rara e também perigosa, uma vez que implica vários riscos à saúde.

Em alguns casos, se pode tornar mortal, como já foi noticiado em vários países.

Em 2009, veio a público que o ator do seriado "Kung-Fu", David Carradine, morreu após asfixia autoerótica. Ele foi encontrado morto num hotel de Banguecoque, aos 72 anos. Estava todo nu, com uma corda amarrando seu pescoço e outra segurando seus genitais.

Já em 2010, a morte do apresentador da BBC Kristian Digby, do programa "To Buy Or Not To Buy", foi também atribuída à asfixiofilia. Mr. Digby, como era conhecido, foi encontrado morto em casa, vestindo cueca boxer e com uma sacola plástica na cabeça, preso por um cinto no pescoço. Se tratou de um jogo sexual que correu mal, segundo a investigação.

Porém, há outros riscos associados a essa prática que podem ser mais ou menos graves, em função das situações. Alguns desses riscos são:

  • Danos cerebrais
  • Paralisia
  • Distúrbios motores
  • Dificuldades na fala
  • Incontinência urinária ou intestinal
  • Tonturas
  • Perda de memória
  • Dificuldades para engolir
  • Perda de consciência.

Veja que os riscos se tornam maiores para pessoas que estão sofrendo com certas condições de saúde, como pressão alta e colesterol alto.

Práticas diferentes de asfixia erótica implicam riscos distintos

Nem todas práticas no âmbito da asfixiofilia implicam os mesmos riscos. Algumas são mais arriscadas do que outras, como você pode ficar confirmando já de seguida.

Saco na cabeça

Quando você coloca um saco na cabeça, bem fechado, pode cortar de imediato o acesso ao oxigênio, ou reduzi-lo drasticamente.

Sem oxigênio, você se sentirá tonto. Essa redução de ar pode resultar em complicações, ou até em morte, se se prolongar por mais tempo do que o aceitável por seu organismo.

Em autoasfixia erótica, essa prática se pode descontrolar, até porque existe o risco de desmaiar antes de você conseguir tirar a sacola da cabeça. Mas fazendo com um parceiro de confiança pode ser mais seguro.

Asfixia com pressão na garganta

Quando você fica pressionando a parte externa da garganta, você está cortando o ar e o sangue para o cérebro. Isso está associado ao prazer que alguns encontram na asfixia erótica, mas também tem seus riscos.

Contudo, se essa pressão não ultrapassar limites arriscados, mantendo o controlo sobre a respiração, se pode praticar com relativa segurança.

Asfixiofilia

Estrangulamento

Essa prática de asfixiofilia leva o fluxo sanguíneo de seu corpo a abaixar, aumentando a pressão arterial. Quando se libera o estrangulamento, se inicia uma onda de sangue forte que pode provocar euforia, mas também desorientação e tonturas.

Mas esse processo pode, rapidamente, se tornar algo perigoso se a pressão for demasiado grande, ou demorar muito tempo. Aí pode causar parada cardíaca, ou mesmo a morte.

Para evitar esses riscos, você deve evitar que seu pescoço fique demasiado apertado.

Sufocamento sentando no rosto

O sufocamento com o parceiro sentado no rosto é bastante popular entre adeptos de asfixia erótica. Alguns podem usar máscaras de gás ou de látex para esse fim. Esse processo acaba obstruindo as vias aéreas e limitando o oxigênio no cérebro. Isso pode acabar causando tonturas.

Mas quando praticado sozinho, o sufocamento se pode tornar muito perigoso, sobretudo no caso de desmaio.

Em caso de prática com um parceiro, é boa ideia usar uma palavra, ou um sinal de segurança, para evitar o pior.

O universo BDSM e a asfixia no sexo

A asfixia erótica surge, muitas vezes, associada aos jogos de sadomasoquismo, de dominação e de submissão, que são praticados no BDSM.

Veja que esse jogo da respiração, controlando o ar que o outro respira, pode dar uma sensação de poder muito excitante. No mundo BDSM, esse é o maior prazer, acima do orgasmo.

Porém, é importante referir que nesses jogos de bondage, o submisso é quem está verdadeiramente no controle - pois lhe cabe usar sua palavra de segurança para quando a situação esteja se descontrolando.

Por que as pessoas estão fazendo sexo com asfixia?

Há uma infinidade de razões por que as pessoas estão gostando de fazer asfixia erótica. Existe a questão do domínio e da submissão, mas também do risco envolvido que pode apimentar sua vida sexual com uma dose gostosa de adrenalina.

Porém, também há hormônios e um processo físico envolvido.

Durante o sexo com asfixia se dá uma redução dos níveis de oxigênio no cérebro e isso deixa a pessoa meio tonta, perdendo a consciência. Mas nesse momento em que a pressão é liberada, uma vaga de oxigênio inunda o cérebro e isso libera um mar de hormônios como dopamina, serotonina e endorfinas.

Sabia que esses hormônios estão associados ao prazer? São até conhecidos por "hormônios do prazer" e liberam sensações de alegria, de euforia e bem-estar.

Mas claro que também existe esse lado psicológico do "jogo de poder" que pode resultar como uma camada adicional de excitação sexual para algumas pessoas.

Como fazer asfixia erótica em segurança?

As atividades sexuais carregam quase sempre algum risco, maior ou menor em função dos casos. Mas a asfixia erótica é das mais arriscadas, sem dúvida!

Já vimos os riscos implicados. Mas existe forma de ficar fazendo essa prática em segurança? Com responsabilidade, é possível sim. Há medidas que você pode tomar para que seja um pouco mais segura.

Contudo, tem de entender que não existe uma maneira 100% segura de praticar esse "jogo da respiração".

Em todo o caso, se está curioso quanto a isso e quer mesmo se aventurar, tome esses cuidados:

  • Estude a anatomia do pescoço para evitar pressionar partes essenciais
  • Entenda bem os limites de pressão e força que seu corpo pode aguentar
  • Deve saber onde e como colocar suas mãos, ou os objetos que estiver usando para a asfixiofilia
  • Converse com seu parceiro sobre como fazer isso - e até onde estão desejando chegar
  • Defina um sinal de segurança bem visível com seu parceiro
  • O consentimento dos parceiros envolvidos é obrigatório para cada fase, ou movimento, do "jogo"
  • Nunca use drogas e álcool durante a asfixia erótica.

Cuidados na asfixia autoerótica

Se você estiver pensando em fazer autoasfixia, ou asfixia autoerótica, seus cuidados devem ser distintos, mas também intensos. Veja que essa prática é ainda mais perigosa, pois você pode ficar desmaiando e aí não conseguir desfazer a asfixia.

Algumas pessoas que ficam fazendo isso sozinhas tentam criar o que chamam de "seguro contra falhas", tomando estratégias para evitar que algo trágico ocorra. Mas é um "seguro" que pode também ter falhas.

Assim, você deve pedir a um amigo para ficar de olho, por exemplo, na sala ao lado ou num horário definido.

Efeitos colaterais da asfixiofilia

Mesmo quando você está tomando todos os cuidados, pode ficar sentindo alguns efeitos colaterais. Alguns exemplos são:

  • Dormência
  • Tosse
  • Fraqueza muscular
  • Desorientação
  • Sonolência
  • Perda de coordenação.

Existem riscos por ficar fazendo sexo com asfixia muitas vezes?

Já lhe indicamos os principais riscos que podem ocorrer na asfixia erótica. E quanto mais tempo demorar a prática, e a redução do oxigênio, mais complicações podem ocorrer, e piores serão as consequências.

Toda vez que seu cérebro fica sem oxigênio, você está causando danos cerebrais. Por isso, se ficar fazendo isso de forma regular, pode ser problemático.

A laringe também pode ficar danificada se for demasiado pressionada. E até existe o risco de fraturar um osso do pescoço que sustenta nossa língua.

Podem ainda ficar surgindo problemas respiratórios a longo prazo e o funcionamento de seu coração pode ser afetado. Em último caso, pode sofrer parada cardíaca, ou mesmo perda de visão.

A lista de riscos é extensa e grave. Por isso, se cuide! E se estiver perante algumas dessas complicações mais sérias no momento da prática, ligue imediatamente para o serviço de emergência local. Se for necessário, inicie logo a técnica salva-vidas de RCP.

Quer saber ainda mais sobre asfixia erótica?

Se você quer aprender mais sobre esse assunto, devido aos perigos associados, é boa ideia conversar com um profissional de saúde ou de terapia sexual, ou com alguém que esteja praticando em segurança.

Eles podem ajudar você a saber um pouco mais sobre a anatomia e a forma de fazer o procedimento com menos riscos. Podem responder as suas dúvidas e direcioná-lo para sessões de treinamento e workshops.

Antes de fazer asfixia erótica, você deve estar ciente dos riscos, conhecer seus limites e respeitar os de seu parceiro. Depois de garantir a maior segurança possível, pode se divertir - mas com responsabilidade.